Em uma situação de sobrevivência, passar despercebido pode ajudar muito a se manter seguro. As habilidades do Gray Man não apenas o protegem em multidões, mas quando praticadas estrategicamente, ajudam a manter ele, sua família e seus suprimentos fora do radar e ignorados por aqueles que podem estar procurando um alvo fácil.

A teoria do Gray Man se baseia na premissa de se misturar à multidão ou ao ambiente para não atrair atenção indesejada. A realidade para um verdadeiro Gray Man é que ele está, de fato, preparado para qualquer situação, mas não aparenta isso para quem tem olhos destreinados.

Se tornar um Gray Man requer muita autodisciplina para que ele possa entender como os outros o veem. Ele não quer ser visto como fraco ou forte, bem equipado ou não equipado, ele simplesmente não quer ser visto de forma alguma.

Trocar uma mochila tática por uma mochila indefinida é um passo na direção certa, mas não completa o conceito. Estar ciente de sua aparência, de como se movimentar, como agir e como se vestir é igualmente importante.

Como agir

A chave para agir como um Gray Man é parecer mediano e não ameaçador. Ele precisa ter cuidado com o que fala e a quem fala – ser conhecido como fortemente antagônico ou muito franco sobre suas crenças políticas pode levar outros a fazer suposições e marcá-lo como um indivíduo preparado.

Uma habilidade importante a aprender na adaptação da personalidade de um Gray Man é manter a privacidade sem parecer excessivamente reservado ou obviamente distante. Ao falar com outras pessoas, é preciso manter o contato visual ao mínimo, pois é mais provável que alguém o note se olhar em seus olhos. Mesmo um breve contato visual ao passar na rua pode formar uma conexão, tornando-o mais memorável do que aqueles ao seu redor.

Como se movimentar

Conhecer a paisagem local pode ser uma vantagem tremenda, pois quanto mais ele conhece as ruas e pontos de referência locais, melhor será a capacidade de trafegar por eles e alterar a rota para evitar áreas problemáticas.

Ao se movimentar, é necessário, tanto quanto possível, seguir o fluxo, caminhando com propósito, mas sem urgência. Qualquer movimento rápido chamará a atenção e levantará suspeitas.

É preciso ser o mais discreto possível ao observar o que está ao redor. Uma boa ideia é aproveitar a visão periférica, bem como objetos chamariz, como um pedaço de papel, para dar a impressão de que a atenção dele está focada no objeto enquanto ele examina a área. Se for apropriado para a ocasião, é bom que ele use óculos de sol refletivos que escondam seus olhos, permitindo a liberdade de digitalizar rapidamente sem chamar a atenção.

Se ele precisar se envolver em atividades que façam barulho e chamem a atenção, a sugestão é que aproveite os ruídos previsíveis para ajudar a mascarar o som de qualquer violação que ele possa precisar fazer. Ruídos previsíveis incluem ruídos “brancos” que as pessoas estão acostumadas a ouvir e, portanto, levantam poucas suspeitas.

Como se vestir

Nem é preciso dizer que, ao tentar parecer menos preparado, estampas camufladas ou outras roupas de aparência tática não são a melhor escolha, a menos, é claro, que ele esteja em uma situação em que esse tipo de vestimenta seja a norma, como como uma viagem de caça.

Não é recomendado materiais refletivos ou cores altamente visíveis em roupas e acessórios, bem como textos grandes ou insígnias memoráveis. Quaisquer pontos focais podem chamar a atenção para ele e dificultar suas tentativas de se misturar.

Um item adicional que possa mudar instantaneamente sua aparência, como um chapéu, óculos de sol ou jaqueta, pode ser bastante útil. Se acontecer de alguém apontá-lo como um alvo, ele pode usar o item para passar despercebido enquanto procuram por ele no meio da multidão.

Um bom exemplo de vestimenta Gray Man é a Calça Legion 2.0. É uma calça jeans com 7 bolsos estrategicamente pensados, sendo que 2 bolsos são completamente ocultos que serve para guardar celular ou outros objetos como chaves, carteiras ou itens que devam ser carregados de forma velada.

Ela também conta com costuras triplas nas áreas de maior atrito, que aumentam a sua resistência e a durabilidade.

Outra peça fundamental que encaixa perfeitamente com o estilo Gray Man é o Boné Grip. Ele é um modelo Baseball Cap de aba curva rígida, etiqueta emborrachada e modelagem anatômica.

É altamente respirável, seu tecido com recorte laser cut proporciona conforto térmico para dias mais quentes, além de ser confeccionado em Tecido 4WAY, o que facilita a modelagem ideal para uso cotidiano.

E para os pés, nada melhor que o Tênis Nomade Relief. Confeccionado em tecido e material sintético de alta resistência, ele pode ser utilizado o dia todo, nas mais diferentes circunstâncias, sem perder a versatilidade e o conforto. 

Ter a capacidade de desaparecer na multidão é uma grande habilidade. As pessoas não enxergam aquilo que não conseguem identificar, por isso se manter discreto à vista do público pode ajudá-lo a evitar o confronto. Esteja você lidando com desastres ou com uma situação cotidiana, esperamos que essas dicas o ajudem a se manter seguro e protegido.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.