Todo mundo, sem exceção, deveria ter uma lâmina no seu conjunto de itens diários e cotidianos.

Meu caro irmão de batalha, quem acompanha aqui nosso Blog, sabe muito bem que as lâminas são mais do que necessárias para a história e a evolução do homem. Desde guerras a alimentação, passando por explorações, defesa pessoal… Inúmeras situações são evidenciadas na necessidade ou funcionalidade precisa de um corte.

UMA HISTÓRIA TOTALMENTE AFIADA

Ferramentas da Caverna Sibudu na África do Sul na Pré-História (Foto: Paloma de la Peña)

Embora esteja atrelada desde o começo da racionalidade humana, o canivete como conhecido na atualidade teve seu início na Europa, principalmente em países como Alemanha, França e Inglaterra. Mas sem sombra de dúvidas, foram os mouros, que ocuparam a península ibérico, que elevaram o conceito de canivete, principalmente na época de sua ocupação europeia, guerreiro. Pelos registros, foram eles que introduziram a cultura de customização, inserido letras e desenhos arabescos nas lâminas.

Já no Brasil, o a cultura do canivete é introduzida pelas tribos africanas, que conheciam as técnicas cuteleiras. Foi na região que hoje conhecemos como Minas Gerais que, em meados do século XIX, detém registros históricos dos primeiros canivetes nacionais. Por ser rica em carvão e café, garimpeiros e cafeicultores sentiam a necessidade de portar uma lâmina. Por isso, escravos fabricaram os primeiros modelos locais, num momento que a produção de aço era proibida.

Depois de fazer um recorte preciso na história, vamos atender o título da postagem e trazer para você, x motivos para você carregar uma lâmina no seu Every Day Carry – EDC.

Se quiser complementar este artigo, não deixe de conferir nosso Guia de Lâminas para EDC Urbano e Outdoor, que foi dividido na parte I e II. (leia aqui e aqui).

1 – DEFESA PESSOAL

Este motivo aqui é algo bem importante, principalmente em tempos que estamos proibidos de nos proteger com nossas armas de fogo. Portar um canivete pode prevenir você de ser parte de roubo, por exemplo.

É sabido que nas grandes cidades, muitas vezes, a população mais vulnerável como mulheres e idosos podem ser vítimas de abordagens marginais. Com isso, em inúmeros casos, o meliante se aproveita de sua condição de força e realiza um roubo. E além do um canivete ser um objeto de defesa, ainda tem o fator surpresa e que inibe possível um ataque.

Mas atenção, você só pode portar uma lâmina que tenha menos de 10 cm.

Com este propósito, dentro do portfólio de cutelaria INVICTUS, recomendam-se os canivetes Anubis e Flyer. Este último é um canivete tipo butterfly, com abertura rápida, muito utilizado para manobras, defesa pessoal e artes marciais.

2 – PRIMEIROS SOCORROS

Presta atenção aqui. Nós não estamos dizendo para você sair por aí realizando uma cirurgia com seu canivete. Contudo, inúmeras situações podem levar você a utilizar uma lâmina numa situação deste tipo.

Num acidente de trânsito, por exemplo, muitas vezes pessoas ficam presas ao cinto de segurança e muitos canivetes INVICTUS possuem a função de corta-cinto. Também, caso você não saiba, um dos primeiros procedimentos em acidentes é realizar o corte da roupa para ver se há mais lesões. Por isso, numa situação extrema, o seu canivete pode auxiliar em uma dessas funções.

Esta função, por exemplo, está presente nos canivetes Squad e Phanton, modelos clássicos da INVICTUS.

3 – COMODIDADE NO SEU PORTE

A diferença de outras lâminas ou ferramentas, você pode portar o seu canivete no bolso de sua calça ou bermuda, pois cabem perfeitamente nos mesmos. Outra característica interessante, quando o quesito for comodidade, é que ele geralmente é carregado de maneira pouco ostensiva, a diferença de facas, por exemplo. Por isso, quem procura discrição, é algo mais do que necessário.

Na procura de conforto e discrição? Então dá uma olhada no Canivete Skagen, que faz parte da Linha Premium INVICTUS.

4 – SÓ ASSIM VOCÊ ESTARÁ #PRONTOPRATUDO

Desde abrir uma caixa até descascar uma fruta, muitas situações do cotidiano trazem a necessidade de uma lâmina de tamanho pequeno. Ou seja, ajudam em qualquer perrengue!

Mas com certeza você deve ter passado por alguma situação inusitada pela qual só foi salva a partir da utilização de um canivete.

Que tal deixar nos comentários a sua situação e compartilhar conosco, guerreiro?

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.