Durante o Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2022, fizemos um verdadeiro encontro de gigantes: reunimos o ex-comandante do BOPE RJ, o caveira Ten. Cel Maurílio Nunes e o seu sucessor no comando do batalhão, Ten. Cel Uirá, para bater um papo sobre os bastidores da liderança da tropa de elite.

Referência internacional em combate urbano, o Batalhão de Operações Especiais da PMERJ hoje é um reflexo do ciclo contínuo da busca pela excelência, e o legado dos caveiras continua sendo preservado e aprimorado, comando após comando.

Senta o dedo, guerreiro, que o post de hoje é 100% tático!

Bope RJ: um projeto de longo prazo

Na chefia do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, o ex-comandante, ten. cel Nunes, construía seu planejamento pensando em soluções perenes e sólidas – ainda que muitas, soubesse que não veria ao longo da sua liderança.

‘’O projeto que você faz, não é o seu projeto. É um projeto institucional. Eu sabia que muitas etapas eu não conseguiria concluir, mas aí entra um trabalho de sucessão, que é o que fizemos’’

Não é para menos, guerreiro: o BOPE RJ é uma tropa especial conhecida como referência mundial em táticas urbanas – fato reforçado pelo intercâmbio técnico recorrente entre caveiras e Navy SEALs da marinha norte-americana.

No entanto, para que isso acontecesse, sucessivas gestões atuaram com a determinação, eficiência e precisão típicas da fama do Batalhão, desenvolvendo o legado herdado sempre em um ciclo virtuoso de melhoria.

E sabe o que mais, guerreiro? Quem ganha é a sociedade fluminense, cada vez mais protegida da criminalidade organizada e sistêmica.

A PASSAGEM DO COMANDO

Colegas de turma, Ten. Cel Uirá e Nunes mantiveram a parceria mesmo após o brevê da ilustre faca na caveira, trespassada por duas pistolas, ter sido fixada na farda preta de ambos.

Isso porque Uirá foi subcomandante durante a gestão de Nunes no BOPE RJ, tendo acompanhado de perto o dia a dia da gestão sob a tropa mais especializada em combate urbano do mundo.

O atual comandante do Batalhão de Operações Especiais formou-se caveira há mais de duas décadas, e logo após, construiu uma notável passagem no Grupo de Negociação e Análise (GNA).

Guerreiro, o espírito combativo desses operadores táticos é único, e o ex-comandante Nunes, resume isso nas suas palavras:

‘’A coragem não é a ausência do medo, mas sim como você reage a ele. O combatente do bope somente faz com que seus padrões de segurança estejam ativos, mas ele segue em frente’’.

O Ten. Cel Uirá, somou sua experiência acumulada à familiaridade administrativa que conquistou no Batalhão enquanto era sub comandante do Ten. Cel Nunes: tudo já preparava o guerreiro para sua nova missão: herdar o legado com a faca entre os dentes.

COMO LIDERAR UMA UNIDADE DE ELITE

O novo comandante da tropa de elite, Ten Cel. Uirá, já manda o QTC logo de cara:

‘’Não é fácil comandar essa tropa e os desafios são imensos’’.

Ele ainda relata que, ‘’Além do equipamento, também temos de lidar com a mudança de cultura (no BOPE do Rio de Janeiro), o que é mais difícil’’.

O guerreiro continua, explicando que ‘’Estamos em um processo de entender o policial do futuro; os novos policiais não têm a mesma formação que nós tivemos há 25 anos atrás, passaram por outros critérios de seleção. Agora precisamos readequar’’.

Homens como esses são treinados taticamente para o pior cenário de conflito urbano no mundo, com uma frequência sem igual de embates e operações ao redor do globo. Por isso, quando afirmam que algo é difícil, você pode acreditar guerreiro. Quer um exemplo?

Uirá e Nunes, relembram como foi encarar o episódio marcante do sequestro do ônibus na ponte Rio-Niterói, ocasião que ocorreu em 2019 e acarretou em um gestão da crise nostálgica em virtude do peso da lembrança trágica do sequestro do ônibus 174.

‘’Acordei de madrugada. Meu telefone tocou e fui comunicado para preparar o BOPE. Tinha uma ocorrência na ponte (Rio-Niterói). Liguei a TV e tudo já era transmitido’’

A equipe em terra enfrentava certa dificuldade de avançar, as vias estavam completamente congestionadas e a pressão da mídia era tremenda, confirmam os guerreiros.

Mesmo assim, obstinados, os caveiras do BOPE RJ deram um recado à criminalidade: o tomador do sequestro foi neutralizado instantaneamente por um disparo que partiu do franco-atirador da tropa. Todos os reféns foram libertados em segurança.

É o que os guerreiros chamam de vencer pela paz.

NINGUÉM FICA PARA TRÁS: A PARCERIA ENTRE O BOPE-RJ E A INVICTUS

É com grande honra que, em maio de 2022, produzimos a Websérie “NINGUÉM FICA PARA TRÁS”. Em quatro capítulos, apresentamos o passado e o presente dos Caveiras e dos seus veteranos, numa produção jamais vista no Brasil.

Mas isso não é tudo, guerreiro! Ainda, acabamos de lançar a “Concept BOPE-RJ“, numa ação inédita com a Unidade de Elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Ao adquirir este produto, além de levar para seu loadout uma peça irada, você estará ajudando a AVABOPE – Associação de Veteranos e Amigos do BOPE pois, todo o lucro da mesma será revertido em ações em prol de veteranos e caveiras.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.