Dia de treino, arma pronta para e em condições de disparo, munições organizadas… mas, na hora de escolher os equipamentos, o que levar para o clube de tiro? Quais os itens indispensáveis no seu treinamento, guerreiro?

É isso que iremos abordar hoje no padrão INVICTUS, em um guia completo para assegurar um treino #ProntoPraTudo nas linhas de tiro.

Dúvidas? Então, pista quente!

Quais equipamentos levar para o clube?

Ainda que ocorra em um ambiente controlado, a prática do tiro esportivo exige cuidados importantes. Afinal de contas, caríssimo irmão de batalha, regras de segurança existem por uma razão, correto?

Entretanto, para além das fundamentais regras de segurança (controle de cano, dedo fora do gatilho, tratar a arma como se sempre estivesse pronta para disparos), existem equipamentos táticos indispensáveis para um treino seguro e eficiente.

Bora ficar por dentro, combate?

ABAFADORES

Quando perguntar sobre o que levar para o clube, esse deve ser seu primeiro pensamento.

Como um dos principais equipamentos para clube de tiro, os abafadores são essenciais para conservar a saúde auditiva do atirador ao longo dos frequentes treinos.

Nesse sentido, vale lembrar que o ruído causado pelos disparos de arma de fogo alcança, aproximadamente, de 149 a 158 dB. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite da dor para a audição humana é 120 dB. Mesmo assim, para efeito de comparação, observe o nível de outros ruídos:

Conversa normal: 60 dB;

Serra elétrica: 100 dB;

Intensidade de um trovão: 120 dB;

Motor de avião: 140 dB.

Por isso, para prevenir problemas como surdez, zumbidos ou dores crônicas de cabeça, o guerreiro não deve abrir mão de um bom abafador.

E quando o assunto é esse, o melhor tipo é o Abafador Eletrônico. Isso porque, dentre suas vantagens, há a grande redução de ruído (NRR) de 21 a 23 dB quase instantânea – até mesmo, literalmente, 200x mais rápido que um piscar de olhos.

Além de propiciar níveis seguros para a audição durante o treino, ainda há a amplificação de sons ambientes para assegurar uma comunicação eficiente nas instruções e cursos.

Em suma, é um item de EPI INDISPENSÁVEL e ESSENCIAL para todo aquele que busca verdadeiramente estar pronto pra tudo nos treinos de tiro.

CINTOS TÁTICOS

Os cintos para uso tático e esportivo ostentam um lugar de destaque no loadout de todo atirador. Isso porque, é ele que determinará a salvaguarda dos equipamentos, disponibilidade de espaço para acoplar acessórios e eficiência em acessá-los.

Em outras palavras, é um cinto resistente, com espaço adequado para acoplamento (seja por sistema MOLLE ou Laser Cut) de equipamentos e acessórios como o Coldre OWB, porta-carregadores de fuzil e pistola, porta-torniquete, kit APH serão retidos com segurança.

Por outro lado, sendo um equipamento essencial para a arma de fogo, uma vez que retém o coldre, seja IWB ou OWB, é importante dispor tanto do Cinto de Batalha, quanto de um cinto para porte velado durante percursos entre a residência e o clube de tiro destino.

Falaremos mais sobre essa relação agora!

Coldres IWB e OWB

Seja do caminho de casa para o clube de tiro, seja na prática do tiro em si, o coldre deve ser o seu parceiro em todos os momentos. Mas guerreiro, não é qualquer coldre.

O Kydex® USA – termoplástico de alta durabilidade, leveza e confiança, é a melhor opção para a construção do seu coldre – seja para o porte oculto da arma durante o tráfego, seja ostensivamente, no ambiente controlado do clube de tiro.

Entretanto, vale a pena considerar, além desse material referência, se o coldre em questão é o certo para o seu modelo de arma curta. Além disso, vale a pena ressaltar que é importante que ele acompanhe possibilidades de personalização, com clips alternáveis entre metal e polímero e ajuste de ângulo.

Óculos

Tanto em ambientes outdoor ou indoor, outro item indispensável são os óculos táticos. Não vamos ficar aqui falando sobre a importância de proteger sua visão, isso é informação primária, combate. O importante, de fato, é ressaltar o material que os óculos são produzidos.

E no mundo do tiro, equiparar leveza, versatilidade, resistência e proteção é muito, mas muito importante. Assim, neste contexto, priorize óculos produzidos em Grilamid®TR90. Ele é um polímero suíço, que proporciona excepcional desempenho, justamente por equilibrar os 4 elementos citados acima. Ainda, o material é indicado a temperaturas elevadas e também não se deteriora no contato com água do mar ou suor.

Por último, a matéria é simples: vai pro indoor? Lente incolor. Vai encarar outdoor? Então uma lente escura vai fazer a diferença no seu desempenho.

Nossa sugestão? Certamente o Óculos Tático Focus.

Calçados

Chegou no estande com os equipamentos em dia, a arma quente, abafador equipado, tudo no padrão… mas o seu calçado é aberto?

Na prática do tiro esportivo e do treinamento tático em geral, é muito comum que os estojos (parte metálica geralmente em latão que é ejetada da câmara da arma) saiam muito quentes em direção ao próprio atirador.

E uma das partes comuns de atingir, guerreiro, é a região dos pés. Uma vez que os estojos são ejetados em uma alta velocidade e muito quentes, isso pode provocar não só uma pequena queimadura na pele, mas algo muito pior.

Principalmente em relação a atiradores mais iniciantes, é comum que regras de segurança como o controle de cano não estejam totalmente interiorizadas. Por isso, ao se assustar com a inofensiva – porém desconfortável – queimadura, pode efetuar um disparo acidental.

Já entendeu a gravidade do cenário, certo guerreiro? Priorize calçados fechados, funcionais e resistentes.

Camisa Polo IAT

Por óbvio que pareça, vale a pena recordar a relevância de uma camisa de qualidade que, além de diferenciar o instrutor na linha de tiro, seja flexível e permita movimentos amplos sem dificuldades.

Afinal, ao longo das instruções, não é incomum que movimentos mais complexos, enérgicos e amplos sejam realizados. Nesse sentido, vale a pena citar a Camisa Polo Division, que cumpre a missão com louvor.

Confeccionada em tecido Piquet 100% algodão, com design moderno, reforço nas laterais e na gola – além de destaque para pendurar os óculos de treino – você contará com uma peça indispensável para extrair a sua melhor performance.

O conteúdo foi útil para você, guerreiro? Então senta o dedo no comentário!

Não deixe de conferir também todos os equipamentos para clube de tiro que você precisa para se superar dia após dia com alta performance no tiro.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.