Existem coisas que não podemos descrever apenas com palavras. E a Liberdade, guerreiro, é uma delas. Palavra de grande peso, define nossas ações e nossas opiniões.

Já os motociclistas definem esse sentimento a partir da partida na ignição, passando por uma estrada deserta, ao som do ronco de motor e um bom e velho Rock’n’roll e, principalmente, a fuga em direção ao desconhecido, ao labirinto urbano na selva de pedras; à imensidão das montanhas ou do litoral.

A sensação é incomparável.

Por isso, o artigo de hoje transcende o universo tático e trafega a toda velocidade pelo asfalto das mais diversas Highways do mundo. Seja bem-vindo ao universo das motos! Acelere a fundo no artigo, combate!

CLUBES DE MOTOS E A CULTURA MILITAR

A cultura Motorcycle tem seus inícios, praticamente, junto á invenção da motocicleta. Contudo, os clubes, também conhecido como MCs, surgiram de forma mais significativa nos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial, ou seja, em 1945. Não que antes não existissem, mas foi justamente a volta de milhares de soldados para casa que popularizou a cultura e o sentimento de união.

Assim, os laços de irmandade criados durante a guerra entre os combatentes, agora veteranos, foram transcendidos para as estradas, como símbolo de liberdade.

No Brasil, por exemplo, temos o primeiro clube fundado em 1927, chamado “Moto Club do Brasil”. Sediado no Rio Janeiro, ele resistiu às campanhas contra motociclistas, que eram associados à marginalidade pela mídia da época. Com o tempo, este estereotipo foi mudando, contudo, muitas pessoas sem conhecimento ainda tem o conhecimento errôneo sobre este estilo de vida, associando-o com arruaceiros.

ROUTE 66: UM ÍCONE DA CULTURA MOTORCYCLE

A lendária estrada americana, cravada no paralelo 35, tem sua origem no ano 1857. Foi o ano que o Tenente Edward Fitzgerald Beale recebe a missão de construir uma estrada ao longo do já citado paralelo.

Tempo depois, A estrada feita por Beale, se tornaria parte da famosa Rota 66 um verdadeiro ícone americano. Ela iniciava em Chicago, Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mónica. Com o passar do tempo, ela se tornou símbolo e sonho de motociclistas de todo o mundo.

Desde o início das obras, os engenheiros definiram que aquela rodovia seria construída para conectar as comunidades ao longo de seu curso, uma vez que a maioria delas não possuía acesso viário a outras localidades. Foram acopladas diversas rotas secundárias, que moldaram seu percurso.

Assim, desde o começo ela já foi reconhecida como uma das principais estradas dos Estados Unidos. Também é um dos caminhos mais usados nas migrações internas dos Estados Unidos, especialmente durante os anos 1930.

Foi economicamente muito importante para as comunidades localizadas ao longo de sua extensão. Os comerciantes situados à beira da Rota 66 viram nesta época muita prosperidade, devido à crescente popularidade alcançada pela rodovia.

Até hoje, motociclistas de todo o mundo embarcam na aventura de realizar seu trajeto, numa verdadeira peregrinação mundial desvendando os Estados Unidos.

LINHA MOTORCYCLE: LIBERDADE QUE ACELERA A ALMA

Foi baseado e inspirado nesses sentimentos, histórias e ações que alicerçamos a Linha Motorcycle.

Sim, fomos inspirados em guerreiros e guerreiras do asfalto, que não renunciam à emoção e a sensação de guiarem em direção à liberdade.

Com isso, os defensores da liberdade em duas rodas agora possuem uma linha que exalta o respeito e admiração por momentos inesquecíveis na estrada.

São camisetas e bonés indispensáveis para qualquer loadout que deixam você #ProntoPraTudo para cair na estrada com muito estilo urbano, além de versatilidade e conforto.

Você pode conferir nossa linha completa clicando aqui.

INVICTUS ENTREVISTA: QUAL SUA SUA RELAÇÃO COM O MUNDO DAS MOTOS?

Para reverberar a relação entre a marca #ProntaPraTudo e as motos, conversamos com o nosso Diretor de Operações, Leonardo Wanzeller e nosso patrocinado @zabaattack, guerreiros que não trocam por nada o sentimento de liberdade no asfalto. Confira:

LEONARDO WANZELLER

INVICTUS: Qual a sensação ao andar de moto e o que representa para você a moto e tudo que gira em torno desse universo?

LEONARDO: Para mim, andar de moto representa facilidade para driblar os congestionamentos na cidade e diminuir meu tempo de locomoção, para que eu possa me dedicar mais à família e ao trabalho, e um sentimento único de liberdade.

INVICTUS: Quanto tempo anda de moto, quais você já teve e qual a moto possui hoje em dia.

LEONARDO: Tenho moto há 5 anos, motivado principalmente pelo tempo perdido no trajeto de casa ao trabalho. Já tive diversas motos como BMW F650 GS, Kawasaki Versys 300 e atualmente piloto uma Triumph Tiger 900 Rally Pro.

INVICTUS: Por fim, alguma viagem ou passeio inesquecível que tenha feito em que a essência motorcycle tenha batido forte.

LEONARDO: Até hoje não fiz nenhuma viagem longa. Pretendo fazer um dia, com minha esposa, até porque gosto muito de fazer pequenos passeios no fim de semana que envolvam um bom almoço na beira da praia, aproveitando nosso litoral.

@zabaattack

INVICTUS: Qual sua sensação ao andar de moto e o que representa para você a moto e tudo que gira em torno desse universo?

ZABA: andar de moto é uma sensação de liberdade e adrenalina. Também consiste em um hobby emocionante e desafiador. Quando se está em duas rodas, é uma experiência completamente diferente de qualquer outro veículo. Em uma moto, você sente o ambiente a sua volta.

INVICTUS: Quanto tempo anda de moto, quais já teve e qual a moto possui hoje em dia?

ZABA: Ando de moto desde os 18 anos, já tive várias motos, entre elas uma tornado 250, depois uma lander 250 e então houve uma mudança radical para a Harvey-Davidson Softail slim que se tornou a paixão da minha vida.


INVICTUS: Por fim, alguma viagem ou passeio que você tenha feito e que foi inesquecível e por quê?

ZABA: um passeio que recordo e marcou bastante devido a alguns perrengues, como chuva e pneu furado, que fazem parte da vida de um motociclista, mas que sempre é superado pelo extinto de liberdade que somente nós conhecemos de verdade. Esse passeio foi para São Paulo, a selva de pedras.

CONTEÚDO EXTRA: O SOM DA LIBERDADE NO ASFALTO

É evidente que a cultura Motorcycle é forjada, todos os dias, através de guitarras distorcidas, bateria marcante, um baixo que parece o som do fim dos tempos, sempre com muito estilo, peso e velocidade.

Por isso, adicionamos ao nosso Spotify uma pitada de velocidade, numa lista com mais de 100 músicas para você pegar a estrada e ouvir junto ao ronco de motor, guiando sua moto entre as curvas e retas do desconhecido.

A curadoria está IRADA! Por isso não perde tempo, siga nossa última playlist e aumente o SOM!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.