Sim, sabemos que é muito fácil sair para uma corrida ou outros tipos de práticas outdoor quando o sol está brilhando e o clima está quente e agradável. Mas e quando o inverno chega, seu hábito de atividades ao ar livre entra em hibernação?

Embora seja um atrativo para alguns, a estação mais fria do ano sempre altera o ritmo das atividades. O certo é conseguir se manter em movimento o ano todo.

Fugir do sedentarismo, mesmo durante o inverno, é importantíssimo para manter o condicionamento físico e a saúde em dia. O exercício ao ar livre é bom para o corpo e a mente, não importa a época do ano.

Durante o frio, os exercícios podem ajudar a aumentar a sua energia, e sair de casa para treinar pode melhorar seu humor, além de também permitir uma reconexão com a natureza, aumento de foco e de criatividade.

Melhores atividades outdoor para praticar no frio

Quando se fala em atividades no inverno, o que logo vem à cabeça são esportes atrelados à neve.

Apesar de serem realmente muito boas para essa estação, sabemos que o Brasil não é um país de temperaturas negativas, portanto, deixaremos os esportes de neve de fora dessa lista.

Mas nem só de neve se vive no frio! Confira ótimas atividades para esquentar seus treinos:

Arvorismo

Para quem gosta de ter contato com a natureza e mesmo no frio não quer perder essa conexão, o arvorismo é uma excelente escolha. O esporte consiste na travessia de plataformas montadas no alto de árvores e pode ser feito através de tirolesas, escadas e pontes, permitindo que o praticante consiga explorar novos ambientes de maneiras diferentes.

Escalada

A escalada tem se tornado um esporte mais comum nos últimos tempos devido à adrenalina gerada pela prática, ao ganho de confiança e aos benefícios físicos que traz. Além de fortalecer braços e pernas, ela também ajuda a tonificar músculos do abdômen, reduz o estresse e libera hormônios do prazer, como a endorfina.

Quando praticada em ambientes externos, a escalada permite o contato com a natureza e a exploração de obstáculos reais em uma paisagem natural, fazendo com que o treino seja mais desafiador e gratificante.

Slackline

Para quem curte esportes mais radicais, o slackline pode ser a escolha ideal, principalmente para aqueles dias ensolarados no inverno.

Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar que tenha árvores para que elas auxiliem na sustentação da fita, e requer equilíbrio do corpo e da mente, concentração e resistência física.

Caminhada e corrida

Por que não usar os dias mais frios para dar uma caminhada/corrida? É sempre uma boa hora para calçar os tênis e aproveitar pistas, praças, calçadas e outros locais abertos para praticar essas atividades. Afinal, além de ajudar a melhorar a sensação térmica do corpo em caso de temperaturas baixas, melhora também o condicionamento físico, a qualidade do sono e ajudam a diminuir a ansiedade.

Pedalada

Outro esporte que está bastante em alta e cada vez mais aumentando o número de adeptos. Além de ser considerado um meio de transporte sustentável, a bicicleta pode ser uma aliada para o melhoramento físico e bem-estar.

Dentre os benefícios, estão a coordenação motora e o fortalecimento dos músculos. Por ser uma atividade de baixo impacto, pedalar também pode ser benéfico para recuperação de lesões ósseas e artrite e não prejudicar articulações.

Qual o tipo de roupa mais indicado para treinar no inverno?

O primeiro passo é trocar o excesso de roupas por peças confeccionadas com tecidos adequados, que serão capazes de aquecer e de, ao mesmo tempo, permitir a transpiração do corpo. Sendo assim, a melhor opção é optar por tecidos sintéticos, como o poliéster.

Isso porque, por mais que você sinta frio, em um determinado momento o seu corpo começará a suar. Roupas feitas de algodão ou de lã, neste caso, podem criar uma barreira entre o corpo e o ar, impedindo que o suor evapore e deixe a roupa toda molhada. Isso, inclusive, pode ocasionar uma sensação térmica mais fria após o término do treino.

Mas, se você é do time da sobreposição, opte por treinar com mais de uma roupa, de modo que, à medida em que seu corpo esquentar, seja possível retirar cada uma delas. E, para ir embora, coloque-as novamente.

Utilize a ideia de camadas, assim você garante a retenção do calor do seu corpo e a proteção à umidade e ao vento.

Evite peças de cotton, pois se o tecido umedecer, ele não irá proteger do frio, podendo causar até mesmo risco de hipotermia, caso o frio seja mais intenso.

Uma ótima ideia é investir em produtos desenvolvidos em materiais impermeáveis, o que é muito importante para aqueles momentos nos quais a previsão do tempo não funcionar exatamente como você esperava! 

Outros itens muito importantes para as suas caminhadas no inverno são gorros, luvas e cachecol. Caso não sinta a necessidade de sair de casa vestindo estes acessórios, leve-os na sua mochila.

A INVICTUS possui uma gama de jaquetas, camisetas e acessórios de inverno que, além de oferecer design, garantem a proteção e o conforto térmico necessário para cada tipo de aventura através de tecidos resistentes e de grandes tecnologias.

Treinar é importante em qualquer estação do ano, mas no inverno, estar protegido e preparado é indispensável!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.