Aqui é o lugar certo para você forjar seu conhecimento sobre lâminas e entender quais as principais diferenças na hora de escolher uma delas para seu EDC.

Preste atenção, guerreiro! Preparamos um guia afiado, recheado de conhecimento sobre lâminas para os mais diversos usos, seja para EDC urbano, prática sobrevivencialista, outdoor ou até mesmo para defesa.

Quais os diferentes materiais que podem compor uma lâmina? Existe um cabo mais resistente que outro? A ponta Pen Blade é uma boa opção de perfuração? A resposta para esta e outras perguntas você vai encontrar aqui. Por isso, faça um corte preciso no que estiver fazendo e acompanhe agora mesmo nosso artigo.

1. AFIANDO CONCEITOS: UM POUCO DE HISTÓRIA DAS LÂMINAS

As facas são, sem dúvida, ferramentas utilizadas desde as mais primitivas eras da humanidade.

Por isso, ao longo da história humana, as facas foram produzidas de diferentes maneiras em várias sociedades. Os primeiros objetos conhecidos surgiram há 1,5 milhão de anos e foram utilizados para cortar, bater e raspar o alimento. É importante ressaltar também, guerreiro, que os primeiros objetos cortantes vieram de pedaços de pedra. Com o tempo, estes objetos foram equipados com empunhadura de madeiras ou couro de animais, para proteção das mãos quanto ao manuseio.

Num salto temporal, tivemos as facas de ferro, desenvolvidas pelos povos celtas. Foram eles que descobriram que o aço permitia uma lâmina mais resistente e mais afiada, aumentando o poder de perfuração.

Na Antiguidade, facas eram tão valiosas que, muitos de seus proprietários eram enterrados com elas. E desde os primórdios, facas tiveram um sentido duplo, guerreiro: comer e defesa pessoal.

A humanidade foi evoluindo, assim como os processos forjados por cuteleiros e faqueiros. Agora, somente no século XVIII que surgiram as primeiras lâminas fabricadas em série e, no século XX, o aço inoxidável. Isso deixou a fabricação mais barata e, sem dúvidas, mais popular.

2. USABILIDADE: DIFERENÇAS TÉCNICAS ENTRE FACAS E CANIVETES

É inegável que, ao longo da história, existiram diversos tipos de lâmina que marcaram nossa era de maneira cortante e permanente. E dentre estas marcações, surgiram as facas e os canivetes que, embora sejam coisas muito parecidas (e afiadas), servem com propósito diferentes.

A principal diferença entre elas é simples: facas possuem lâminas fixas, que não possuem um pivô que faz a rotação da lâmina. E sempre que falarmos em facas, guerreiro, você precisa verificar que ela seja Full Tang: uma peça de aço só, sem cortes ou emendas, que tornam sua faca mais resistente não só ao uso cotidiano, mas também a quedas ou situações extremas.

Então podemos afirmar o seguinte: todo canivete é um tipo de faca e temos cinco modelos diferentes:

FACAS DE LÂMINA FIXA: A lâmina é fixa ao cabo e não possuem um pivô de rotação da lâmina.

CANIVETES DE ABERTURA MANUAL: A lâmina dobra para dentro do cabo sem a assistência de nenhum mecanismo.

CANIVETES DE ABERTURA ASSISTIDA: A lâmina possui uma abertura assistida por uma mola ou uma barra.


CANIVETES AUTOMÁTICOS: A lâmina abre automaticamente com o apertar de um botão ou ao empurrar uma alavanca. Os dois tipos de aberturas de facas automáticas são pela frente OTF (Out The Front) ou pela lateral

CANIVETES BUTTERFLY: Dois cabos que giram ao redor de uma lâmina.

3. DIFERENÇAS BÁSICAS

Existe uma infinidade de variações de metais que são usados nas lâminas táticas e sobrevivencialistas, que vão desde o tradicional e confiável aço Inoxidável até aços exóticos como o Damasco.

Contudo, guerreiro, se você está buscando por uma faca ou canivete funcional e que dê conta dos trabalhos diários, tome cuidado para não se prender aos aspectos excessivamente técnicos. Em outras palavras, você precisa ter uma lâmina que seja funcional pra você, seja para compor seu EDC urbano, utilizar em prática outdoor ou até mesmo para defesa.

Por isso, quando você for pensar no material, sempre procure algo que atenda suas necessidades básicas. É importante também levar em consideração uma lâmina que:

– Retenha o fio por tempo satisfatório.
– Seja fácil para amolar.
– Seja resistente a impactos.

Assim, os materiais que recomendamos são:

AÇO 3Cr13

Este tipo de aço é conhecido por ser extremamente versátil e resistente, sendo muito popular entre as lâminas comuns. Em sua composição, o aço 3Cr13 é composto por 16 a 30% de Cromo. Assim, ele possibilita maior resistência à corrosão que os aços martensíticos.

Não podem ser endurecidos por tratamento térmico e são basicamente usados nas condições de recozido.

AÇO 420

O aço 420 possui alto teor de carbono em sua composição, o que confere às lâminas uma boa resistência, além de facilidade em afiação. Por este motivo, é um bom material para facas e canivetes de uso diário, pois podem compor inúmeros EDC.

AÇO SAE 1070

Amplamente utilizado na construção de peças mecânicas, o aço SAE 1070 aparece como uma ótima alternativa de quem procura um material diferenciado e resistente, e quer pagar por isso. Por possuir alto teor de carbono em sua composição química, ele é indicado para peças que são expostas constantemente a grande tensão. E quando falamos em lâminas, isso se traduz numa peça robusta, extremamente resistente e que terá uma vida útil praticamente perpétua.

DAMASCO

O aço Damasco é confeccionado a partir de dois tipos de aços. Por isso, normalmente, se escolhe um de alto teor de carbono e outro de alto teor de níquel, fundindo as camadas em uma só. Assim, é possível criar uma peça extremamente resistente.

Guerreiro! Sem sombre de dúvida, ainda precisamos abordar outros assuntos neste guia, mas vamos acabar a primeira parte aqui. Assim, você terá tempo de analisar nossas informações e ir olhando com mais calma a linha de cutelaria #ProntaPraTudo, beleza?

Logo estaremos novamente aqui, com a segunda parte deste guia que, como você viu, está bem afiado de conhecimentos. PRA CIMA!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.