Ao longo dos anos, a moda e o estilo foram sendo influenciados pela estética militar, que acabou atravessando as paredes dos quartéis, e hoje se consolidou como uma das mais bem sucedidas no mundo da moda.

Por isso, é possível observar que hoje muitos elementos que foram introduzidos e projetados para o uso militar estão sendo utilizados por qualquer pessoa em qualquer lugar.

Peças desse tipo de vestuário, inicialmente concebidos para soldados, têm sido comumente usados ​​na vida cotidiana para uso em outros fins na indústria da moda que não o de alto desempenho e funcionalidade. Hoje, essa estética serve de inspiração para as pessoas se vestirem e parecerem elegantes, mais fortes e confiantes.

O uso de camuflagem claramente não é mais apenas sobre ser camuflado, mas é uma reviravolta irônica agora sobre se destacar da multidão. As pessoas estão optando por ser ousadas e fazer uma declaração usando roupas que foram originalmente destinadas a operações militares e de guerra.

UM BREVE HISTÓRICO

A turbulência da década de 1960 nos EUA ajudou a reformular as roupas militares excedentes como rebeldes, e não utilitárias. Dos hippies, aos que buscavam se desvencilhar do consumo capitalista, aos militantes que se organizavam contra o poder do Estado, o traje militar era uma constante. 

Os estudantes universitários veteranos vestindo verde-oliva na década de 1960 quebraram o vínculo entre as roupas e os militares que foram projetados para vestir, se apropriando e descontextualizando as roupas em um ato de subversão. 

Sim, foi o veterano estudante universitário americano da década de 1960 que trouxe a estética militar totalmente para a moda popular. Roupas feitas com estampas de camuflagem chegavam e pareciam uma novidade exótica, como um animal de safari, cujos padrões também eram populares na época.

Para muitos ex-militares, o uso de peças antigas de seus uniformes não era bem uma escolha, mas sim uma necessidade devido à escassez e roupas caras. Embora essa necessidade certamente desempenhasse um papel, as roupas eram casuais e confortáveis, ao mesmo tempo em que agiam como um significante visual do aluno veterano. 

Com a guerra no Vietnã diminuindo e os estudantes universitários se formando, eles trouxeram seus estilos militares excedentes dos campi universitários para a cultura americana dominante. 

Assim como o jeans, a estética militar acabou sendo despojada de seu contexto e significado. A natureza subversiva e marginal das roupas militares foi corroída, se tornando popular entre os americanos de todos os tipos e adotando estilos casuais mais confortáveis ​​de vestir. 

A CAMUFLAGEM NA MODA

Porém, se no objetivo militar a camuflagem servia para que os soldados passassem despercebidos por seus adversários, na moda, essa estampa pouco fazia para esconder seus usuários, possivelmente até chamavam mais a atenção para eles. Eram roupas que ostentavam os esquemas de cores de camuflagem usuais, mas sem as limitações do propósito original.

E por falar em cores, a camuflagem popular exibia tons altamente impraticáveis, como cores pastéis brilhantes ou neon. Também assumia formas marcadas com arte, ousadamente mesclados com purpurina e às vezes sobrepostos à animal print ou estampas florais. A estética militar na moda trouxe um horizonte de imaginação ao consumidor, com intenção totalmente lúdica.

Existem inúmeras maneiras de adotar a moda militar em seu novo estilo, mas uma coisa é certa, essa é uma tendência que nunca sai do campo e está sempre em combate.

Embora muitas tendências da moda apareçam e desapareçam em um piscar de olhos, há uma razão para o estilo militar existir desde a introdução da liberdade nos EUA. Confeccionadas com materiais duráveis ​​que podem suportar os elementos da guerra, é certo confiar que as peças militares permanecerão intactas por muitos anos.

Roupas de camuflagem hoje são usadas por designers e pessoas a fim de atrair a atenção em vez de evitá-la. O padrão incomum é um toque de anormalidade em um guarda-roupa do dia a dia

Calças cargo, botas de combate ou jaquetas camufladas, seja para batalhas ou na rotina, elas serão sempre úteis pra qualquer lugar, em qualquer ocasião do seu dia.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.