Conhecidos mundialmente pelo vigor inigualável em combate e as altas habilidades na exploração marítima, os vikings entraram para história como sinônimo de força e destemor. 

No entanto, se o caminho de batalhas incansáveis até Valhalla é difícil, ter uma boa arma sempre por perto é fundamental. 

Por isso, hoje vamos navegar pelas principais armas, utilizadas por esses guerreiros inesgotáveis em suas batalhas! 

Quem são os vikings? 

Antes de conhecer suas armas, é importante relembrar quem exatamente eram os vikings. 

Eles foram constituídos de nativos da Escandinávia (região atual da Noruega, Suécia e Dinamarca), durante a Era Viking, que durou de 793 a 1066.  

Guerreiros de berço, eram o povo da tradição de guerra: para eles, uma vida de batalhas era uma luta de glória – mesmo que isso significasse a morte em confronto. 

Na verdade, a meta de qualquer homem dessa época, era tombar em combate para, segundo as crenças nórdicas, tornar-se enfim um einherjar (um escolhido para se juntar ao Valhalla do deus Odin). 

Não à toa, seu destemor em relação à morte se manifestava batalha a batalha, garantindo a conquista e expansão do povo nórdico para importantes partes da Europa Ocidental. 

E para assegurar cada vitória, suas mãos sempre empunhavam diferentes armas, de espadas ornamentadas a arcos e flechas. Conheça agora uma a uma, guerreiro! 

Quais armas eles utilizavam? 

ESPADA

A espada viking era a arma prioritária ou, podemos dizer, primária. No entanto, as espadas eram uma arma ‘’luxuosa’’, pouco acessível à maioria dos guerreiros escandinavos.  

Os que a tinham, tenha sido ela transmitida de uma outra geração, além de uma arma letal em batalha, ostentavam em suas mãos um símbolo de poder.  

Elas eram geralmente de dois gumes afiados, além de serem especialmente ornamentadas com ossos, chifres e metais preciosos como ouro e prata. O pomo, abaixo do cabo da espada, que funcionava como contrapeso e balanceava a arma, normalmente era especialmente entalhado e decorado de metais preciosos.  

Os ferreiros mais sofisticados, criavam essas espadas através da soldagem de padrão, em que o ferro era torcido e forjado em várias camadas, formando um padrão na lâmina. 

Não é à toa que os vikings que as manejavam eram diferenciados. 

MACHADO

O machado era mais acessível para a maior parte dos vikings, além de ter sido uma ferramenta do dia a dia. Durante a paz, o machado era utilizado na construção de navios, casas e trabalhos manuais em seus vilarejos. 

Mas durante a guerra, combate, a ferramenta assumia outro papel – e a familiaridade dos trabalhos manuais era transformada em uma potente arma letal contra os inimigos confrontados. 

De maneira geral, os machados vikings de guerra eram manuseados com ambas as mãos, em cabos de ao menos 1 metro de comprimento, e suas lâminas eram extremamente finas, feitas de ferro. 

ARCO E FLECHA

Os arcos e flechas é que realmente iniciavam o combate. Embora o guerreiro viking seja geralmente reconhecido pela sua altíssima eficiência no combate corpo a corpo, performando ataques certeiros com suas armas longas como a espada ou o machado, em conjunto com seus escudos, eram os longos arcos vikings que eram utilizados primeiro. 

Formando fileiras assustadoras de flechas, utilizando arcos longos de 193 cm de comprimento, o povo nórdico devastava boa parte do exército inimigo em solo antes que chegassem perto de seus guerreiros. 

O alcance efetivo de suas flechas com pontas afiadas de ferro era de aproximadamente 200 metros, e algumas eram especialmente criadas para atravessar a armadura inimiga. 

LANÇA VIKING

As lanças vikings, eram as armas mais acessíveis. Mas se você acredita que, por isso, eram menos letais, pense novamente. 

Mais baratas em sua manufatura, essas armas ainda eram uma poderosa aliada no combate: seu corpo media aproximadamente de 1 a 3 metros de comprimento, e sua ponta afiada em ferro garantia uma penetração eficiente. 

Além disso, seu uso era versátil. Poderia ser tanto arremessadas nos inimigos, como manipuladas para provocar estocadas poderosas em combates aproximados. 

ESCUDO

O escudo é uma das armas defensivas mais icônicas dos guerreiros vikings: desde a Era do Ferro, essas armas são construídas de uma prancha fina de madeira em formato circular, com um domo em ferro em seu centro, para proteger a mão em batalha.

Além do uso em combates a curtas distâncias, os Vikings também os utilizavam nas laterais de seus navios de guerra imediatamente antes do combate, a fim de oferecer uma proteção extra contra lanças e flechas.

Não importa a distância, esses guerreiros realmente estavam prontos pra tudo.

Conheça o Reino Eterno de Valhalla! 

Inspirados pela bravura dos milenares guerreiros vikings, criamos uma linha de equipamentos e vestuários exclusivamente dedicada a vestir você com a coragem de um verdadeiro lutador. 

Enfrente o inverno com nossa linha exclusiva Winter of Warriors e sinta na pele o que é ser #prontopratudo. Afinal de contas, quando Odin te chama, você não tem escapatória. 

Junte-se ao Reino Eterno de Valhalla como um bravo einherjar: aproveite e garanta a sua armadura enquanto há tempo. 

Até Valhalla! 

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.