Saiba quais são os valores que são repassados a todos os operadores táticos.

O sucesso dentro de Equipes Táticas e das Operações Especiais não se sustenta apenas no treinamento e aprimoramento de técnicas ou na qualidade dos equipamentos da corporação. Ela está baseada num código de ética e conduta, comumente chamado de “11 Mandamentos das Operações Especiais”.

São os valores que norteiam todas as ações dos seus membros, independentemente de sua condição individual.

É algo muito maior. Faz parte do DNA de cada operador. A cada nova geração, estes valores são repassados, mantendo estes mandamentos inerentes às pessoas ou lideranças. O desafio pode mudar a cada missão, guerreiro.

Mas a forma, as ideias e os valores irão permanecer sempre presentes. Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Se liga:

1 – AGRESSIVIDADE CONTROLADA

A força, guerreiro, é sempre um recurso importante para o operador tático. Contudo, ele nunca se antepõe à razão. A racionalidade deve ser o primeiro recurso, buscando a resposta mais adequada com a circunstância que é vivenciada.

Reflita, nunca a força deve suplantar a razão.

2 – CONTROLE EMOCIONAL

É necessário estar sempre pronto para tomar decisões. E mais do que isso, de tomar decisões assertivas, sem espaço para o erro. Nós falamos sobre isso, de maneira mais aprofundada, no artigo LIDERANÇA EXTREMA: COMO LIDERAR EQUIPES DE MANEIRA EFETIVA.

Por isso, ter controle emocional é estar pronto para isso, mesmo diante de momentos de extremo estresse e pressão. Nas situações de combate, nas quais sua vida e a de outros operadores encontra-se em risco, é importante manter a calma, analisar a situação e tomar a decisão assertiva.

3 – DISCIPLINA CONSCIENTE

Todo e qualquer operador tático sabe muito bem que é necessário ter uma disciplina rígida. Afinal de contas, se faz necessária uma rotina que integre treinamento árduo do corpo e da mente.

É muito importante estimular que a disciplina consciente englobe tarefas que vão desde limpeza e manutenção de armamento, exercícios físicos e reuniões estratégicas, por citar apenas alguns encargos. Operar é o resultado de ambições desafiadoras e consistência no cotidiano.

4 – ESPÍRITO DE CORPO

Este mandamento integra algo que vai além da formação tática. É imprescindível que, dentro de uma equipe de alto desempenho, o operador se enxergue como uma engrenagem.

Confiança, versatilidade e união na defesa de valores são alicerces para a composição de uma equipe íntegra, pronta para encarar qualquer missão e conseguir êxito nas mais variadas circunstâncias.

O sucesso numa missão é estritamente ligado ao resultado coletivo. Nunca ao individual.

5 – FLEXIBILIDADE

Ter a capacidade de se adaptar às situações adversas e diversas é outro mandamento que o operador precisa seguir. Tudo precisa se basear na boa técnica e nos princípios pessoais e da corporação.

Zona de conforto, combate? Isso não existe dentro das operações especiais. A adaptabilidade é um valor muito estimado e requerido.

6 – HONESTIDADE

Ser íntegro, correto e justo são valores inegociáveis. Todo operador deve cumprir sua missão com perfeição. Um operador sabe que sua vida está sempre em risco. As regras do jogo são claras e o propósito é algo maior do que qualquer um.

A etimologia da palavra honestidade tem sua origem no latim honos, que significa dignidade e honra. Já deu para entender a importância, guerreiro?

7 – INICIATIVA

Foco, atitudes certas, proatividade e conduta exemplar fazem parte do mandamento. Na postura de agente de segurança, é essencial ter ética e lutar pelo que é certo, na proteção da sociedade.

Um operador nunca deve se omitir e tem que estar #ProntoPraTudo, não podendo deixar uma missão “para depois”. Para alcançar esse estágio, é muito importante ter uma boa análise de situações, estando sempre um passo adiante. Isso só é possível com boa técnica, adquirido pela experiência e pela grande rotina de treinos e simulações.

8 – LEALDADE

Você pertencer a uma equipe e se sentir parte dela é um escudo de blindagem. A confiança que você precisa ter no trabalho do outro é conquistada todos os dias. Quando uma patrulha está na missão, cada operador deve acreditar no companheiro que está ao seu lado, protegendo a equipe e a ele mesmo.

Como confiar a vida na decisão de outra pessoa? Isso só é possível quando há um pacto de lealdade entre os membros, seus superiores e os subordinados.

Confiar a vida ao outro membro da equipe, é um ato de lealdade

“- Quem estará nas trincheiras ao teu lado?

‐ E isso importa?

‐ Mais do que a própria guerra.”

Ernest Hemingway

9 – LIDERANÇA

Dentro das Operações Especiais, ser um líder não está ligado apenas ao fato da liderança formal. Todos os operadores precisam ter consciência da importância hierárquica para o sucesso operacional.

Contudo, liderar é influenciar pessoas positivamente e isso é possível graças à coesão do grupo, pensamento sério e lucidez de ações. Isso não é uma tarefa fácil e simples, mas, quem está na linha de frente, é constantemente colocado à prova. É importante estar #ProntoPraTudo quando a situação exigir.

10 – PERSEVERANÇA

Perseverança e resiliência são características primárias, guerreiro. Sabemos muito bem que a vida de um operador é muito difícil e que muitas vezes dá vontade de desistir. Mas também sabemos que é a adrenalina que nos move, que temos um bem maior e que servimos para fazer a diferença num mundo cheio de injustiças.

Sabendo disso tudo, um agente de forças especiais não deve desanimar, ter autoconfiança e, acima de tudo, eliminar ao máximo a possibilidade de insucesso ou derrota.

Desistir nunca é uma opção. Pra Cima!

11 – VERSATILIDADE

Estar no comando significa saber observar, escutar, analisar e sempre aprender. Quem acha que já sabe o suficiente, que é o “sabichão” das operações especiais, não está mais no caminho certo. Possuir consciência do seu trabalho e conseguir se comunicar com autoridades, outros operadores, moradores de uma comunidade, membros de outras corporações… É necessário que exista versatilidade para encarar as mais diversas situações e, inclusive, operar dentro dos princípios e valores da corporação.

Você é um operador 24 horas por dia, não apenas enquanto está a serviço da corporação.

Os eixos que norteiam um operador são estes, guerreiro. E eles podem ser implantados dentro de outros ambientes, como no mundo empresarial. Não é à toa que cada vez é mais comum ver consultorias de líderes de equipes de alto rendimento em empresas privadas.

Curtiu o conteúdo? Qual sua experiência no assunto? Deixe um comentário e nos conte sua história.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.