O longa-metragem “Irmãos por Escolha”, que apresenta a formação dos oficiais do exército na Academia Militar das Agulhas Negras, é um filme que trata, acima de tudo, de superação e amizade.

O documentário brasileiro “Irmãos por Escolha” mergulha de forma corajosa e autêntica na vida cotidiana dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Capturando a essência de suas jornadas de formação, o filme nos apresenta um cenário complexo e emocionalmente intenso, onde honra, companheirismo, disciplina, resiliência, honestidade, compromisso, persistência e legado emergem como pilares fundamenteis.

Há alguns valores que falam por si só e apresentam diversos aspectos. E outro ponto de bastante interesse é a frase que acompanha o título do filme: “nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos”.

O sentimento de honra que permeia a academia transcende a tela, revelando-se nas atitudes e decisões dos cadetes. A busca incessante pela excelência e o compromisso com valores maiores do que o indivíduo são testemunhos da profundidade dessa convicção. Assim, o longa-metragem expõe a luta diária para manter essa honra intacta, mesmo diante de desafios árduos e o fortalecimento mental é tão importante como o físico.

E, ao adentrar no universo acadêmico militar, o diretor Gabriel Mattar aponta na imersão num ambiente que o grande público não está acostumado, mas que nós conhecemos muito bem: a vida dentro de um quartel, onde valores são inegociáveis.

Apresentado como o “o primeiro longa na história a ter sido filmado dentro da AMAN”, o documentário de uma hora e meia apresenta calouros do sistema militar nacional em diversas tarefas que visam maturar os jovens. São quatro anos de formação e as histórias apresentadas, sem dúvidas, são baseadas no sentimento de irmandade que se adquire ao longo da vida dentro da AMAN.

Outro ponto interessante se dá no quesito disciplina. Visível em cada ação, ela é retratada num comprometimento intrínseco com a profissão militar. Seja pela rotina rigorosa ou pelas exigências da academia, ela se reflete na dedicação incansável dos cadetes em superar suas limitações e aprimorar suas habilidades.

Sem sombra de dúvidas, a disciplina é o alicerce sobre o qual a resiliência é construída.

E por falar nela, a resiliência aparece como, talvez o traço mais marcante. Marcada intensamente na trajetória de cada aluno, o filme retrata os altos e baixos, apresentando diversos obstáculos que parecem insuperáveis. Mas cada derrota é mais um tijolo que constrói uma parede de força interior, que aumenta o crescimento pessoal e profissional.

Em suma, “Irmãos por Escolha” é um filme muito interessante, onde se observam os detalhes e a rotina da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), algo nunca visto anteriormente no cinema. Com isso, entrega ao espectador uma abordagem inédita e diferenciada, o que torna o longa quase obrigatório para quem estima o mundo tático e militar.

O filme encontra-se disponível na Netflix. Bora?

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.