Atenção, guerreiro! Confira tudo sobre a CORE – Coordenadoria de Recursos Especiais, unidade de Elite da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Considerada por muitos especialistas de segurança pública como um dos melhores grupos de operações policiais especiais do Brasil, o assunto aqui hoje contempla a história da CORE – Coordenadoria de Recursos Especiais, do estado do Rio de Janeiro. FALCÃO SEMPRE!

HISTÓRIA: COMO SURGE A CORE-RJ?

A história da Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE do Estado do Rio de Janeiro, se envolve diretamente com a história e urbanização massiva da própria cidade.  

Ela se origina a partir do Grupo de Operações Especiais (GOE) no dia 4 de julho de 1969, com a proposta de ser a Unidade de Operações de Elite da Polícia Civil do RJ. Em outras palavras, reunir os melhores homens da instituição e receber treinamento constante e específico, no intuito de forjar verdadeiros guerreiros especializados.

Não podemos esquecer que, na época, existia a luta armada no país, com diversos grupos paramilitares agindo no Brasil e principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Isso gerou a necessidade de montar um grupo operacional, no mais alto padrão operacional, para poder proteger a população civil.

Foi assim que, inicialmente, o grupo foi formado por doze homens, começou a escrever com tinta dourada o livro da reconhecida instituição. E a história desses heróis anônimos também é contada por pessoas socorridas pela CORE após serem vitimadas por acidentes, afogamentos ou ações criminosas. Uma informação pouco difundida da gloriosa história da CORE-RJ é que ela é pioneira no resgate aéreo no Brasil.

A DIVERSIDADE DE OPERAÇÕES DA CORE-RJ

Como não poderia ser diferente, a maioria das missões que envolvem os guerreiros da CORE-RJ envolvem alto risco. Assim, o apoio operacional em diversas regiões do Rio de Janeiro é fundamental para manter a cidade e sua população segura.

Outros pontos fortes dos operadores táticos da Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE é atuação em resgates, segurança de autoridades, operações com explosivos e operações com cães farejadores.

Todas estas atribuições, sua diversidade, e a excelência na realizado de diversas atividades internacionais conferem à instituição amplo reconhecimento e respeito internacional.

Ainda, são especialistas em progressão em áreas de risco, tiro tático, contra emboscada, retomada de edificações e resgate de reféns. Mas, sobretudo, são homens abnegados que colocam diariamente suas vidas em risco em defesa do próximo.

Não é por acaso que a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) esteve à frente das ações que interromperam as sequências de graves crimes praticados pelos traficantes mais procurados do Rio, como PitBull da Mangueira, Bem-te-vi, Roupinol, Matemático e Playboy, além de ter realizado a captura de milhares de delinquentes, armas e drogas.

Por isso, quando uma situação precisar de especialistas em táticas operacionais no Estado do Rio De Janeiro, seja no interior ou na capital, você pode ter uma certeza: o CORE-RJ será acionado e dará conta do recado.

Ainda compõem a CORE a Seção de Operações com Cães – SOC, a Seção de Treinamento Especializado – STE, a Seção de Atiradores de Precisão – SNIPER, o Setor de Apoio Policial -SAP, o Serviço Aeropolicial – SAER e outros. Uma verdadeira Unidade de Elite para proteger e servir aos cidadãos de bem do Estado do Rio de Janeiro.

COMO INGRESSAR NA CORE-RJ?

Para ter a honra se se tornar um membro de elite da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, primeiro você precisa realizar concurso público para pertencer à instituição supracitada.

Após a conclusão do estágio probatório, os membros já podem se candidatar ao processo seletivo, mas com certeza será a prova mais difícil da vida do candidato! O motivo é muito simples: a porta de entrada para a CORE-RJ é o Curso de Operações Táticas Especiais – COTE, um dos cursos táticos mais difíceis do mundo, onde uma porcentagem mínima de pessoas logra concluir com êxito.

A grande maioria dos candidatos acaba tocando o sino, pois não conseguem aguentar o árduo esgotamento físico e mental que o curso oferece. Para ter um exemplo, em meados de 2021 aconteceu o XII COTE onde, dos 83 policiais que iniciaram o curso, apenas 13 atingiram o final, chegando à glória eterna de se tornar um falcão.

Boa parte do curso não é divulgada e só quem está envolvido diretamente, seja como instrutor ou como participante, sabe dos desafios do mesmo. Contudo, podemos afirmar que os limites físicos e mentais são testados. Ou seja, os guerreiros precisam mostrar grande resistência, rapidez mental, inteligência emocional, resiliência e antifragilidade, dentre outras qualidades. Até porque numa situação tática, onde não há margem para o insucesso, os bandidos cariocas e fluminenses não darão nenhuma oportunidade. É preciso estar pronto. É preciso estar #ProntoPraTudo!

A SIMBOLOGIA DA CORE-RJ

O Falcão, guerreiro, é o animal mais veloz do mundo. Ele é um verdadeiro caçador por natureza, além de forte e preciso em seus ataques. Por isso, os operadores táticos da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro são verdadeiros Falcões. Guerreiros treinados ao extremo, acostumados a atuar em condições adversas e preparados para situações não convencionais, atuando de forma rápida e precisa.

É por isso que o animal foi escolhido para ser o símbolo da CORE-RJ. Ele externa o sentimento desses homens de que a luta contra o crime organizado, a defesa da sociedade e da democracia é contínua. PRA CIMA!

VOE ALTO COMO UM FALCÃO DA CORE-RJ

Aqui na INVICTUS, O DNA tático urge de maneira contínua em cada equipamento, vestuário e acessório desenvolvido para operadores das forças especiais e táticas nacionais.

Temos muito claro que os guerreiros na linha de frente do serviço operacional precisam estar sempre #ProntosPraTudo. Assim, para nós não existe nada mais complacente do que proporcionar, diariamente, opções para equipar e vestir guerreiros táticos em suas rotinas operacionais.

Vencer é uma questão de preparo, GUERREIRO! E você sabe muito bem: contar com a INVICTUS é estar um passo à frente em todas as suas jornadas. Lembre-se que o combate ao mal é uma chama que nunca se apagará e sempre vamos estar juntos! FALCÃO, SEMPRE!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.