“Salve, lindo pendão da esperança! Salve, símbolo augusto da paz!” Assim começa o hino da Bandeira do Brasil, considerada por muitos, como uma das bandeiras mais bonitas do mundo, se não a mais. Bonita também é a sua história e suas curiosidades. Então, guerreiro, partiu ler e conhecer um pouco sobre a bandeira que também é um dos nossos símbolos nacionais?

Essa é uma história que remonta há 133 anos. Inspirada e criada para substituir a antiga bandeira imperial do país, que vigorou até o dia 15 de novembro de 1889 a atual bandeira nacional da República Federativa do Brasil foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, através do Decreto nº 4, preparado pelo membro do governo provisório, Benjamin Constant. Ela representa o fim do Império e o início da República, e teve como idealizadores o filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes, o filósofo Miguel Lemos, o pesquisador e astrônomo Manuel Pereira Reis e o desenhista e pintor Décio Villares.

Ela é a décima bandeira do Brasil. A nona bandeira é a mais curiosa, pois foi utilizada por apenas quatro dias, entre os dias 15 e 19 de novembro de 1989. Criada por Ruy Barbosa, ficou conhecida como Bandeira da República Provisória, sendo a flâmula muito parecida com a dos Estados Unidos, só que nas cores verde, amarelo, azul e branco.

AS CORES DA BANDEIRA E SEUS SIGNIFICADOS

A cor verde era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Ela passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média. É a cor símbolo da casa real dos Bragança.

Já o amarelo fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Era cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual Dona Leopoldina, esposa do imperador, era membro.

Por fim, o azul e o branco são cores que remontam ao Condado Portucalense, condado do qual surgiu Portugal, escolhidas por Dom Henrique da Borgonha.

Porém, ao longo dos anos, os brasileiros associaram para cada cor outros significados, mesmo que não sejam considerados oficiais:

Verde: as matas e a rica floresta brasileira;
Amarelo: as riquezas do país;
Azul: o céu limpo e os rios brasileiros;
Branco: o desejo pela paz.

ORDEM E PROGRESSO E A ESTRELAS

Em letras maiúsculas e escrita na cor verde, a frase “Ordem e Progresso” é um dístico idealizado por Raimundo Teixeira Mendes. Foi baseada nos estudos do filósofo francês Auguste Comte, fundador do positivismo. É a forma abreviada do lema político positivista: “O Amor como princípio e a Ordem como base; o Progresso como meta”.

Nossa bandeira é formada por 27 estrelas, sendo 26 estados e o Distrito Federal. O posicionamento das estrelas indica a distribuição das constelações no céu do Brasil. Elas são uma representação do céu do Rio de Janeiro, às 8h30 da manhã do dia 15 de novembro de 1889.

Acima da faixa branca do “Ordem e Progresso” está a estrela conhecida por “Spica”, que representa o estado do Pará, que em 1889 era o maior território acima do paralelo do Equador.

O HINO DA BANDEIRA NACIONAL

Com letra do poeta Olavo Bilac e composto pelo maestro Francisco Braga, o Hino à Bandeira foi uma composição pedida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos.

A obra foi apresentada pela primeira vez em novembro de 1906, no Rio de Janeiro, e como o Rio de Janeiro era na época a capital federal do país, foi por lá que o hino foi utilizado inicialmente. Posteriormente foi sendo executado nas corporações militares dos outros estados.

O Hino à Bandeira foi escrito com o propósito da população brasileira se habituar à nova bandeira, já que ela necessitava ser aceita e conhecida, tanto que em sua letra existe referência “ao céu estrelado”, objeto inexistente nas bandeiras anteriores.

Considerado um dos grandes nomes do parnasianismo no Brasil, Olavo Bilac utilizou várias características dessa escola literária na letra do hino. E a utilização de palavras difíceis e inversão da ordem das frases em poemas são dois exemplos. Por isso, é importante saber o significado de algumas expressões que estão sendo cantadas:

Pendão: bandeira
Augusto: digno de respeito, imponente
Formoso: belo
Verdura: referência à cor verde
Cruzeiro do Sul: constelação
Vulto: semblante
Paira: manter-se no ar
Pavilhão: estandarte

LETRA DO HINO DA BANDEIRA

Salve, lindo pendão da esperança!
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado
Compreendemos o nosso dever
E o Brasil por seus filhos amado
Poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira
Nos momentos de festa ou de dor
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!

Viu como nossa bandeira nacional possui diversas curiosidades interessantes? E o melhor que todos esses detalhes serviram para enriquecer ainda mais nossa história e cobrir de orgulho esse verdadeiro símbolo do Brasil, reconhecido no mundo todo.

Esperamos que você tenha curtido o conteúdo, guerreiro, e aumentado ainda mais o seu conhecimento. Pra cima!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.