Top Gun Maverick é sucesso de bilheteria e remete aos valores e destrezas dos dogfights. Conheça os caças que marcaram presença nas cenas de ação!

O novo Top Gun Maverick retornou aos cinemas com louvor a história lendária do piloto Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise. Nesse sentido, não é exagero afirmar que a história, agora com 2 capítulos, é um marco da retratação dos Dogfights.

Mas se a guerra nos ares da elite aeronáutica prende atenção de qualquer guerreiro, quanto mais os imponentes caças, não é?

Por isso, hoje mostraremos um a um todos os caças do filme Top Gun Maverick! De olho no radar? Senta a pua!

Top Gun Maverick: a história real por trás do filme

Embora Top Gun seja um grande sucesso na história do cinema, existe de fato uma história militar verídica por trás do programa de treinamento protagonizado nas telas por Tom Cruise.

Nesse sentido, devemos voltar à Guerra do Vietnã, que teve início em 1955 e se estendeu até metade da década de 70.

Nesse conflito indireto protagonizado entre EUA e a antiga URSS, a vantagem aérea para este último lado era devastadora. Os norte-vietcongues, apoiados pela União Soviética com seus MiG 17, impunham pressão aos americanos.

Já no lado americano, a Marinha detectou que seus mísseis ar-ar performavam muito abaixo do esperado: uma ratio avassaladora de 10 disparos para 1 acerto no alvo inimigo.

Assim, a Marinha dos EUA, tomou a situação como inaceitável, decidindo criar uma escola de combate aéreo que mudaria a balança do combate. O resultado? A criação do rigoroso e exigente programa de treinamento Top Gun, baseado na Estação Aérea Naval Miramar, em San Diego.

Além disso, o programa foi responsável por restaurar e avançar as técnicas de dogfight (combate aproximado entre aeronaves) que eram gradualmente esquecidas após a Segunda Guerra Mundial.

É importante ressaltar que o saldo não deixa espaço para dúvidas: a proporção chegou a alcançar 13 abates para um avião americano tombado. Digno de um Oscar, certo?

Em Top Gun, elenco não está para brincadeira

Se você acha que os caças do Top Gun são casca-grossa, deve saber que o elenco não deixa a desejar. Isso porque, para suportar a força G (força de aceleração sobre o corpo em relação à gravidade da terra), o elenco de Top Gun enfrentou treinamentos severos.

Afinal, Tom Cruise, na pele de ”Maverick”, fez questão de que todas as cenas gravadas fossem 100% verídicas, de dentro de caças reais. E isso não é tudo: antes de colocar os pés em um imponente F-18, o elenco passou por 3 meses de treinamentos intensos, que incluíram:

– Múltiplos voos para adquirir gradualmente tolerância à força G;
– Musculação e dieta rígidas;
– Sobrevivência subaquática.

Tudo isso, guerreiro, para ser capaz de gravar ao longo de 10 meses dentro dos cockpits reais de caças de guerra, que você conhecerá agora!

1. DarkStar

Protótipo em tamanho real, criado especialmente para o filme

Inspirado no design da aeronave SR-71, construída nos anos 60 pela Lockheed, o DarkStar foi criado especialmente para o Top Gun Maverick.

Embora o mockup de mais de 30 metros de comprimento seja ficcional, seu cockpit era incrivelmente funcional e foi utilizado por Tom Cruise nas gravações. Além disso, se a DarkStar viesse à realidade, seria a aeronave mais rápida do mundo. Afinal, sua velocidade ultrapassaria os 12.160 km/h – contra 3.862 km/h do atual voo mais rápido já registrado do SR-71 Blackbird.

Entretanto, ainda tem mais: o produtor do novo Top Gun Maverick afirmou que a realidade do caça foi tamanha, que um satélite chinês teria alterado sua trajetória para monitorá-lo.

2. Sukhoi Su-57

O caça de quinta geração Sukhoi Su-57 é o mais moderno tecnologicamente da Rússia atual.

Empregado em combate ar-terra em 2018, na Síria, é um dos mais velozes e furtivos que existem no mundo.

Como se tudo isso fosse pouco, o Su-57 russo combina características de um caça de ataque e um jato de combate e é o principal ativo dos antagonistas no Top Gun Maverick. Vale mencionar que fora a Rússia, somente os EUA e a China são capazes de produzir caças de quinta geração.

Por fim, o modelo de caça moderno conta com velocidade máxima de 2.600 km/h e super manobrabilidade com impulsos vetorizados.

3. P-51 Mustang

Tom Cruise gravou todas as cenas pilotando aviões reais!

O P-51 Mustang foi um famoso avião de guerra monomotor empregado ao longo da Segunda Guerra Mundial, tanto pelos norte-americanos como pelos britânicos.

Por outro lado, o P-51 também é lembrado como o primeiro caça de combate com o melhor motor a pistão produzido em larga escala durante o conflito. Esses modelos eram utilizados como potentes bombardeiros, contando também com seis metralhadoras de calibre 50 (12.7 mm).

Mais casca-grossa ainda foi o ator Tom Cruise, que na vida real, além de um piloto licenciado experiente, conta com um P-51 na sua própria coleção. Isso, aliás, foi eternizado no novo Top Gun Maverick. Padrão, não é?

4. Grumman F-14 Tomcat

Considerado talvez o mais importante caça da Guerra Fria, o Grumman F-14 Tomcat já foi o caça mais avançado tecnologicamente de sua era.

Isso porque, para fazer frente aos novos caças soviéticos MiG 23 e 25 durante o auge da Guerra Fria, a corrida armamentista alçava um voo também na aeronáutica militar dos EUA.

Nesse sentido, a Grumman, junto à Marinha norte-americana, criou o então o F-14 Tomcat, um caça muito mais leve e manobrável, adequado às modernas técnicas de Dogfight.

Sua principal missão era assegurar a superioridade aérea e interceptar ofensivas de longo alcance, protegendo os porta-aviões estadunidenses.

E guerreiro, a missão foi cumprida com louvor: o F-14 foi capaz de assumir mais de 1000 km de raio de combate, quase 2.500 km/h de velocidade, além de ser contabilizar um canhão de 20 mm com 675 projéteis e 10 hardpoints espalhados pela fuselagem (nos quais é possível transportar mais de 1500 kg de bombas, mísseis e tanques de combustíveis).

5. F/A-18 Super Hornet

O F-18 é o caça mais visto no lançamento do Top Gun Maverick. Ele nasceu como substituto do caça A-7 Corsair e F-4 Phaton II, da Marinha dos EUA nos idos de 1999.

Seu poder bélico é impressionante, contando com carga grande e flexível, além de 11 estações de armas prontas para o combate.

Mas sua velocidade não fica para trás: o caça chega a 1.915 km/h, superando a velocidade do som.

Por outro lado, o F/A é acrônimo para Fighter Attack – algo como Caça Atacante ou de Ataque, em português.

Mas, o novo F/A 18 Block III surpreende mais uma vez: com a implementação dos tanques conformais, seu raio de ação compreende agora mais de 500 km sem comprometer sua aerodinâmica, tampouco sua assinatura nos radares.

NOSSA HOMENAGEM AO FILME TOP GUN

Quer conquistar os céus com um tributo aos ases indomáveis eternizados pelo Top Gun? Então confira Camiseta Concept Top Gun e leve a adrenalina dos dogfights ao seu loadout cotidiano.

Sinta a velocidade dos caças de combate ainda hoje. E fique sempre de olho no radar para detectar nossos novos conteúdos, guerreiro!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.