No dia internacional do café, separamos algumas ideias e conceitos que você precisa saber sobre a classificação enquanto bebida, assim como qual a relação entre o mundo militar e tático. Por último, entenda o real significado do #SaborDaLiberdade.

A vida só começa depois de uma xícara de café.

Uma rotina intensa precisa de um combustível que faça você ter disposição e energia para encarar o que vier pela frente. É por isso que o café é tão amado e venerado por todos nós. É por este motivo que no mundo e na vida dos guerreiros, onde se vive intensamente cada momento e precisamos estar sempre #ProntoPraTudo, ele ocupa um papel muito importante.

A nossa relação com o café é muito próxima. Recentemente, contamos um pouco da história dele aqui no blog (Clique aqui). Contudo, vários guerreiros e guerreiras pediram para falarmos mais sobre este líquido tão cultuado e popular. Qual a relação do café com o mundo tático? O que é um café Gourmet? Café superior? O que seria essa tal de liberdade? Para responder estas e mais perguntas, pega uma xícara e acompanhe aqui as curiosidades sobre café que separamos para você. Boa leitura!

Caneca de café sob um céu com nuvens.
O café não é uma bebida divina?

1. Classificação do café

Tradicional, superior ou gourmet?

Com certeza você guerreiro, já ouviu e leu estes termos por aí, mas você sabe o que isso significa?

Essa classificação é realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, através do seu Programa de Qualidade do Café – PQC, iniciado no ano de 2004 e responsável pela classificação dos cafés no país desde então.

O PQC propõe três categorias para os cafés produzidos no Brasil, classificando-os a partir de sua qualidade: tradicional, superior e gourmet, sendo catalogados com notas de 0 a 10.

Tradicional: Nota igual ou superior de 4,5 e inferior a 6.

Superior: com nota superior a 6 e até 7,2.

Gourmet: Nota superior a 7,2.

Quando um café tem uma nota abaixo de 4,5 pontos, a ABIC não recomenda o café.

A classificação leva em consideração critérios para avaliação e classificação, sendo dividido em sete categorias: tipo, bebida, torração, moagem, sabor, aroma e corpo.

Para maiores informações sobre o processo de certificação, acesse o site da ABIC (clique aqui).

E o café especial?

Já a classificação para saber se um café é especial ou não, se dá através da Avaliação Sensorial da Speciality Coffee Association) e é padrão no mundo todo. Para ser considerado um Café Especial, ele precisa atingir um mínimo de 80 pontos em uma escala de vai até 100. São avaliados atributos como aroma, sabor, acidez, harmonia e ausência de defeitos.

Embalagem de Café, grãos e uma xícara de café de manhã.
O café Buffalo possui a certificação de ser um café gourmet e especial.

2. Café e o mundo tático

A relação entre o café e a vida militar

Sem dúvidas, desde o seu surgimento, o café é visto como uma intensa, que produz energia e reduz o estado de sonolência. É por isso que ele foi amplamente associado, ao longo da história, a ser o combustível de guerreiros, soldados e lutadores.

Essa associação ficou amplamente popular nos Estados Unidos, a partir da segunda metade do século XVIII. Sabe o motivo guerreiro? Mostrar ódio ao chá britânico. Beber chá virou símbolo do inimigo e os soldados americanos, em conflito com o exército inglês devido a Guerra de Independência, passou a exigir apenas o café como bebida oficial.

Essa ideia e conceito foi rapidamente espalhado mundo afora e, sem dúvidas, a bebida continua sendo extremante popular no mundo militar e tático.

Seja em delegacias, quartéis, cassino de oficiais ou caserna… o café continua extremamente popular até os dias de hoje. Dizem que também é popular pois este tipo de profissional não dorme muito, mas isso conversamos num outro momento.

3. O sabor da liberdade

amanhecer com café, com uma caneca, uma cafeteira e uma embalagem de café num meio outdoor.
O sabor da liberdade é uma filosofia de vida.

Uma viagem, uma trilha, andar de moto numa manhã de outono… o conceito de liberdade pode variar de pessoa para pessoa, pode conhecer diferentes lugares ou ter diferentes significados. Mas ela tem um aroma e sabor definidos: Buffalo American Coffee.

Seja aonde for, estar acompanhado do por um café de classificação Especial, com torra média e um sabor acentuado, intenso e robusto, é uma experiência que proporciona a dose certa de energia para encarar qualquer desafio.

Manifesto Buffalo American Coffee

“Sou um Fruto da Terra

Gosto de sentir seu cheiro e caminhar por ela

Venho da altitude, mas enfrento qualquer terreno

Comigo não tem tempo ruim

Não tem desafio que eu não encare

Sou aquele parceiro para botar o pé na estrada

Chuva, frio, vento, nada desanima

Nada se compara à sensação de liberdade, de controlar o próximo passo e poder chegar onde quiser

Sou sua dose de energia para continuar seguindo em frente

Não importa a dificuldade nem o número de obstáculos

Porque sou aquele que está sempre ao seu lado

Pronto para encarar qualquer desafio

Em busca da próxima conquista”

O manifesto da Buffalo American Coffee, que acompanha todos os seus produtos, mostra os valores e a ideia que norteia toda a linha de produtos. Você se identifica, guerreiro?

Vestuário com aroma de café

O jeito Buffalo ultrapassou as fronteiras do sabor. Recentemente foi lançada a linha vestuário, tendo as camisetas Denver, Santa Claus e Yosemite. Elas estão disponíveis para levar com você para qualquer aventura outdoor ou vestir no dia a dia o seu amor pelo café e pela liberdade.

Camiseta Concept Yosemite Buffalo American Coffee
Para quem possui o espírito livre e mantém a pegada selvagem, não é qualquer lugar que lhe agrada.

Outro item muito popular é o boné. Os modelos trucker IOWA e UTAH estão fazendo um a cabeça do pessoal fissurado por café.

TRUCKER IOWA :será o companheiro ideal para você encarar qualquer caminho, seja junto da natureza ou num ambiente indoor.

E aí, vai um xícara? O mundo do café é realmente apaixonante. São inúmeros sabores, aromas, sons, cores e texturas que são sentidas no ato de preparar e degustar uma . Qual sua história com a Buffalo? Compartilha conosco sua experiência aqui nos comentários.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.