Membros das Forças Armadas, os snipers são conhecidos pelo número de inimigos abatidos e pela distância dos disparos dados. Mas você conhece os mais importantes do mundo? Selecionamos alguns para que você conheça pelo nome.

Surgidos na Guerra da Independência dos Estados Unidos, em 1775, quando atiradores locais acertaram formações inglesas a distância, os snipers foram responsáveis por abater todos os oficiais de alguns batalhões ingleses. Foram os caçadores de pele que, equipados com seus rifles Kentucky, os realizadores desse feito, graças à qualidade de seus equipamentos e o longo comprimento do cano de suas armas, que possibilitava mais alcance e precisão do que os fuzis dos soldados ingleses.

Ao longo desses anos todos, muitos foram o snipers que se destacaram pelo seu talento letal. E agora você vai conhecer alguns deles. Mire na leitura!

SIMO HÄYHÄ – O MAIOR E MAIS LETAL SNIPER DA HISTÓRIA

Nascido em uma fazenda, na fronteira da Finlândia com a Rússia, Simo Häyhä prestou serviço no exército finlandês por um ano. Quando a União Soviética invadiu a Finlândia, em 1939, decidiu se juntar à milícia paramilitar denominada Guarda Branca e defender seu país.

Sob temperaturas entre – 40 ºC e – 20 ºC, ele se escondia na floresta para emboscar soldados soviéticos. Vestindo traje branco e tendo a camuflagem na neve, Häyhä ganhou o apelido de Morte Branca, ou Valkoinen Kuolema, em finlandês. Nos três meses em que lutou, 505 mortes foram registradas em seu nome (algumas versões chegam em 550 mortes). O homem era brabo.

Ele usava uma variante finlandesa do fuzil russo Mosin-Nagant, mais adequada à sua baixa estatura. Sua preferência era de usar mira de ferro em vez de miras telescópicas, para não ter que levantar mais a cabeça para obter uma maior estabilidade, e da lente refletir a luz do sol.

O exército russo intensificou missões para executar Simo, usando contra-atiradores, só que sem sucesso, pois ele matou absolutamente todos os soldados enviados para eliminá-lo. Porém, em março de 1940, um soldado russo acertou com um tiro de munição explosiva a sua cabeça. Antes de desmaiar, ele matou o soldado. Simo Häyhä não morreu, mas ficou com sua mandíbula comprometida permanentemente e seu rosto deformado. O maior herói da Finlândia faleceu aos 96 anos, em 2002.

LYUDMILA PAVLICHENKO – A MELHOR MULHER FRANCO-ATIRADORA QUE JÁ EXISTIU

Nascida na Ucrânia em 1916, aos 14 anos, começou a trabalhar em uma fábrica de munições e logo entrou para um clube de tiro. Isso foi um passo para se tornar uma ótima atiradora, tanto que foi campeã de todos os torneios de tiro de que participou. Detalhe: contra homens.

Durante a Segunda Guerra Mundial se alistou para ser sniper. Na fila do alistamento o responsável riu dela, falando para Lyudmila ser enfermeira. Resiliente, ela insistiu, foi aceita e o resto virou história. E ela virou uma lenda.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas mulheres serviram no Exército Vermelho, da União Soviética. Lyudmila Pavlichenko era uma delas, só que com fama, pois, sozinha era uma espécie de batalhão de elite. Por onde quer que chegasse, todos queriam vê-la.

Usando seu Tokarev SVT-40, obteve a impressionante marca de 309 mortes, sendo 36 snipers inimigos. Pavlichenko se tornou a melhor mulher franco-atiradora da história mundial.

Em 1942, após ser atingida por um morteiro, ela deixou a guerra. Recuperada, começou a treinar outros atiradores, continuou os estudos em Kyev e seguiu a carreira acadêmica como pesquisadora da Marinha. A guerreira veio a falecer aos 58 anos, em 1974.

WALI – O MELHOR ATIRADOR SNIPER DA ATUALIDADE

Ele usa apenas seu apelido, e é considerado por muitos como o melhor atirador de elite do mundo atualmente. Esse é o conceito do canadense Wali. Estamos em outubro de 2022, e no momento que você lê este texto, ele está na Ucrânia para cooperar com o país na guerra contra a Rússia.

