Após incessantes pedidos nas redes sociais, chega até você um dos artigos mais lidos de nosso Blog. Conheça mais 10 termos táticos, escolhidos pelos nossos redatores e especialistas no assunto.

Quantos destes termos você conhece? Fique por dentro, se liga no bizú e permaneça #ProntoPraTudo!

1. ESQUIVA

Fenômeno comum em pessoas sendo iniciadas no tiro, na qual o atirador fecha os olhos, projeta o ombro e vira o rosto para o lado, procurando fugir do recuo da arma e do estampido, no momento do disparo.

2. X9

Significa dedo-duro, fofoqueiro, delator, linguarudo entre outros. Essa expressão teve origem na história em quadrinhos americana, inicialmente publicadas em tiras de jornal, nos Estados Unidos, em 1934.

3. PISTA FRIA

Sentido oposto à expressão PISTA QUENTE, esta serve para anunciar que ali encerrou uma sessão prática/real de tiro e área está novamente segura.

4. SLUG

Termo para cartucho de caça, montado com projétil único.

5. VISÃO DE TÚNEL

Trata-se de um fenômeno de distorção cognitiva vivenciada em situações de confronto armado, no exato instante da sobrecarga de estresse da ação, bastante comum na atividade policial, onde a visão do agente se torna focada na ameaça, com forte diminuição do campo útil de visão, restando pouca ou nenhuma visão periférica, além de considerável redução de processamento de informação visual.

6. ZIGRINAR

Desenho feito na superfície da coronha de madeira de uma arma de fogo. O desenho axadrezado pode ser ao mesmo tempo útil e decorativo, pois proporciona uma superfície não escorregadia para a mão do atirador, além de ser esteticamente agradável.

7. TIRO DE AÇÃO REFLEXA

É o tiro baseado em reflexos adquiridos pelo atirador por meio de treinamentos, de modo a utilizar a arma num mínimo espaço de tempo e com o máximo de aproveitamento em curtas distância. Tiro rápido, em que o policial/atirador não tem tempo de ralizar a visada completa, apenas apontando o cano da arma na direção do alvo. É erroneamente conhecido também por “tiro instintivo”.

8. MQS

Minimum Qualification Score. Índice mínimo no tiro esportivo, estabelecido pela ISSF, para o atirador ter condições de concorrer a uma vaga em determinada edição dos jogos olímpicos.

9. ALÇA DE MIRA (REAR SIGHT)

Dispositivo colocado na parte mais próxima do atirador, geralmente na parte superior de uma arma de fogo. Pode ser fixa ou regulável para correção do tiro. Geralmente de material ferroso com um batente de superfície plana, forma um entalhe em formato de V ou U. É fixa quando não permite regulagens, e regulável se possibilitar ajustes horizontais e verticais.

10. COBERTO E ABRIGADO

Condição ideal de proteção adotada por um militar/policial em caso de um confronto armado, em que o mesmo obtém cobertura, impedindo que seja facilmente observado, e alcança abrigo, utilizando-se de um anteparo resistente capaz de deter disparos de arma de fogo.

E aí, guerreiro, gostou deste novo Artigo? Estamos cada vez mais técnicos, trazendo termos e palavras para você aumentar o seu léxico tático.

Tem alguma sugestão de palavra para indicar? Dá um salve nos comentários e aproveite para ficar, sempre, #ProntoPraTudo.

ESTE ARTIGO FOI ESCRITO BASEADO NO LIVRO “DICIONÁRIO BRASILEIRO DE ARMAMENTO, MUNIÇÃO E TIRO”, DE ANDERSON MORAIS DE OLIVEIRA E “GLOSSÁRIO DE TERMOS E EXPRESSÕES PARA USO NO EXÉRCITO”, PRODUZIDO PELO MINISTÉRIO DA DEFESA.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.