Conheça como esse guerreiro casca-grossa iniciou sua carreira no mundo operacional e quais são os seus planos para 2023.

O Brasil é um berço de guerreiros, a vida por aqui nunca foi fácil e apesar das inúmeras maravilhas naturais e culturais, sempre tivemos de lidar com dificuldades sociais que nos tornaram um povo calejado.

Não à toa que o Brasil é notoriamente conhecido por ser o lar de diversas unidades de operações especiais com reputação lendária, e por isso, outras unidades internacionais visitam o nosso país todos os anos para treinar com esses combatentes destemidos.

Nosso primeiro artigo do ano trará um pouco da trajetória de um operador tático de grosso calibre, que dedica a vida para combater a criminalidade e instruir outros guerreiros nas mais avançadas técnicas de combate: Andrade do ACOMBAT.

Bora conferir?

INVICTUS: Conte-nos um pouco da sua trajetória, como foi o início da sua carreira na polícia até o momento atual?

ANDRADE: Eu iniciei minha carreira militar no ano de 1993, quando ingressei para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. No ano de 1999, fui aprovado nos quadros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e depois ingressei na Policial Civil do Estado do Rio de Janeiro. Como Inspetor de Segurança e administração Penitenciária, integrei também os quadros do antigo SOE, Serviço de Operações Externas do DESIPE.

No ano de 2004, fui um dos fundadores do GIT, Grupamento de Intervenção Tática da SEAP/RJ. Lotado no GIT, integrando o núcleo de instrução da unidade, participei ativamente na criação do Centro de Instrução Especializada – CIESP, onde atuei como um dos instrutores até 2016.

Dentro desses 13 anos de serviço prestado ao GIT, atuei como integrante das equipes operacionais, líder de equipe, instrutor do núcleo de instrução, Chefe de Intervenção Tática e Chefe do Grupamento de Intervenção Tática.

Na minha trajetória antes de me tornar policial civil, em razão da minha qualificação e dedicação, fui convidado a servir cedido a PCERJ – mais especificamente aos quadros do SOTE da CORE – onde permaneci até a conclusão do curso de formação policial e posterior nomeação como Oficial de Cartório Policial.

Atualmente estou lotado no CORE – PCERJ.

INVICTUS: Como foi o processo de começar a instruir operadores que deu origem ao Acombat?

ANDRADE: Sempre gostei das áreas de tiro e táticas operacionais. Dessa forma busquei me aperfeiçoar dentro das instituições policiais por onde passei. Realizei alguns cursos operacionais, destaco entre eles os principais: Curso de Ações Táticas – PCERJ, Curso de Operações Especiais Penitenciarias – Polícia Penal Rio de Janeiro, Curso de Operações Táticas Especiais – CORE /PCERJ, Curso de Operações Aéreas – CORE/ PCERJ, Curso SWAT – Polícia de Miami, EUA.

A partir de então, com o conhecimento adquirido procurei especialização nas instruções de tiro, CQB e patrulha, passando a ser convidado para instruir em cursos de tiro tanto no campo privado como institucional. Até que um dia, impulsionado por amigos a montar minha própria empresa de treinamento, nasce a ANDRADECOMBAT TEAM, isso mesmo, esse foi o primeiro nome e estou falando de 2014 mais ou menos. O início do que seria a ACOMBAT.

O sonho torna-se realidade, os cursos crescem e ganham o Brasil. Dessa forma, um grande amigo, Pirata, do canal Polícia Brasileira, sugere a mudança do nome para ANDRADECOMBAT para no futuro ser ACOMBAT. E não é que deu certo?

INVICTUS: Como tem sido a parceria da INVICTUS com o ACOMBAT para você?

ANDRADE:  Falar da parceria com a INVICTUS é muito fácil. Exatamente no momento de crescimento da ACOMBAT, a INVICTUS surge por indicação do Pirata. Isso mesmo, o camarada que sugeriu a mudança do nome, dizendo que conheceu uma empresa que gostaria de patrocinar o projeto. Essa conexão foi muito bacana, pois ambas as empresas estavam buscando o melhor para o mercado e com uma vontade enorme de crescer.

Trabalhar dessa forma é a receita perfeita para um resultado positivo e surpreendente. Tive a oportunidade de colaborar no desenvolvimento de determinados produtos dando suporte técnico, inclusive em testes de alguns equipamentos. Estamos falando de um relacionamento de quase 6 anos se não me falha a memória.

O carinho, respeito e admiração mútua é outro ponto que não poderia deixar de destacar durante todo esse período de trabalho árduo, onde sempre procurei elevar o nome da marca não só no Brasil, mas em campanhas nos EUA, Alemanha e Espanha.

A ACOMBAT está na torcida para mais um ano de atividades em conjunto, com muito sucesso e desafios.

INVICTUS: Quais são os planos para 2023?      

ANDRADE: “Resiliência” acho que vai ser a palavra determinante para o nosso segmento. Não só em 2023, mas para os anos que se seguem. Vamos direto ao dicionário:

Adjetivo, que possui resiliência, capacidade de voltar à sua forma original, depois de ser alvo de deformação ou choque; flexível. [Figurado] Qualidade de quem tem capacidade de se adaptar às intempéries, às alterações ou aos infortúnios.

Vamos precisar dessas características para passar pelo que está por vir, mas para o nosso segmento nunca foi fácil e não vai ser agora que iremos deixar de trabalhar e lutar por aquilo que acreditamos.

INVICTUS: Gostaria de deixar alguma dica ou mensagem para os guerreiros e guerreiras que nos acompanham destruírem o impossível este ano?

ANDRADE: Como Cristão, acredito em um Deus vivo, que nos ampara nos momentos mais difíceis e que nos criou para ter uma vida em abundância.  Só que para isso devemos fazer a nossa parte. Preparar o terreno para que Ele possa mandar a chuva na hora certa. Então, creia, pois Ele é o verdadeiro Operações Especiais e sabedor de todas as coisas. No tempo Dele tudo se resolverá.

Ah, mais uma coisa, Ele não gosta de preguiçosos. (Risos)  

E aí, guerreiro, deu pra entender por que o Andrade é uma verdadeira lenda do mundo operacional, não é mesmo?

Deixamos registrado o nosso agradecimento e respeito por esse combatente e parceiro, e aguardamos animados para ver os frutos que a parceria entre a INVICTUS e a ACOMBAT produzirá em 2023.

Honra máxima, guerreiro!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.