Conheça os detalhes históricos da Mala Duffel Bag: uma peça que tem suas origens no âmbito militar e conquistou o mundo.

Um dos maiores bordões do mundo do esporte pode ajudar a compreender o mundo das Duffel Bag: clássico é clássico, e vice-versa. Como este modelo de mala, que surgiu no âmbito militar, se tornou um ícone da moda masculina? De onde vem o termo? Quais os materiais mais populares? As respostas destas e outras perguntas estão contidas neste artigo. Acompanhe agora mesmo e carregue sua mente de conhecimentos, guerreiro!

A ORIGEM DA MALA DUFFEL BAG

Resistência e ropustez, assim eram as primeiras malas Duffel Bags

Não dá para cravar uma data certa para a invenção da Duffel. Afinal de contas, desde que o homem começou a transportar ferramentas e acessórios de caça, pesca ou qualquer outra prática de maneira semelhante. Só que as primeiras malas eram produzidas com lã ou pele de animais e, embora suprissem a necessidade, o material utilizado tinha limitações quando expostos a sol e calor, por exemplo.

Seguindo na história, temos a época das grandes navegações. Assim, navios espanhóis e portugueses andavam pelos 7 mares, dominando-os. Por isso, bravos marujos e marinheiros precisavam carregar seus pertences e ferramentas de uma forma simples e prática. Porém, por conta da água salgava, as bolsas e malas feitas a partir de material de origem animal eram danificadas. Então, eles começaram a usar sobras de tecido. Muito grosso e robusto, que era usado para consertar as velas dos barcos, para fazer suas malas.

Este tecido utilizado em embarcações era altamente resistente ao calor, chuva e, principalmente à água do mar. Na época, existia apenas um fornecedor na Europa o produzia. Sabe onde ficava? Numa cidade portuária diminuta, localizada na região de Flanders, na Bélgica, chamada Duffel.

A POPULARIZAÇÃO DA DUFFEL BAG PERANTE O USO MILITAR

Elvis Presley numa icônica foto com sua Duffel Bag

Por ser uma mala versátil, robusta e resistente, ela acabou sendo utilizada para os mais variados usos, sempre com o intuito de carga. E uma das camadas sociais que acabou abraçando o modelo foram as forças militares dos Estados Unidos.

Existem inúmeros registros de Duffel Bags no campo de batalha, já na Primeira Guerra Mundial. Contudo, elas eram menores, com o tamanho de uma mochila ou até mesmo bornal. Por ser uma guerra de trincheiras, elas eram deixadas no interior.

Já na Segunda Guerra, houve modificações na usabilidade e na sua funcionalidade, pois foram adicionadas alças e a volumetria aumentou. Ainda, no pós-guerra, eles eram frequentemente encontrados em lojas de excedentes militares e em uso por veteranos, tornando-os incrivelmente populares.

Com isso, a popularidade só cresceu nas décadas seguintes até se tornar um item indispensável no vestuário masculino.

RESISTÊNCIA, FUNCIONALIDADE E PRATICIDADE

MALA DISCOVERY: A DUFFEL BAG INVICTUS

A Mala Duffel Bag Descovery possui ótima capacidade de armazenamento (compre aqui)

Como não poderia ser diferente, adicionamos à família de mochilas INVICTUS teve um reforço de elite: recentemente foi lançada no mercado a Mala Discovery, uma Duffel clássica, que traz toda a versatilidade, funcionalidade e resistência que uma mala dessas merece e precisa.

Produzida em tecido 600D resinado em PVC resistente à água, ela conta capacidade de carga de 34 L, formato cilíndrico e 3 opções de alça: de mão, de ombro e lateral, o que a torna muito cômoda de carregar.

Dá uma conferida no vídeo abaixo, onde a Discovery mostra que pode ser uma mala espaçosa e versátil, ideal para guerreiros que procuram estar #ProntosPraTudo em sua rotina.

A Mala Duffel Bag INVICTUS Discovery possui zíperes duplos e 5 compartimentos, sendo um deles Wet Pocket. Ele é um bolso específico para itens molhados ou sujos, que podem ser carregados de maneira separada, mantendo em condições de uso o restante do seu equipamento.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.