Conheça em detalhes especificidades das lanternas INVICTUS e saiba os principais atributos que as tornam imprescindíveis para qualquer tipo de EDC.

No mundo dinâmico e imprevisível em que vivemos, portar um EDC (Everyday Carry) bem equipado é essencial para enfrentar os desafios cotidianos de sua rotina. Lâminas, celular, carteira, dinheiro em espécie, Multitool… todos são itens que são carregados no dia a dia. Agora, um item muitas vezes subestimado, mas crucial, são as lanternas.

Por isso, neste artigo, iremos explorar a importância de incluir uma lanterna no seu EDC, destacando situações em que esse simples dispositivo pode se tornar uma ferramenta vital. Não perca tempo, ilumine suas ideias e faça uma ótima leitura!

A HISTÓRIA E ORIGEM DAS LANTERNAS

Não vamos entrar em detalhes da história da utilização da luz pelo homem, pois este também não é o motivo aqui. Assim, vamos pular no tempo e chegar ao final do século XIX, precisamente no ano de 1899, quando o inventor David Missel, criou a primeira lanterna que se nutria de 3 pilhas e possuía uma lâmpada incandescente. Contudo, a invenção não teve muito sucesso pois esquentava muito rápido e era muito frágil no seu manuseio.

Os processos tecnológicos foram aprimorados e as lanternas foram ficando cada vez mais populares e num preço menor. Estudos estimam que, no ano de 1922, mais de 10 milhões de pessoas já utilizavam lanternas portáteis. Hoje em dia, elas fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa e estão entre os equipamentos de EDC mais utilizados do mundo.

USO DE LANTERNAS NA SEGURANÇA PESSOAL E EMERGÊNCIAS INESPERADAS

Uma lanterna, sem dúvidas, contribui significativamente para a segurança pessoal. Por exemplo, em situações de baixa visibilidade, como caminhar à noite ou entrar em ambientes escuros, a luz proporcionada pela lanterna oferece clareza e minimiza riscos.

Para estas situações, por exemplo os modelos como Lanterna Bolt (100 lúmens), Lanterna Corvus U2 (300 lúmens) e Lanterna de Cabeça Multifuncional Atlas (600 lúmens), são ótimas indicações, pois equilibram autonomia, durabilidade, praticidade e portabilidade, já que possuem design compacto que facilitam seu transporte.

LÚMENS: A POTÊNCIA DA LUZ

A potência de luminosidade das lanternas é medida em lumens. Mas isso não significa que uma lanterna de 300 lumens seja necessariamente superior a uma de 200. Cada equipamento carrega em seu modelo a excelência de suas funções ou especialidades.

Um mito bastante conhecido no meio das lanternas diz respeito a fabricantes duvidosos que oferecem equipamentos com 10 mil, 50 mil e até 400 mil lumens e preços irrisórios.

Isso é impossível e é uma grande mentira.

Imagine que a intensidade de luz medida num dia ensolarado varia entre 35 e 100 mil lumens, seguindo essa “lógica” uma lanterna de “400 mil lumens” equivaleriam a absurdos quatro sóis num equipamento. E tu não vai achar isso no Mercado Livre.

Lanternas superpotentes existem sim, mas possuem produção limitada, altíssimo custo e são destinadas para uso em situações de explorações em cavernas, por exemplo. E mesmo assim, essas lanternas possuem taxas muito inferiores aos 400 mil lumens prometidos por marcas sem respaldo.

LANTERNAS: ESCOLHA O MODELO IDEAL PARA SEU EDC

Se você acompanha os artigos de nosso blog, sabe que EDC é um assunto muito corriqueiro por aqui. Por isso, é evidente que o modelo ideal para utilização vai, depender, exclusivamente, de sua rotina. Por exemplo, se você trabalha no período noturno, uma lanterna com uma potência maior possa ser útil para você.

Agora, se a ideia é ter algo secundário, o mais interessante seria você ter um modelo mais compacto, que ocupe pouco espaço, e que não falhe na hora que você necessitar.

Outro exemplo é uso profissional. Neste caso, recomendamos Lanterna Draco PRO (1000 lúmens) e a Lanterna Blitz PRO (550 lúmens), que são submergíveis em até 2 metros (saiba mais lendo o conteúdo extra no fim da matéria).

Outra lanterna muito utilizada no cotidiano e, principalmente, na prática outdoor, são os modelos “Head Lamp” que, como o nome indica, são lanternas de cabeça que deixam as mãos livres para as mais diversas situações. Caso seja útil no seu EDC, conheça os detalhes da Lanterna de Cabeça Pulsar (800 lúmens) e da já mencionada Atlas (600 lúmens).

Entenda sua necessidade e esteja preparado.

Escolha o modelo que mais se adapta ao seu EDC. Conheça nossa ampla gama de lanternas clicando aqui.

CONTEÚDO EXTRA: LANTERNAS E OS PARÂMETROS DO PADRÃO E CLASSIFICAÇÃO IP

Dentro de referido protocolo, que lanternas com qualidade e tecnologia possuem, temos a proteção contra objetos sólidos (primeiro dígito) e a proteção contra líquidos (segundo dígito).

O primeiro indica o nível de proteção contra objetos sólidos, como poeira, insetos e fios. Ele pode variar de 0 (sem proteção nenhuma) a 6 (proteção total).

Confira a tabela abaixo:

0: sem nenhuma proteção contra objetos sólidos;

1: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 50mm;

2: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 12,5mm;

3: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 2,5mm;

4: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 1mm;

5: proteção contra objetos sólidos (pode entrar poeira, mas não prejudicará o produto);

6: totalmente à prova de entrada de objetos sólidos.

Já o segundo dígito se refere à qualidade da proteção contra líquidos. Ele varia de 0, se não existir nenhuma proteção, a 8, quando o produto é considerado totalmente à prova d’água.

Um detalhe importante é que a submersão e a profundidade podem variar de acordo com as especificações de cada fabricante. Confira em detalhes:

0: sem nenhuma proteção contra a entrada de líquidos;

1: protegido contra a queda vertical de gotas d’água;

2: protegido contra a queda vertical de gotas d’água em inclinação de até 15°;

3: protegido contra borrifos d’água em qualquer direção com inclinação de até 60°;

4: protegido contra borrifos d’água em qualquer direção (admite a entrada limitada);

5: protegido contra jatos de baixa pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada);

6: protegido contra jatos de alta pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada);

7: protegido contra submersão na água (15 cm a 1m) por curtos períodos;

8: protegido contra a submersão na água (acima de 1m) por longos períodos;

IMPORTANTE: quando utilizada a letra X, significa que a lanterna não foi submetida a testes contra a entrada de objetos sólidos ou líquidos.

Ainda, é importante entender que, uma lanterna com classificação IPX8, por exemplo, oferece uma ótima proteção contra a entrada de objetos sólidos. Afinal de contas, ela possui o maior grau de vedação contra líquidos mais eficiente.

É o caso da Lanterna Resistente à Água Draco PRO 1000 Lúmens, que detém a certificação IPX8, sendo submersível por até 2 metros.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.