O conhecimento para estudo precisa ser disseminado e trabalhado sempre. Por isso, conheça os novos termos do mundo tático que separamos para você.

Vamos direto ao ponto, guerreiro.

Eis aqui a QUARTA entrega de um dos artigos mais populares e pedidos nas redes sociais em nosso blog. Aproveite a leitura e PRA CIMA!

#01 – ALCANCE ÚTIL

Distância permitida pelas possibilidades técnicas da arma, em geral traduzidas pelo seu aparelho de pontaria.

#2 INFORMAÇÃO CLASSIFICADA

informação, notícias, publicações ou documentos que, se forem do conhecimento de indivíduos não autorizados, pode ameaçar a segurança nacional ou a segurança das instituições militares ou, ainda, ser prejudicial ou desfavorável para os interesses militares do país e que, por tal razão, é protegida por um grau de classificação adequado.

#3 – INTENDÊNCIA

O Serviço de Intendência é a parte da logística voltada para as atividades de suprimento. Ele distribui o material de intendência (uniformes, equipamentos individuais, etc) e os diversos tipos de munição e de gêneros alimentícios. Proporciona também, em operações, outros serviços como lavanderia e banho.

#04 – FRAGATA

Navio de combate, semelhante ao contratorpedeiro, possuindo menor deslocamento, menor velocidade e menor quantidade de armamento. Esta definição pode variar entre Marinhas.

#05 – RECONHECIMENTO TÁTICO

Conjunto de ações que visa a proporcionar às forças amigas informações oportunas e atualizadas, referentes à disposição, composição e movimentação de forças inimigas, a objetivos, instalações, vias de comunicações, emissões eletrônicas, condições meteorológicas e a outros aspectos de interesse Unidade Tática, para a condução de operações em sua área de responsabilidade.

#06 – MIRA DE COMBATE

Mira fixa e simplificada de visualização rápida. Na terminologia militar/operacional, o termo também é utilizado para definir a alça de mira, regulada em seu menor ponto de graduação, para tiros em curtíssima distância.

#07 – GUARDA-MATO

Proteção, normalmente construída no mesmo material da armação, de forma recurva, que envolve/contorna o gatilho de armas portáteis, com a finalidade de evitar disparos acidentais. Os guarda-mato de algumas pistolas modernas têm uma concavidade anterior para permitir um melhor posicionamento da segunda mão na empunhadura e/ou para facilitar instalação de lanternas dedicadas ou dispositivos de mira laser.  

#08 – AGRUPAMENTO MILITAR

Tipo de unidade militar, organizada apenas temporariamente para o desempenho de uma determinada missão. Normalmente, tem as dimensões de um regimento ou batalhão, sendo comandado por um oficial superior.

#09 – PAPA MIKE

O termo, PAPA MIKE, teve origem entre os Policiais Americanos. Seu significado é Policial Militar ou simplesmente PM. (Papa Mike não é uma gíria.) Além dessa origem, também é um representação em conformidade com o código fonético internacional utilizado por militares de todo o mundo.

#10 – AMAZÔNIA AZUL

Região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite da plataforma continental brasileira.

E aí, pilhou no novo artigo? Estude, conheça, treine de maneira constante e, quando achar que chegou no auge, recomece do zero. Assim, você estará sempre de prontidão, mostrando para todos, mas principalmente pra você mesmo, que é um verdadeiro guerreiro #ProntoPraTudo.

APROVEITE TAMBÉM E LEIA A PARTE 1,PARTE 2 E PARTE 3.

IMPORTANTE: ESTE ARTIGO FOI ESCRITO BASEADO NO LIVRO “DICIONÁRIO BRASILEIRO DE ARMAMENTO, MUNIÇÃO E TIRO”, DE ANDERSON MORAIS DE OLIVEIRA E “GLOSSÁRIO DE TERMOS E EXPRESSÕES PARA USO NO EXÉRCITO”, PRODUZIDO PELO MINISTÉRIO DA DEFESA.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.