A teoria do Gray Man, também conhecida como homem cinza, consiste em desaparecer na multidão, com o intuito de conseguir se mover e deslocar sem deixar rastos. E acredite: você sempre está sendo notado. Mesmo que você não perceba.

Imagine algumas situações: você pensou na roupa que está vestindo neste exato momento? Seu loadout é chamativo o suficiente para alguém reconhecer você e perceber seu preparo e conhecimento? Se alguém entrasse em suas redes sociais neste momento, ele saberia onde você trabalha? Conseguiria rastrear o nome de alguém importante de sua família?

Se você respondeu afirmativamente alguma destas perguntas, precisa repensar alguns dos conceitos que vamos trabalhar neste artigo. Por isso, guerreiro, não tire os olhos da tela e acompanhe cada detalhe sem ser percebido.

O CONCEITO GRAY MAN

A ideia é que você possa ocultar sua preparação de combate, se misturando à multidão. É importante ressaltar que, embora chamada de “homem cinza”, a teoria se refere a qualquer pessoa, seja homem ou mulher, de qualquer idade, com o único intuito de esconder habilidades operacionais, de sobrevivência ou portando equipamentos táticos.

Vamos pensar na seguinte situação: você está na fila do banco e, de repente, é anunciado um assalto. Você possui treinamento e preparo para lidar com uma situação desta magnitude. Contudo, se for notado, muito provavelmente não conseguirá lidar com a situação, podendo ser até alvejado. Por isso, chamar a atenção neste caso, coloca sua vida em risco.

Em estado de pânico, as pessoas exaltam suas ações, mostram desespero e isso pode levar elas a executarem ações precipitadas, colocando em risco a vida de todos ao redor, inclusive a sua. É por isso que você, certamente, não quer ser apontado como o único preparado para sobreviver.

POR QUE SER UM GRAY MAN?

Basicamente, guerreiro, você só terá vantagens em se misturar com a multidão e desaparecer durante uma situação de perigo.

Por não chamar a atenção, é possível se locomover de maneira rápida, sem alertar outras pessoas e escondendo suas habilidades para quando necessário.

Além disso, ao parecer despreparado, as probabilidades de se tornar um alvo em potencial são menores e isso pode garantir sua sobrevivência. Afinal de contas, não chamar a atenção ajuda nesse processo.

SOBREVIVA!

Algumas das características essenciais para um homem cinza:

– Pensar fora da caixa.

– Se preocupar com o bem-estar próprio e da sua família.

– Analisar potenciais riscos e traçar rotas de fuga.

– Ser forte.

– Estar pronto para agir a qualquer momento.

– Possuir um loadout discreto.

– Decifrar o semblante de pessoas.

Não existem registros oficiais de quando a teoria começou a ser implantada. Contudo, é sabido que, durante a guerra fria, existiram manuais da CIA, FBI e KGB que recomendavam algumas técnicas de mimetismo, facilitando o processo de espionagem e de obtenção de informações sigilosas nos quatro cantos do mundo.

Para tornar isso possível e efetivo, era necessário discrição, muito trabalho físico e, sobretudo, mental. Caso um espião fosse pego, bom, ele talvez não fosse morto, mas seria torturado e seus inimigos teriam uma vantagem importante.

Atualmente, dentro do sobrevivencialismo moderno, há casos de pessoas que vivem “fora do mapa”, sem documentação, cartões de banco, redes sociais ou celulares, mas, claramente, é uma situação extrema.

Ainda assim, em nosso cotidiano, é cada vez mais comum homens e mulheres que ficam menos visíveis, trazendo hábitos que facilitam se esconder nas sombras da sociedade.

COMO AGIR?

Um dos principais fatos de um Gray Man é parecer um homem normal, alguém mediano e para nada ameaçador. É preciso ter extrema cautela ao conversar com as pessoas e contar sobre suas habilidades, crenças e história de vida. Você não sabe com quem essas pessoas podem se relacionar e acabar falando de você para outras pessoas.

Como já foi mencionado, é importante não deixar nenhuma impressão. Nem boa, nem ruim. Por isso, uma boa técnica, durante uma conversa, é evitar o contato visual. Afinal de contas, ele estimula o cérebro a formar memórias. Mesmo um breve contato visual ao passar na rua pode formar uma conexão, tornando-o mais memorável do que aqueles ao seu redor.

