Missões, outdoor, acampamentos, uso urbano… Distintas situações exigem equipamentos específicos. Por isso, saiba qual a melhor mochila para cada jornada.

No mundo contemporâneo, as mochilas táticas ganharam destaque como itens essenciais para uma variedade de atividades. Funcionais, resistentes e versáteis, elas carregam não só itens de EDC, mas sim o estilo de vida e mostram quem você é de fato.

Por isso, neste artigo iremos explorar o universo das mochilas de uma que você entenda, de uma vez por todas, qual mochila se encaixa na sua rotina. E não se preocupe, porque não é uma leitura pesada! Só acompanhar:

O QUE TORNA UMA MOCHILA UM ITEM TÁTICO?

Mais uma vez, você precisa entender que um item tático é, acima de tudo, um equipamento que detém algumas especificações e funcionalidades diferentes. Por exemplo, se pegarmos uma Calça Tática, ela não apenas precisa ser confortável e resistente, mas sim ter uma série de itens específicos para pode enfrentar qualquer situação, como por exemplo passantes reforçados, flexibilidade para ter movimentação corporal ou repelência a fluídos.

Seguindo essa linha de pensamento, quando falamos em uma mochila tática, estamos também evidenciando a sua funcionalidade para carregar seu EDC de forma versátil e, sobretudo, funcional. Por isso, é interessante observar elementos como Sistema MOLLE, bolsos ocultos e organizadores interno, que prezam pela arrumação dos itens.

Numa situação de emergência, você não pode ficar procurando um item dentro da mochila, não é mesmo?

CADA JORNADA, UMA ESCOLHA

Durante muito tempo, a principal especificação de mochilas, sobretudo para nortear sua capacidade de carga, foi através da medida de litros. Porém, além da capacidade de carga, é necessário reconhecer entender outra categorização.

Uma das maneiras de entender se um equipamento é funcional é verificando a quantidade de bolsos, compartimentos e divisões dentro de cada mochila, potencializando o armazenamento, zelo e cuidado de diversos equipamentos.

Ainda, graças a tecnologia aplicada, atualmente podemos unir conforto, segurança e durabilidade num modelo de mochila específico para nossa necessidade primária.

Isso quer dizer que eu não posso utilizar para outra coisa?

 Você pode, mas precisa entender qual a ocasião de uso ideal.

MOCHILAS ATÉ 35 LITROS (JORNADA 12 HORAS – FOCO NO USO COTIDIANO)

As mochilas classificadas como 12 horas são ideias para o que é chamado de daily use. O termo significa, literalmente, uso diário. Sair de casa de manhã, trabalhar e depois do trabalho se deslocar direto para a faculdade ou treinar artes marciais. Isso sem mencionar a possibilidade de realizar práticas outdoor como caminhadas em trilhas ou percursos de curta duração.

E aí que entram modelos como as Mochilas INVICTUS Assault (30 litros), Citizen (30 litros), Legend (35 litros). Elas são indicadas para situações em que a praticidade é importante, transportando equipamentos cotidianos de maneira eficaz e confortável.

MOCHILAS ATÉ 45 LITROS (JORNADA 24 HORAS – FOCO EM LONGOS PERÍODOS URBANOS E PRÁTICA OUTDOOR)

Mochila Seal

Para jornadas mais longas, que se estendem por até 24 horas, é necessário um equipamento que consiga contemplar mais objetos, vestuário e acessórios, mas mantendo o conforto e a funcionalidade de carregar um EDC de forma eficiente.

Por este motivo, a rotina diária pode ser mais pesada e envolver mais material. É pensando nisso que existem as Mochilas Rusher (40 litros), Seal (40 litros), Mission (45 litros) e Rover (45 litros).

Até porque numa jornada maior, a capacidade também deve ser ampliada. Afinal de contas, a quantidade de recursos necessários também aumenta.

Dos modelos apresentados, a Seal possui uma pegada mais urbana, onde através de organizadores internos e bolsos laterais com elásticos é possível acomodar um notebook de até 15’’, roupas leves e materiais diversos como agendas, canetas e um bolso para carregar itens sensíveis como óculos e celular.

Ela também possui um painel traseiro anatômico, acolchoado e respirável, além de zíperes com puxadores duplos e tecido antiabrasivo na parte inferior da mochila. Ou seja, alia funcionalidade e conforto para poder encarar qualquer situação.

MOCHILAS ACIMA DE 50 LITROS (JORNADAS 48 HORAS E 72 HORAS – FOCO EM PRÁTICA OUTDOOR INTENSA, MISSÕES E VIAGENS)

Mochila Commander

Já algumas jornadas, são mais intensas e severas. A participação em jornadas mais complexas, incursões, cursos e treinamentos táticos denotam uma maior versatilidade na hora de carregar um EDC. É por isso que a Mochila Duster (inicial 35 litros até 50 litros), Commander (50 litros), Defender (55 litros) e Giant (inicial de 60 litros para 75 litros).

E elas se destacam, principalmente pela grande capacidade de armazenamento e funcionalidade de disposição de vestuário, equipamentos e acessórios.

Neste contexto é que se destaca a Mochila Commander. Ela não é nossa maior mochila, mas, certamente é uma das que apresenta maior funcionalidades e versatilidade de armazenamento. Com 7 compartimentos, zíperes com puxadores duplos, painel traseiro anatômico, acolchoado e respirável, além de cinta abdominal, alças acolchoadas e cinta peitoral ajustável, ela é a opção ideal para quem procura estar sempre preparado.

Atualmente, ela está disponível nas cores Coyote, Preto, Verde e Warskin Black.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nunca se esqueça: uma boa estratégia começa pelos detalhes. Por isso, todas as mochilas da linha INVICTUS possuem o Sistema Universal MOLLE. Quer saber mais sobre esse padrão? Então clique aqui que temos um artigo que relata a respeito.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância de conhecer e utilizar o equipamento certo para sua jornada. Não tem desculpa!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.