Sobre essa batalha, o próprio Wali comentou que “o presidente da Ucrânia, Zelensky, me falou que eles precisavam de um franco-atirador. Isso é como um bombeiro que escutou o alarme tocando. Eu tenho que ir”.

Para tal missão, Wali deixou o filho e a esposa no Canadá, que o apoia na missão, tanto que falou que ela não poderia proibir o esposo de cumprir com seu dever, já que ele ficaria em casa muito triste.

Hoje, Wali é considerado um dos maiores snipers da história por sua precisão em tiros de longa distância. Ele é o atual detentor do recorde ao abater um inimigo do Estado Islâmico no Iraque, em 2017, com a distância de inacreditáveis 3,5 km, num tempo abaixo de 10 segundos. O recorde anterior que era de 2,4 km.

O fuzil que ele usa é o McMillan Tac-50, de longo alcance de calibre .50, considerado o top das armas de longa distância, e o parceiro ideal que faz com que Wali tenha se tornado um dos principais combatentes de sua posição dentro das Forças Armadas do Canadá e o melhor sniper do mundo nos dias de hoje. Isso é pra poucos, guerreiro!

CHRIS KYLE – O SNIPER QUE VIROU FILME

Imagine você ser um dos melhores na sua função no seu país, virar herói nacional e ter sua vida como inspiração de filme que concorre ao Oscar. Num breve resumo, essa foi a história de Chris Kyle, ou Christopher Scott.

Chris entrou na Marinha em 1999, e logo teve contato com os SEALS, onde, após um exigente processo, foi selecionado e treinado para ser um atirador de elite. Nos seus dez anos de carreira, participou de quatro missões no Iraque, onde era conhecido como “O Diabo de Ramadi”. Neste tempo, sua cabeça valia uma recompensa de 21 mil dólares e que depois subiu para 80 mil. Ao longo da carreira recebeu diversos prêmios pessoais, medalhas e condecorações. Entre os títulos recebidos, foi reconhecido pelo Departamento de Defesa dos EUA como o maior franco-atirador da história do país, já que foi o responsável por abater mais de 160 inimigos em combate.

Após ser dispensado com honras das formas armadas, em 2012 escreveu o livro que se tornou best-seller “American Sniper: The Autobiography Of The Most Lethal Sniper in U.S. Military History”, que inspirou o filme American Sniper, dirigido por Clint Eastwood, em 2014, e que ambos contam sua história. Também se juntou à FITCO, uma ONG que se dedica aos veteranos de guerra.

Um ano antes, em um campo de tiro no Texas, Chris e seu canga Chad Littlefield foram baleados e mortos por Eddie Routh, um ex-fuzileiro que já possuía histórico de estresse pós-traumático e que estava recebendo auxílio das duas vítimas.

O funeral de Chris Kyle atraiu milhares de pessoas por onde passou, com transmissão pelas TVs e um cortejo com milhares de carros e motos, que percorreu em torno de 320 km. Enfim, uma vida digna de um filme de Hollywood.

ASSOMBROSO – O SNIPER BRASILEIRO

Em 1999 Sargento Assombroso já era famoso quando aceitou embarcar para o Haiti numa missão de ajudar o Brasil a retomar uma área de milícia.
Na mais importante das batalhas, Assombroso foi letal ao extremo, pois teve acerto de 100%. Cada tiro dado era um inimigo morto. Os números finais não foram mencionados, só se cabe que foram dezenas.
Hoje em dia, Assombroso já deu baixa. Porém, segue sendo um verdadeiro mito militar do Brasil.
E por aqui você pode conhecer um pouco mais sobre essa fera, já que fizemos uma entrevista com essa lenda alguns meses atrás (Confira aqui).

Ainda existem muitos outros snipers mundo afora que se destacam pela precisão, bravura e eficiência. Por isso, logo já vamos começar a pensar numa provável segunda parte. O que você acha, guerreiro?  É sempre uma honra compartilhar conhecimento com vocês. Por aqui seguimos forte. Até a próxima leitura!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.