O acessório, cada vez mais popular fora do âmbito militar, traz muito estilo e múltiplas funções que podem fazer a diferença no seu cotidiano.
Ao imaginar um guerreiro, ao longo da história, sempre acabamos pensando num acessório junto a ele, como se fosse um padrão
Um soldado grego é sempre lembrado junto a um elmo espartano, por exemplo. Ao pensarmos num legionário do Império, virá a nossa mente a cáliga e o escudo caraterístico daqueles bravos guerreiros. Sendo assim, ao adentrarmos na história militar moderna, chegamos na Primeira e Segunda Guerra Mundial e, as primeiras lembranças serão de um soldado da Alemanha Nazista com uma Gewerh 43 ou um American Soldier empunhando uma pistola M1911. Por isso, pensando na atualidade, qual seria a peça ou equipamento que lembra um guerreiro moderno?
Para responder essa pergunta temos várias opções. Contudo, atualmente existe um acessório muito popular, presente em vários exércitos e polícias ao redor do mundo: o prático Shemagh. Ele é um lenço grande de algodão, na medida exata e quadrada de 1,10m.
Tá a fim de conhecer um pouco mais sobre a história deste acessório tão importante para o mundo militar, que entrou com tudo no mundo da da moda? Então acompanha nossa matéria!
ORIGEM E HISTÓRIA
Também conhecido Keffiyeh ou keffiya, o Shemagh é um acessório muito antigo e originário do Oriente Médio. É utilizado há tanto tempo que não é possível predeterminar uma data ou época que ele começou a ser utilizado. Alguns registros antigos datam que ele foi utilizado na cidade de Kufa, atual Iraque, o que poderia determinar ou sugerir, incluso, suas primeiras nomenclaturas.
Adotado por guerreiros da região, com o passar do tempo ele foi adotado também pela população local devido às condições climáticas. Ele era utilizado tanto por agricultores para proteger a cabeça do clima quente e seco de seus campos enquanto trabalhavam, como por caminhantes que estavam expostos, todos os dias, ao vento da região.
Aos poucos, junto com a expansão do oriente médio, o Shemagh tornou-se um acessório conhecido no mundo todo, sendo sempre um elemento relacionado ao mundo árabe e a grandes guerreiros.
UM EQUIPAMENTO COM DISPONIBILIDADE TÁTICA
As opções para uso do Shemagh dentro do âmbito tático e militar são muito grandes. Ele pode ser utilizado para realizar a camuflagem no ambiente, podendo ajudar na “invisibilidade” de um operador em meio de uma missão outdoor ou até mesmo na escuridão. Ainda, ele também pode ajudar a modificar a silhueta de quem o usa, viabilizando uma nova identidade e dificultando a identificação de soldados numa operação
O SHEMAGH PODE SER CONSIDERADO UM ITEM DE SOBREVIVÊNCIA?
Sim! Além de uso tático, o Shemagh também possui funções para trabalhar em situações limites. Por ser produzido em tecido 100% algodão, ele pode servir como isca para iniciar uma fogueira.
Por cobrir olhos e bocas, ele também pode proteger contra fumaça, areia ou outros detritos em ambientes outdoor ou até mesmo indoor. Ainda, também pode ser utilizar em situações de resgate, sendo possível viabilizar torniquetes, ataduras, tipoias, macas ou até como atual como uma toalha de compressa. É claro que ele não irá substituir um material de primeiros socorros, mas em momentos extremos e, na ausência deles, surge como opção.
LIFESTYLE PARA GUERREIROS E GUERREIRAS
Atualmente, além de ser um acessório muito utilizado no mundo tático e militar, o Shemagh chegou em cheio ao mundo da moda. Atualmente é um acessório utilizado tanto por homens e mulheres que procuram conforto para o sol, vento ou frio, mas também lifestyle no loadout diário.
Hoje contamos com modelos nas cores cinza, desert (marrom), preto, verde oliva ou nas combinações cinza e preto.
MANEIRAS DIFERENTES DE UTILIZAÇÃO DO SHEMAGH
O guerreiro e amigo Júlio Lobo, do canal Sobrevivencialismo, mostrou 12 maneiras diferentes de utilizar o Shemagh. Seja para se proteger de vento, sol, frio ou carregar objetos, ele surge como uma opção útil e prática. As maneiras são: estilo europeu, estilo indiano, Gaiter Wrap, Bandit Wrap, bandana, bandana de selva, cobertura de deserto, ninja Wrap, Hood Wrap, bolsa lateral, tipoia e camuflagem. Confira:
Ainda, se quiser conhecer outras formas de amarração e ver outras imagens de forças especiais utilizando este acessório, Antonio Rosseira e Liz Tristão, do canal Lado R, produziram um vídeo muito legal e instrutivo. Clique aqui para assistir.
De tradição milenar, o Shemagh está mais atual do que nunca. E não é sempre que um acessório alia lifestyle com elementos tradicionais de vestuário. Você conhece outras maneiras de amarrar o Shemagh ou utiliza outra funcionalidade dele? Deixe aqui nos comentários.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.