Confira a segunda parte de uma das matérias mais populares de nosso blog, que fala sobre filmes de guerra. Até o Wardaddy vai querer ler.
Finalmente saiu a aguardada segunda parte, guerreiro! Depois do sucesso do artigo FILMES DE GUERRA QUE TODO GUERREIRO PRECISA ASSISTIR – PARTE I, separamos mais algumas obras-primas da sétima arte que possuem como assunto a temática de guerra, batalhas e confrontos armados históricos.
Sem mais rodeios, segue nossa lista. É sempre importante lembrar que aqui não tem espaço para filmes experimentais. O nosso espaço é para filmes raiz, clássicos dos clássicos, com bombas, explosões e histórias marcantes. Por isso, se gruda no sofá, abre uma cerveja gelada e parte pra cima de nossa lista:
A LISTA DE SCHINDLER (1993)
“Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro.“
Um verdadeiro clássico da história do cinema. Baseado no romance Schindler’s Ark, o filme foi dirigido por Steven Spielberg e segue a vida de Oskar Schindler, um empresário alemão dos Sudetos que, junto com sua esposa, salvou mais de mil refugiados judeus do Holocausto, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.
Spielberg filmou em preto e branco e abordou o filme como um documentário. Simplesmente imperdível.
POR QUE O FILME ESTÁ NA LISTA?
Porque ele foi aclamado pela crítica, ganhador de 7 Oscars (tendo sido indicado a doze), incluindo melhor Filme, Diretor, Fotografia e Trilha Sonora Original. Ainda, é neste filme que acontece a cena da menina do casaco vermelho, uma das cenas mais imponentes e antológicas do cinema.
Se você não assistiu ainda, e gosta de filmes de guerra, precisa rever os seus conceitos.
ONDE ASSISTIR?
Ele está disponível no sistema de streaming Telecine (clique aqui).
O PATRIOTA (2000)
“Todo homem morre, mas nem todo homem é lembrado.”
Outro filme de época, que honra a história bélica americana. Dirigido por Roland Emmerich e tendo Mel Gibson como máxima estrela, a obra narra o contexto histórico do início da Guerra das Treze Colônias, insatisfeitas com a imposições econômicas vindas da coroa britânica.
Não iremos entrar em detalhes da história, mas o marco central se baseia na vida e luta de Benjamin Martin, um veterano da Guerra Franco-Indígena e viúvo com sete filhos. O restante, você precisa assistir. E assim, vale a pena!
POR QUE O FILME ESTÁ NA LISTA?
Pelo peso histórico, pela atuação sublime de Mel Gibson e por tratar de uma narrativa específica, mostrando como foi o começo da Guerra das Treze Colônias. Os ideais libertários estão aí, andando pelo filme, o que motivou os movimentos organizados em prol da LIBERDADE Individual: Liberdade ou morte!
ONDE ASSISTIR?
Ele está disponível no sistema de streaming HBO Max (clique aqui).
300 (2006)
“This is Sparta!!!!“
Guerreiro, filme de guerra não retrata apenas batalhas com armas de grosso calibre. O filme baseado nos quadrinhos de Frank Miller e dirigido por Zack Snyder retrata a batalha de espartanos e persas, liderados por Leônidas I e Xerxes I, respectivamente.
Com um exército composto de apenas 300 guerreiros, os filhos de Esparta desafiam o maior exército do mundo com o intuito de não se curvar. Como isso é feito? Através de muito sangue e batalhas corpo a corpo.
POR QUE O FILME ESTÁ NA LISTA?
Porque esse filme é uma aula de estratégia militar e o exemplo, mesmo que metafórico, que o treinamento pesado e a preparação são imprescindíveis para o alto desempenho no campo de batalha. O filme foi bem aceito pela crítica especializada e eternizado no coração dos fãs, que sempre que possível berram AHÚ! AHÚ! AHÚ!
Importante: esqueça o filme que é a sequência de 300 e foque apenas neste primeiro. Vai por nós, guerreiro!
ONDE ASSISTIR?
Ele está disponível no sistema de streaming HBO Max (clique aqui).
CORAÇÕES DE FERRO (2014)
“Ideais são pacíficos. A história é violenta.“
O filme, escrito e dirigido por David Ayer, se passa na Segunda Guerra Mundial e acompanha a história de um grupo de soldados americanos em um M4 Sherman chamado Fury. Em solo alemão, eles realizam operações táticas contra o exército ariano, mesmo em condições menos favoráveis, em número e armamento.
Ainda, a narrativa mostra como um Sargento sanguinário como Wardaddy, interpretado por Brad Pitt, motiva a equipe em prol da glória da vitória.
POR QUE O FILME ESTÁ NA LISTA?
Porque seu estilo visual, fotografia e roteiro foram impecáveis. Num universo de filmes de guerra, é importante destacar elementos, histórias e narrativas que façam a diferença e que sejam eternizadas. E o filme Corações de Ferro fez isso de maneira exemplar, seja pela direção de Ayer ou pelo elenco encabeçado por Brad Pitt e Logan Lerman.
ONDE ASSISTIR?
Ele está disponível na Netflix. Clique aqui e assista logo!
SNIPER AMERICANO (2014)
“Uma bala pode contar uma história.“
O filme, dirigido pelo astro casca-grossa Clint Eastwood, narra a história de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha americana que durante dez anos, abateu mais de 150 pessoas.
O atirador, que recebeu inúmeras condecorações por sua atuação, é enviado ao Iraque com a missão de proteger seus companheiros. Ele cumpre a missão com sucesso e retorna para casa. Porém, pra ele, a guerra não acaba com a volta ao lar. Uma história incrível e narrada de maneira intensa.
POR QUE O FILME ESTÁ NA LISTA?
Porque o final é surreal. O filme recebeu diversas críticas positivas e tem sido o destaque recente de filmes bélicos, seja pelo seu realismo, estética ou grande dramaticidade. Ainda, ele recebeu o Oscar de Melhor Edição de Som, no ano de 2015.
ONDE ASSISTIR?
Ele está disponível na HBO Max. Clique aqui e assista logo!
Guerreiro, pilhou em nossas dicas da segunda parte da matéria? Sem dúvidas, são produções incríveis que, caso você não conheça, precisa conferir e atualizar a lista dos seus filmes de guerra favoritos.
Faltaram filmes? Faltaram sim! Por isso, em breve iremos lançar a última parte da matéria, para que possamos finalizar nossa trilogia. Tem alguma sugestão? Então deixe aqui nos comentários.
No mais, fique esperto e PRA CIMA!
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.