Conhecido mundialmente pela sua durabilidade e resistência, o Tecido RipStop é utilizado em diferentes aplicações, seja em equipamentos como bolsas, malas e, principalmente, vestuário para encarar práticas extremas.

E dentro desse universo, o mundo tático e militar o utiliza para viabilizar peças como calças, específicas para enfrentar qualquer missão, em qualquer terreno. Por este motivo e para atender os mais exigentes padrões de uniformização das principais forças de segurança do país, a INVICTUS desenvolveu um Tecido RipStop exclusivo, denominado ULTIMATE.

Agora, além de estar presente nos uniformes de Instituições como Polícia Federal, Polícia Legislativa Federal e Polícia Rodoviária Federal, o Tecido RipStop ULTIMATE é utilizado na confecção de Calças Táticas para o público civil, através dos modelos Maverick e Platoon.

Algo que pouca gente sabe é que, para vencer as licitações, nossas Calças Táticas tiveram que apresentar mais de 19 laudos que comprovam através do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, que ela é resistente e com solidez de cor.

Ficou curioso em conhecer mais sobre nosso Tecido RipStop ULTIMATE? Então não resista e continue acompanhando este artigo, que contamos tudo pra você. PRA CIMA!

TECIDO RIPSTOP: O NOME QUE JÁ CONOTA O SEU VALOR

O Tecido RipStop surge de forma popular durante a Segunda Guerra Mundial, quando era necessário um tecido para criar uniformes militares que fossem resistentes e duráveis, mas ao mesmo tempo confortáveis. Afinal, milhões de soldados estavam no front e precisavam estar com seus uniformes, praticamente, o tempo inteiro.

Aliás, o nome já diz tudo: “RIP” – rasgar, e “STOP” – parar. Isso é possível graças ao entrelaçamento de fios, que acaba criando uma resistente superfície de bloqueio. Assim, caso aconteça um imprevisto que cause algum rasgo ou perfuração, esse método de cruzamento dos fios impede que rasgue ainda mais.

TECIDO RIPSTOP ULTIMATE: DURABILIDADE E ALTA RESISTÊNCIA

O ULTIMATE é o mais moderno Tecido RipStop da INVICTUS. Ele é o resultado de pesquisas tecnológicas e de mercado, onde são consultados diversos profissionais da área de segurança pública. Afinal, é importante, em primeiro lugar, ENTENDER PARA ATENDER as demandas de quem está na linha de frente, oferecendo neste caso, um uniforme funcional e que possa encarar qualquer missão.

Voltando ao assunto do Tecido RipStop ULTIMATE, ressaltamos que a tecnologia utilizada na construção do tecido permite que a peça tenha resistência e conforto. Em outras palavras, diferentemente de outros tecidos de outras marcas táticas, o ULTIMATE facilita os movimentos do operador sem alterar suas já conhecidas características de resistência a rasgos e atritos.

Outro ponto interessante é a implementação da tecnologia Ring-spun, que traz as fibras do fio retorcidas entre si. Assim, o tecido garante força e resistência sem comprometer o conforto e a maciez das peças.

Mas não adianta apenas dizer isso. O Tecido RipStop ULTIMATE e, consequentemente nossas calças, passaram por inúmeros laudos do INMETRO para apresentar a resistência, durabilidade e o conforto necessário para atender o público da segurança pública, privada e entusiastas do mundo tático e operacional.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS LAUDOS TÉCNICOS DAS CALÇAS TÁTICAS INVICTUS

ENSAIOS FÍSICOS

RESISTÊNCIA À ABRASÃO [Norma ASTM D3886:1999(2015)]

Este teste foi feito em máquina industrial, onde apresenta o teste do tecido contra um objeto altamente abrasivo (causa furos) e nossa calça apresentou um resultado de 1225 ciclos. Este resultado mostra que as Calças Táticas INVICTUS com Tecido RipStop ULTIMATE são extremamente resistentes.

RESISTÊNCIA À TRAÇÃO [Norma ABNT NBR 11912:2016]

Neste teste físico, um pedaço do tecido RipStop foi exposto a tração de maneira horizontal e apresentou ótimos resultados. Assim, nossas Calças Táticas garantem, acima de tudo, resistência durante a movimentação corporal.

TENDÊNCIA À FORMAÇÃO DE PILLING [NORMA ISO 12945-1:2000]

Sabe aquelas bolinhas (também chamadas de pilling) que são formadas no tecido depois de bastante uso? O Tecido RipStop ULTIMATE foi testado e recebeu a nota máxima 5. Ou seja, nos testes físicos realizados, o tecido não apresenta formação de pilling em sua superfície.

IMPORTANTE: No teste, a escala utilizada vai de 1 a 5, onde 1 apresenta pilling e 5 não apresenta.

ARMAÇÃO (NORMA ABNT NBR 12546:2017)

A composição do Tecido RipStop apresenta o entrelaçamento de fios de poliéster e algodão, criando uma resistente superfície repelente à água e óleo, além de incrementar a resistência a rasgos e perfurações e que não desfia. Com isso, garante-se mais durabilidade para a peça, mesmo sendo constantemente exposta à terrenos e situações limites.

ENSAIOS QUÍMICOS

SOLIDEZ DA COR À LAVAGEM [Norma ISO 105-C06:2010]

A composição do Tecido RipStop apresenta o entrelaçamento de fios de poliéster e algodão, criando uma resistente superfície repelente à água e óleo, além de incrementar a resistência a rasgos e perfurações e que não desfia. Com isso, garante-se mais durabilidade para a peça, mesmo sendo constantemente exposta à terrenos e situações limites.

IMPORTANTE: No teste, a escala utilizada vai de 1 a 5, onde 1 não apresenta solidez na cor e 5 apresenta solidez total.

SOLIDEZ DA COR AO SUOR [Normas NBR ISO 105 E04-2014]

Também por um teste químico, o tecido recebeu uma composição semelhante ao suor humano. Nele, é usada uma composição um pouco alcalina e ácida, sendo que ele recebeu nota máxima (5) na TRANSFERÊNCIA e ALTERAÇÃO.

IMPORTANTE: No teste, a escala utilizada vai de 1 a 5, onde 1 não apresenta solidez na cor e 5 apresenta solidez total.

REPELÊNCIA À ÁGUA E ÓLEO [Normas AATCC 22:2014 e AATCC 118 – 2013]

Estes testes mostram que a calça obteve uma nota 100 no quesito de repelência e água (ISO 5) e baixíssima absorção de óleo.

PROTEÇÃO UV [Norma AS:NZS 4399:2017]

Com testes de luz, que simulam a incidência solar no tecido, foi atribuído o fator de proteção solar UV 50+. Isso significa que existe um tratamento aplicado no acabamento do tecido que protege a pele dos efeitos nocivos dos raios UV-A e UV-B.

É importante ressaltar que o tratamento permanece no produto por toda sua vida útil, mesmo após várias lavagens.

DURABILIDADE E CONFORTO COMO TEM QUE SER

Em resumo, o Tecido RipStop ULTIMATE e o vestuário tático INVICTUS é uma evolução, trazendo o que tem de mais moderno e tecnológico para o cotidiano de um operador, seja no âmbito da segurança pública ou para venda na iniciativa privada.

Com isso, aumentamos o patamar do mundo tático no Brasil.

E isso é apenas o começo. VÁ E VENÇA!  

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.