O Brasil é uma nação vasta, diversificada e de extensões continentais. Por isso, a segurança de suas fronteiras é algo fundamental e imprescindível para a integridade nacional. É neste contexto que surge o Grupo Especial de Fronteira – GEFRON, que desempenha um papel crucial para nossa soberania.

Nesse artigo, vamos aprofundar seus conhecimentos com a história e as características desta Unidade Operacional. Bora? Bora!

BREVE HISTÓRICO DO GEFRON

Não é segredo para ninguém que a vulnerabilidade da fronteira Oeste representa fator considerável nas estatísticas criminais de Mato Grosso e de vários outros estados da federação. Por este motivo, surgiu a necessidade de uma intervenção imediata e intensa capaz de reduzir as atividades ilegais desenvolvidas na região. Neste contexto, o Grupo Especial de Fronteira – GEFRON, foi criado em 2002.

O GEFRON tem a missão de apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia dentro do Estado de Mato Grosso, desencadeando na região, operações sistemáticas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades.

Atualmente, ela possui bases nas cidades de Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão e Avião Caído.

AS CARATERÍSTICAS DA REGIÃO QUE LEVARAM À CRIAÇÃO DO GEFRON

Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia, sendo que possui 28 municípios na faixa de fronteira e 11 municípios na linha de fronteira em uma extensão de 980 km. Destes, 750 km são em limite seco e 230 km de limite aquático.

Com toda essa extensão territorial e pouca área urbana, a criação do GEFRON foi uma resposta ao aumento das atividades ilícitas na região, principalmente para combater o tráfico de drogas, armas e contrabando.

É importante entender que o Grupo Especial da Fronteira – GEFRON ele atua na região, dando e recebendo suporte de outras Unidades Nacionais, Estaduais e Municipais.

Desde sua criação, a Unidade causou prejuízos milionários ao tráfico. Segundo informações de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso – SESP-MT, somente de janeiro a maio deste ano, o GEFRON apreendeu 7,7 toneladas de drogas, sendo pasta base, cocaína e maconha os principais entorpecentes.

Por questões estratégicas e confidenciais, não se divulga o número total da corporação.

TREINAMENTO DIFÍCIL, COMBATE FÁCIL

Os integrantes do GEFRON passam por diversos curso num treinamento rigoroso, adquirindo habilidades táticas, de sobrevivência e conhecimento específico para operações nas áreas fronteiriças.

Os operadores também possuem aulas de Espanhol e inteligência, dentre outras modalidades, tendo um aperfeiçoamento constante na sua função. Por este motivo, a SESP-MT considera o Grupamento uma Unidade Escola para outros estados da Federação.

Por isso, para quem deseja fazer parte desse grupo de elite, é essencial estar em boa forma física e mental. A preparação envolve treinamento físico, estudos sobre as atividades de fronteira e uma compreensão sólida das responsabilidades que o trabalho exige.

A INVICTUS FORTALECE OS OPERADORES DO GEFRON

Através de licitações, garantimos no ano de 2022 mais de 5.000 produtos entregues, auxiliando os militares da instituição no cumprimento de suas exímias missões. Oferecer o que há de mais moderno em termos de uniformes e equipamentos voltados à atividade policial é uma de nossas missões.

Fomos, somos e sempre seremos apoiadores incondicionais das forças de Segurança Pública do todo o Brasil! Honra máxima aos Operadores de Fronteira do GEFRON!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.