Manter a privacidade, guerreiro, também é fundamental. É necessário ser reservado, mas não parecer extremamente reservado, entende? Isso também pode levantar suspeitas.

COMO SE MOVIMENTAR: SIGA O FOCO DA MULTIDÃO

Dominar o local é sempre uma vantagem pois, ao conhecer melhor ruas, avenidas, passagens, pontos de referências e o transporte público, melhor poderá ser traçada uma rota principal e rotas secundárias. Ao se locomover, escolha sempre as trajetórias mais agitadas, com fluxos de movimentação grandes.

Ao se deslocar por grandes centros urbanos, por exemplo, pense sempre em utilizar o transporte público a se movimentar de maneira individual. Em algumas culturas, por exemplo, andar de carro sozinho chama a atenção mais do que andar de metrô ou ônibus.

O uso de óculos de sol em um dia ensolarado são uma boa opção. Agora, no período noturno, teriam o efeito contrário, chamando a atenção como algo fora do normal.

Locais públicos oferecem risco, mas também oferecem segurança. Por isso, estude bem os possíveis locais que você irá frequentar, através de mapas, imagens de satélite, fotos e vídeos disponíveis na internet.

NEUTRALIDADE

Não é coincidência que seja utilizada a tonalidade cinza, pois ela é uma cor que na semiótica significa neutralidade e indiferença. Nosso cérebro a associa a uma cor sem emoção ou imparcial.

Na psicologia das cores, o cinza é conservador, chato, deprimente e monótono. Ele também é vinculado à elegância e formalismo, mas nada glamouroso.

Para o seu loadout, priorize sempre essa tonalidade, usando peças de roupas mais comuns possíveis, como calça jeans, polos, concepts e tênis. Coisas que não chamem a atenção. Afinal de contas, você precisa estar sempre pronto para desaparecer e que ninguém lembre de algum detalhe chamativo.

Quer uma sugestão de loadout, guerreiro? Polo Control, Calça Jeans Nation e Tênis Nomade.

E SEU EDC?

Sempre velado! Afinal de contas, um Gray Man não pode simplesmente aparecer carregando material ostensivo. Por isso, a utilização de coldre IWB e cinto velado é algo imprescindível, assim como bolsas, mochilas e malas que sejam funcionais, compactas e, sobretudo, confiáveis e discretas.

Para entender melhor as funcionalidades de mochilas e bolsas, recentemente disponibilizamos uma postagem aqui no blog onde falamos sobre o assunto. Ele está disponível aqui.

Sobre o material a ser utilizado, vai variar muito sobre sua missão, mas tem alguns itens que são imprescindíveis como lanterna, canivete, garrafa de hidratação (não necessariamente para carregar água) e Multitool.

A FICÇÃO IMITA A VIDA REAL

Baseado no livro escrito por Mark Greaney e lançado em 2009, o serviço de Streaming Netflix está entrando de cheio na teoria do homem cinza, preparando uma verdadeira produção de peso, orçada em U$S 200 milhões.

O longa já está em produção, contando no elenco com atores como Chris Evans, Ryan Gosling, Jessica Henwick e Wagner Moura. A direção será de Anthony e Joseph Russo, conhecidos como Irmãos Russo e responsáveis pelos sucessos de Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e os filmes recentes do Capitão América.

O filme irá se chamar The Gray Man. Na trama, um assassino e ex-agente da CIA chamado Court Gentry, tem a sua carreira queimada na CIA, e a agência envia um ex-colega, Lloyd Hansen, para caçá-lo. A produção é a grande aposta para 2022 da plataforma, tendo sua finalização adiada em virtude da dificuldade de gravar durante a pandemia de Covid-19.

CONCLUSÃO

Esteja sempre preparado para o pior. Além de treinar exaustivamente o corpo e a mente, com o intuito de resistir situações limites e sobreviver, é necessário levar em conta técnicas para passar desapercebido e se camuflar entre outras milhares de pessoas.

Muitas vezes, as situações chegarão de maneira inesperada e você, seja operador, agente de segurança ou apenas um sobrevivencialista, precisa estar #ProntoPraTudo e isso incluir não levantar suspeitas do que você é capaz de fazer, planejar ou executar.

Temos uma certeza: a última coisa que você quer é que todo o seu tempo, suor e esforço investidos em sua preparação sejam em vão. Sendo assim, combine sempre todo seu conhecimento e habilidades com as técnicas de Gray Man. É questão de vida. E sobrevive quem se prepara.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.