A Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, é uma instituição essencial para a preservação da ordem pública no Brasil.

Com o objetivo de atuar em situações de crise, emergência ou eventos de grande relevância, a Força Nacional é composta por policiais militares e bombeiros militares de todo o país. Ela é subordinada Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e, como não poderia ser diferente, sua sede fica na Cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Neste artigo, vamos apresentar aos nossos leitores informações detalhadas sobre a história da Força Nacional, como é viabilizada sua atuação no Brasil e o processo de seleção dos profissionais que integram suas fileiras. Bora? Bora!

HISTÓRICO DA ENTIDADE

Fonte: Ministério da Justiça / Reprodução

O ano era 2004. O Brasil, com diversos conflitos armados e crises de segurança, precisa dar uma resposta aos acontecimentos que pipocavam por diversos locais. Foi aí que o governo brasileiro sentiu a necessidade de reforçar sua segurança com uma força tarefa.

Mas não seria algo fixo. Seriam os melhores militares do Brasil, que se juntariam de acordo com uma necessidade específica, para resolver conflitos armados, crises e desastres naturais, dia e noite. E aí que surge a Força Nacional de Segurança, por meio do Decreto Presidencial nº 5.289, de 29 de novembro de 2004 para atuar pela “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Seu principal objetivo é apoiar as forças de segurança estaduais e municipais em situações extraordinárias, fortalecendo o trabalho conjunto e a cooperação entre as instituições.

Outro ponto importante de destaque, quando abordamos a Força Nacional, é entender que ela não é uma Guarda Nacional, nem muito menos uma Polícia Autônoma. Ela é um programa de cooperação entre os estados-membros e a União Federal, a fim de executar, através de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em emergências e calamidades públicas.

Por questões estratégicas e de segurança, o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP não é divulgado pelo Ministério da Justiça.

ATUAÇÃO DA FORÇA NACIONAL NO BRASIL

Fonte: Ministério da Justiça / Reprodução

A Força Nacional, desde sua criação no ano de 2004, tem desempenhado um papel fundamental no combate ao crime organizado, na garantia da segurança em grandes eventos como a Copa de Mundo de Futebol (2016) e a Olímpiadas (2016), além de estar sempre #ProntaPraTudo e agir com rapidez e eficiência em situações de emergência, do Oiapoque ao Chuí.

Seus membros são acionados pelo Ministério da Justiça e podem ser enviados a qualquer parte do país, sempre atuando em cooperação com as autoridades locais.

Com isso, a Força Nacional de Segurança Pública também tem se destacado em missões de pacificação em áreas de conflito, trazendo estabilidade e proteção para comunidades vulneráveis e a população no geral.

Segundo informações de 2021, ela realizou 86 operações, com destaque para ações de policiamento ambiental e combate a incêndios florestais, atuação em terras indígenas; preservação e repressão de crimes urbanos e rurais, atuação em fronteiras, apreensão de drogas e participações em missões humanitárias no Haiti.

COMO É FEITA A SELEÇÃO DESSES POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES NA TROPA DA FORÇA NACIONAL?

A seleção de profissionais para integrar a Força Nacional é um processo muito criterioso. Geralmente, são escolhidos policiais militares e bombeiros militares com experiência e expertise em suas áreas de atuação.

Após a seleção, feita pela instituição de origem do candidato, é realizado um curso de capacitação chamado Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC. Nele, os candidatos são submetidos a treinamento físico e intelectual, abordando várias disciplinas, tais como Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força e outras específicas para cada tipo de atividade.

Depois da aprovação, os novos integrantes da Força Nacional permanecem cedidos por até dois anos, com eventuais exceções.

BATALHÃO DE PRONTA RESPOSTA: A UNIDADE DE ELITE DA FORÇA NACIONAL

Fonte: Ministério da Justiça / Reprodução

Sediado na cidade de Gama, no Distrito Federal, o Batalhão de Pronta Resposta – BPR, é a Unidade de Elite da Força Nacional.

Seu efetivo treina com unidades de elite do Brasil e exterior, está apto a ser empregado no policiamento ostensivo ou em operações policiais especiais em qualquer parte do país.

Seu contingente é não desmobilizável. Ou seja, ele fica de prontidão para atender situações críticas de segurança publico com extrema rapidez.

CONCLUSÃO

A Força Nacional de Segurança desempenha um papel essencial na manutenção da ordem e na garantia da segurança em todo o Brasil.

Com sua atuação, ela abrange desde o combate ao crime organizado até o apoio em situações de emergência e eventos de grande porte.

Com uma seleção criteriosa de policiais militares e bombeiros militares, garante a capacidade operacional e o profissionalismo da tropa. Por isso, a FNSP é uma instituição de exímia importância para o Brasil, sempre pronta para proteger e servir a população, seja aonde for!

IMAGENS CEDIDAS PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.