A motivo de conhecimento, saiba alguns dos termos mais utilizadas no meio operacional.

Guerreiro, cada segmento detém de palavras, termos ou significados específicos, nichados. Por exemplo, se você não for da área da saúde, dificilmente saberá o que significa a palavra adenite ou caquexia. E o mundo do tático e operacional não é exceção.

Por isso, a partir de hoje, iremos publicar aqui em nosso Blog um artigo contendo 10 termos, expressões ou palavras típicas do meio, reafirmando o compromisso e a necessidade de fomentar o mundo tático no meio e fora dele. Curtiu a ideia? Então bora fazer uma varredura no artigo e se ligar no bizú! Pra cima!

1. ALÍVIO DO OLHO

Este termo fala a distância entre o olho do atirador e a lente ocular de uma mira telescópica, que permite ao olho envolver todo o campo de visão fornecido pelo instrumento óptico. Esta distância é muito importante em fuzis de calibres maiores, possuidores de forte recuo pois, um alívio muito curto obrigaria o atirador a se aproximar tanto da luneta que esta poderia atingi-lo no momento do recuo.

2. FOLLOW THROUGH

Trata-se do procedimento sequencial e rápido realizado após os disparos em situação de confronto armado, onde o agente:

1. Checa o agressor para constatar se este está realmente neutralizado;

2. Checa o armamento para verificar se este não se encontra em pane;

3. Checa (ou varre) o ambiente em 360º para verificar a existência de um possível segundo agressor.

3. BARRICADA

Qualquer objeto posicionado ou disposto no terreno, que possa servir de abrigo ou cobertura ao operador no caso de um confronto armado.

4. GELATINA BALÍSTICA

Substância gelatinosa, possui densidade e viscosidade similares às dos tecidos moles do corpo humano, por isso ela é muito utilizada para simular o comportamento de projéteis ao atingir uma pessoa. Com ela é possível avaliar a penetração e a expansão de projéteis e as cavidades provocadas de maneira padronizada.

Diferente da “Plastilina”, esta possui elasticidade, deformando-se em razão da passagem do projétil e logo retornando parcialmente à sua forma original.

5. LOW LIGHT

Termo utilizado para designar técnicas policiais empregadas para confrontos noturnos ou em ambientes em baixa luminosidade.

6. SPOTTER

Observador que acompanha e auxilia o atirador de elite, observando o alvo e o ambiente a sua volta, fazendo a segurança da equipe e mantendo comunicação com outras equipes. O spotter encontra, observa e designa o alvo, realiza cálculos necessários (distância; direção e velocidade do vento; compensação de ângulo), informa ao atirador se ele acertou e onde acertou, além de indicar possíveis correções.

7. ATO INSEGURO

Conduta inadequada do atirador, quando por imprudência, imperícia ou negligência, deixa de agir preventivamente e de utilizar as normas de segurança relativas à conduta com o armamento.

São ações/omissões que podem facilmente gerar acidentes graves. Essas ausências de cuidado estão situadas no campo do perigo e exigem atenção constante. São alguns exemplos: apontar a arma para outra pessoa (falta de controle do cano); limpar a arma com ela carregada ou receber/entregar a arma sem adotar os procedimentos prévios de manejo (esfriar a arma).

8. TIRO MASCARADO

Em condições de confrontos bélicos, diz-se do tiro executado a grandes distâncias (normalmente superiores a 500 metros), onde o atirador encontra-se atrás de uma barricada, de onde apenas o objetivo é visível e a origem do disparo permanece mascarada/oculta.

9. MÃO FORTE

Mão principal no tiro, aquela em que o atirador costuma fazer a empunhadura primária da arma.

10. CRIMP

Significa o ato de engastar o projétil causando um estreitamento na boca do Estojo (arredondamento para dentro), fazendo uma espécie de virola e aderindo à superfície do corpo do projétil.


Existem inúmeros termos para serem explorados e abordados. Por isso, a ideia é realizar periodicamente entregáveis com referida temática. Tem alguma sugestão de palavra para indicar? Então deixe um recado aqui nos comentários. Fechou?

ESTE ARTIGO FOI ESCRITO BASEADO NO LIVRO DICIONÁRIO BRASILEIRO DE ARMAMENTO, MUNIÇÃO E TIRO DE ANDERSON MORAIS DE OLIVEIRA.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.