Muitas pessoas acreditam que café é tudo igual. E essa afirmação é dói na alma. Afinal de contas, nós sabemos que existe uma diferença incrível. Agora, qual a diferença entre consumir o café em grãos e moído?

Esta bebida é algo incrível, guerreiro. Já falamos aqui sobre a sua relação com a prática outdoor (leia aqui) e também contamos alguns segredos e curiosidades sobre o mundo dos cafés especiais (disponível aqui).

Saboreamos o café em nosso dia a dia, em diversos momentos: de manhã cedo, para espantar o sono; no meio da tarde, para alavancar nossas energias até o fim de nossa jornada; durante uma reunião; numa ida ao clube de tiro; no fim do dia, para repor energias; no intervalo da faculdade… Na verdade nossa rotina é regada ao hábito de degustar esta bebida ao longo do dia ou da noite.

E, no mundo cafezeiro, aroma, sabor e assunto é algo que nunca falta. Por isso, no dia de hoje vamos comentar sobre o nosso combustível em formato de grãos: caso você não consuma, tá na hora de saber as diferenças e os benefícios. Ficou curioso? Pegue sua xícara, o seu moedor portátil e boa leitura!

Por que consumir café em grãos?

O mundo do café está cheio de pequenas decisões que deixam nossa vida com mais energia, predisposição e com Blend Montana. E uma delas, sem dúvidas, é consumir ou não café em grãos.

Quando falamos deste tipo de café, estamos sempre referenciando os grãos já extraídos do cafeeiro e torrados, porém que ainda não passaram pelo processo de moagem. Qual a diferença visual? É muito simples: o café moído você já tem o café pronto para utilizar, com partículas minúsculas prontas para colocar na cafeteira. Já em grãos, ele precisa passar pela moagem, o que acentua o sabor do café.

Tipos de Moagem

Os grãos podem ser moídos em vários tamanhos diferentes, desde o superfino, até com partículas maiores, sendo:

– Pulverizada ou Extrafina: Café tão fino que parece farinha de trigo. Utilizado, principalmente, como ingrediente para tortas e bolos.

– Fina: Ideal para café filtrado (papel ou filtro), possui a espessura um pouco mais fina que açúcar ou sal de mesa.

– Média Fina: Utilizada em máquinas de café expresso profissionais.

Média Grossa: O café moído lembra a textura de açúcar cristal, ideal para café expresso.

Grossa: São partículas bem distintas de café, parecendo grãos de sal grosso. Com este tipo de moagem, se consegue um café mais suave e aromatizado.

O momento certo, suas diferenças e como conservar

É importante ressaltar que o café precisa ser moído na hora de beber, sendo o ar e a humidade seus principais inimigos. Estes dois elementos, no contato direto com o pó, retiram lentamente suas propriedades. E quando ele se encontra em grãos, mantém uma camada externa que protege seu interior.

Isso faz com que o café moído na hora proporcione uma experiência diferenciada no quesito de aroma e sabor. É por isso que os amantes do café, não hesitam: preferem o café em grãos e consumir ele no momento. É um processo mais demorado? Sem dúvidas, mas, quem não tem cinco minutos para degustar um café especial e de sabor acentuado?

Ainda, é muito importante você conservar da melhor maneira possível pois, embora o café em grãos tem uma vida útil maior, não é algo eterno.

Embalagem de Café Buffalo em grãos em destaque | Blog INVICTUS
Uma embalagem diferenciada garante a qualidade do café por mais tempo.

Sob nenhuma hipótese, guarde ele na geladeira! Deixe-o num local seco e que não tenha sol. O ideal é deixá-lo em sua própria embalagem. O Café Buffalo, por exemplo, possui em sua embalagem uma parede interna que protege ainda mais o seu conteúdo e uma válvula unidirecional que expulsa os gases gerados pelos grãos.

O verdadeiro Sabor da Liberdade

Nada melhor do que viver a liberdade sentindo o sabor de um café de origem selvagem, com classificação especial e grãos selecionados, que dão aquela energia para qualquer desafio. Um café produzido com grãos 100% Arábica, para você tomar no clube de tiro, nas suas expedições, no trabalho ou mesmo após aquele treino pesado.

O Buffalo American Coffee será o parceiro para você enfrentar o que vier pelo caminho ou para relaxar após um dia intenso, expressando todo o espírito e sabor de liberdade.

Cultivado a 1.100 metros de altitude, o que garante ainda mais a qualidade dos seus grãos, o Buffalo American Coffee vem da Fazenda Recanto, fundada em 1896 e localizada em Machado, no Sul de Minas Gerais.

Você já consome café em grãos? Qual o tipo de moagem que você utiliza? E a sua preferida? Compartilha conosco aqui nos comentários.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.