O que é o tal do “EDC” que muitos comentam por aí? A cultura “Every day carry” tem crescido muito no Brasil e está conquistando cada vez mais adeptos… Mas o que ela realmente significa?

Se você está na casa dos 30 ou 40 anos, temos a certeza de que você teve um avô que carregava com ele um pente, uma flanela e até um canivete pica fumo no bolso, não é? Pois bem, pasme… Ele tinha um EDC! Essa sigla é a abreviação do já dito Every Day Carry, que traduzido para o português, torna-se o “kit de porte diário”. Ou seja, é o conjunto de itens que você carrega todos os dias na sua mochila ou bolso e que podem ser úteis nas mais diversas situações cotidianas.

O que você carrega quando sai de casa? A carteira, as chaves, o celular? Isso significa que mesmo sem querer, você já tem o seu próprio EDC. Mas… Será que não vale a pena pensar em expandir a sua capacidade de ação agregando alguns outros pequenos itens? É aí que começamos a nos aprofundar no tema.

EDC com laterna, arma, canivete, boné, paracord e carregador, entre outros.
EDC para uso diário – Crédito da imagem: @zabaattack

QUAIS SÃO OS ITENS MAIS IMPORTANTES PARA UM KIT DIÁRIO?

Geralmente um bom EDC incorpora desde os itens essenciais até os itens de contingência, que o ajudarão em momentos de necessidade. Hoje, o kit considerado básico pela maioria dos adeptos dessa prática é composto pelos seguintes equipamentos:

Lanterna: Quando a chave cai no vão do banco do carro e você se vê tateando no escuro para encontrá-la, uma lanterna cairia bem. No mundo EDC temos desde mini lanternas chaveiro até tochas altamente potentes e de uso tático! Geralmente esse equipamento é levado para garantir que a escuridão nunca seja um empecilho.

Canivete ou Faca: Hora ou outra sempre precisamos de uma faca! Abrir encomendas, romper lacres e até para cortar lanches exigem um canivete confiável para você não ter que ficar improvisando de maneira ineficiente.

– Garrafa: A maioria de nós esquece de tomar água tanto quanto deveria, por isso ter um cantil ou garrafa para manter-se hidratado durante o dia é extremamente importante! Geralmente as garrafas para EDC são bastante robustas para aguentar o uso mais intenso do dia a dia, que geralmente envolve quedas e arranhões.

– Multitool: Um equipamento que ofereça diversas funções é imprescindível: abridor de garrafas, lima/régua, bit chave Philips e bit chave Torx são algumas das opções que podem ser encontradas em este tipo de equipamento.

– Boné: Em ambientes outdoor, tenha sempre em seu EDC um boné para se proteger do sol. Em centros urbanos ele também pode ser muito útil, além de viabilizar, muitas vezes um loadout mais velado.

Outros itens como celulares, relógios, GPS são muito interessantes e importantes para uso.

EDC para uso em prática OUTDOOR.
EDC pronto pra tudo! Créditos da imagem: @familia.x.oficial

ONDE E COMO CARREGAR O SEU EDC?

Outro ponto interessante é onde (e como) podemos carregar nosso EDC. Quando você possui um equipamento diário mais robusto, é interessante você o carregar de maneira específica, num equipamento que forneça o conforto e a segurança necessária para o transporte.

Para esta função, podemos destacar mochilas pequenas e leves, porém robustas, ideias para você se locomover por grandes centros urbanos sem chamar muito a atenção. Outra possibilidade bem interessante é utilizar um bolso modular, que pode ser facilmente destacado e acoplado ao seu equipamento através do Sistema MOLLE. Este formato é muito popular em práticas outdoor ou para pessoas que precisam carregar mais de um EDC ao mesmo tempo, como socorristas ou sobrevivencialista extremos.

E SE EU NÃO USAR TODOS OS DIAS?

Algo muito importante num EDC é o uso diário do equipamento. De nada adianta você querer levar uma faca robusta, se sua usabilidade for inviabilizada e você conseguir viabilizar suas tarefas com um canivete ou faca de lâmina menor.

Por isso, você precisa ter clareza do que vai utilizar no seu dia a dia. Embora seja melhor ter e não precisar, muitas vezes não dá para carregarmos um EDC robusto, principalmente quando pensamos num EDC urbano.

EDC urbano. Crédito da imagem: @instrutorguilhermeviana

ENTÃO… QUAL O MELHOR EDC QUE EXISTE?

Essa resposta infelizmente vamos ficar devendo para você, afinal, cada um tem suas próprias necessidades e prioridades. Os equipamentos que funcionam para algumas pessoas podem não funcionar para você e vice-versa, então o melhor caminho para construir um kit ideal é pensar na sua rotina diária e em quais recursos você geralmente precisa ter por perto.

É sempre bom lembrar, guerreiro, que a linha principal do seu EDC deve flutuar em duas palavras: versatilidade e prevenção. Ou seja, os equipamentos que você carrega consigo devem aumentar sua capacidade de trabalho e ação, bem como proteger você de uma situação inesperada ou emergencial.

A partir dessas duas premissas, fica mais fácil. Agora é hora da ação! Com o básico já estruturado em mente, vá procurar os itens que realmente parecem “casar” com você e boa sorte em sua jornada!

Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Blog Sobrevivencialismo.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.