Destemidas, corajosas, persistentes, munidas de honra e detentoras de exímia bravura. No mês da Mulher, queremos apresentar algumas das guerreiras referências no mundo tático, operacional e armamentista.

Não é uma luta fácil. Porém sabem que aqui, ninguém foge da batalha. Cada vez mais mulheres enfrentam o desafio de estar na linha de frente. E de todas as missões, talvez ser mulher seja a mais desafiadora.

Por isso, nada melhor do que uma entrevista com uma prata da casa, extremamente casca-grossa: Edilaine Mansueto.

Boa leitura e senta o dedo na matéria. Pra cima!

INVICTUS: Como é ser mulher HOJE na Polícia Militar? Existe diferença entre quando iniciou sua vida na segurança pública e agora?

Quando entrei na PMMS, apenas 10% das vagas eram destinadas às mulheres. Sempre defendi que conquistamos espaços e diminuímos o preconceito, quando passamos de fato FAZER ao invés de FALAR.

De 1998 pra cá, muitas coisas mudaram: hoje temos mulheres desempenhando funções que antes nem se cogitava. Hoje temos, inclusive, mulher comandando Batalhão, mulher como Sub Cmt Geral e mulher à frente de um Sub comando de Força Tática, como no meu caso.

INVICTUS: Como é sua rotina hoje? Como é o seu dia a dia na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul? Qual sua rotina de treinos?

Hoje atuo no 1º Batalhão que é responsável pelo policiamento da área central de Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul. Desenvolvo tanto a função de Adjunto de Comando de Força Patrulha, sendo responsável por gerir todas as viaturas da área central realizando Operações para coibir e reprimir crimes, como também sou Sub Cmt do Pelotão de Força Tática, sendo esta equipe a que presta apoio às Rádio Patrulhas e atua diretamente em situações de maior gravidade.

Por isto se faz necessário um treinamento físico e tático constante. Antes de assumir serviço, temos a doutrina de diversificar os treinos entre: boxe, natação, Crossfit e corrida, bem como treinamentos e nivelamentos táticos.

INVICTUS: Quais os desafios que você carrega por estar numa carreira historicamente masculina?

De sempre estar quebrando paradigmas e conquistando espaços relevantes, mesmo que em muitas situações, seja necessário, “pagar uma etapa” mais pesada.

Acredito que não queremos estar à frente dos homens, mas também não precisamos estar atrás.

O ideal seria que lado a lado, conquistando uma sociedade melhor para todos e que o gênero fosse deixado de lado (guardada as devidas proporções) e a competência prevalecesse.

INVICTUS: Com certeza, sua história de vida e as suas redes sociais influenciam milhares de mulheres em todas as regiões do Brasil. Qual a palavra de motivação que você quer deixar para elas?

Como disse Sun Tzu: “a vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço.” 

Se quisermos de fato conquistar algo, temos que focar em nossos objetivos e estar disposta a alcançá-lo. Nem sempre estaremos motivadas, nem sempre a vida será de dias felizes… digo isto com conhecimento de causa. Já passei por diversas situações onde desistir talvez fosse a melhor opção, fosse o mais “confortável” mas será que eu teria conquistado meus objetivos se tivesse desistido no meio do caminho? Com certeza NÃO. 

Temos que saber que por mais que doa passar pelo processo, só se atinge o propósito assim! Por tanto: NÃO DESISTAM, ACREDITEM EM SEU POTENCIAL e sempre deem o seu MELHOR em tudo que se propor a fazer. Valerá a pena, estavam certas disto!

INVICTUS: Como você atualmente educa sua filha, que é adolescente? Como é ser mãe e taticana? Quais os ensinamentos que você passa para sua filha? Como é a relação entre vocês?

Um relacionamento de amor, como deve ser entre mãe e filha. Meu desejo é que minha filha seja feliz e para isto o diálogo, ajustes e conselhos devem ser constantes. Acredito também que palavras comovem, mas são os exemplos, os bons exemplos que de fato fará com que ela faça as escolhas corretas.

Sempre estou alertando no quesito segurança, de como se portar nas ruas, quando sai sozinha, sobre redes sociais dentre outras coisas. Vejo muitos crimes acontecendo porque a vítima não se antecipou ao fato, onde muitas vezes estava distraída ou até mesmo divulgou via rede social toda sua rotina, isto é dar munição para quem quer cometer ilícitos.

Minha filha vê minha postura, minhas condutas estando fardada ou não, minha rotina. Seja indo ao supermercado (sempre atenta e armada) seja o modo que estaciono o carro na garagem de casa, sempre observando possíveis suspeitos, dentre outras condutas que dificultam ser pega “de surpresa” por um infrator. Sendo assim, ela também já se acostuma com estes hábitos aumentando sua segurança quando não estou perto dela.

INVICTUS: Agora, que tal deixar um recado para os leitores do Blog INVICTUS, especialmente para todas as guerreiras que destroem o impossível todos os dias?

“Ousadia para correr riscos, sabedoria para escolher quais!” 

Que não tenhamos medo de enfrentar os desafios que a vida nos apresenta, que possamos desfrutar com alegria o processo até atingirmos nosso propósito!

INVICTUS: Por último, o que é Liberdade Para Você?

Liberdade é buscar a minha felicidade, independente do que os outros falem ou pensem a meu respeito. É saber aproveitar a vida diariamente, independente das dificuldades que muitas vezes ela nos apresenta. E saber que estamos aqui de passagem e que por isto temos que VIVER INTENSAMENTE!

A INVICTUS deixa aqui um agradecimento mais do que especial à guerreira Edilaine, uma influência incrível e necessária para guerreiros e guerreiras que almejam alcançar seus objetivos por meio do constante treinamento e dedicação. PRA CIMA!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.