A partir de hoje, vamos dar dicas para você assistir ao que existe de melhor em produções focadas em conflitos bélicos.

Guerreiro, se você acredita que os filmes de guerra começaram junto com a Netflix, faça o favor de nem continuar a leitura e fechar este artigo. Aqui, meu caro, vamos falar sobre os filmes que marcaram uma geração e criaram memórias atemporais na vida de milhares de apreciadores de obras cinematográficas focadas em guerras.

Discutimos muito, pensamos, analisamos e chegamos à conclusão de que precisamos indicar produções que, muitas vezes, são esquecidas nas listas convencionais, apesar de serem premiadas. Talvez porque não são tão novas. Ou que precisam de mais visibilidade para a plataforma digital.
São produções que saíram no cinema, em fita VHS, em DVD, que você pode assistir na TV, naquele canal de filmes mais antigo, e que até hoje passa de madrugada. Vai ter sangue, guerra, drama e ótimas atuações. SPOILER: cuidado, porque nem todas as histórias terminam de maneira feliz.

Selecionamos os primeiros 5 e, em breve, vamos publicando novas dicas. Por isso, prepare o seu sofá, se sirva uma dose, pegue o seu cinzeiro e acompanhe:

APOCALYPSE NOW (1979)

“Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã. Cheira a… vitória”.

O filme produzido por Francis Ford Coppola é uma obra-prima, guerreiro. Mas isso não quer dizer que tenha sido tranquilo de filmar. E já vamos falar sobre isso.

Filme americano de 1979, ele foi estrelado por figurões como Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen, baseando seu enredo na guerra do Vietnã, mas numa missão diferente: O Capitão Willard (Martin Sheen) precisa encontrar e matar o renegado e insano comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando) que, aparentemente, enlouqueceu e comanda seu próprio exército em Camboja.

Após seu lançamento, Apocalypse Now ganhou ampla aclamação crítica e seu efeito cultural e temas filosóficos têm sido largamente discutidos desde então. As cenas de ação são reais e gravadas à exaustão.

Por que o filme está na lista?

Porque as filmagens deste filme foram caóticas. Inicialmente contado para ser filmado em 16 semanas, as filmagens demoraram 15 MESES. Tudo aconteceu da pior maneira possível. O próprio diretor reconheceu que contemplou se suicidar pelo menos três vezes ao longo dos quatro anos de produção.

Tudo o que tinha que dar errado, deu. As filmagens iniciaram sem um roteiro definido e nem um final, o que fez que muitas cenas fossem alteradas ou filmadas sem necessidade. Ainda, houve troca de atores e muita confusão no set, com muito calor, bagunça e insanidade.

Contudo, o resultado final foi incrível. O filme ganhou dois Oscars (Melhor Fotografia e Melhor Som), sendo nominado a outras cinco, como Melhor Filme e Melhor Diretor.

Atualmente, Apocalipse Now é considerado por muitos como uma obra-prima e é frequentemente citado como um dos maiores filmes de todos os tempos.

Onde assistir?

Apocalypse Now está disponível no Streaming Belas Artes À La Carte (clique aqui)

PLATOON (1986)

“Mantenha o coração tranquilo e a mente aberta.”

Em pouco mais de duas horas, Platoon mostrou a que veio. A produção, dirigida por Oliver Stone e baseada em sua experiência pessoal, é um filme que mostra o conflito através dos olhos de Chris Taylor (vivido por Charles Sheen).

O jovem, que chega voluntariamente ao Vietnã para ser soldado, é inserido na 25ª Divisão de Infantaria, comandada pelo inexperiente Tenente Wolfe, mas na verdade, todos obedecem a ordens de dois sargentos, Elias e Barnes.

A partir daí, Taylor vive intensamente a guerra, trazendo situações limites vividas por ele e seus companheiros combatentes. Sem dúvidas, um filme marcante e explosivo. Verdadeiro clássico.

Por que o filme está na lista?

Porque ele chegou em 1986, no boom das produções cinematográficas de Hollywood. Teve um orçamento modesto (6 milhões de dólares), arrecadando 138 milhões apenas nos Estados Unidos e durante sua estadia no cinema.

Após seu lançamento, a película recebeu elogios universais da crítica especializada, sendo vitorioso no Oscar 1987 nas categorias de Melhor Filme, Diretor, Som e Montagem.


Onde assistir?

Platoon está disponível no Streaming Prime Vídeo (clique aqui).

NASCIDO PARA MATAR (1987)

“Não te metas entre um cão e a carne que vai comer.”

Nascido Para Matar é um filme anglo-americano que mistura guerra e drama, foi dirigido, coescrito e produzido por Stanley Kubrick. Ele acompanha um pelotão de Navy Seals através de seu treinamento no Campo de Treinamento da Marinha da Carolina do Sul, concentrando-se principalmente em dois soldados particulares, Joker e Pyle.

O nome original “Full Metal Jacket” é inspirado num tipo de munição militar, em que o projétil de chumbo é “encamisado” por uma liga metálica mais resistente.

Por que o filme está na lista?

Porque fala de guerra, mas não é o seu foco. O filme transcorre de maneira direta e mostra como o treinamento pode mudar o mindset de um homem. Também ambientado durante a Guerra do Vietnã (um assunto ainda difícil para os americanos), Nascido Para Matar é dividido em duas partes distintas, onde acompanhamos um grupo de jovens em treino para a guerra, onde diversas reações e situações irão surgir durante o processo.

Guerreiro, Nascido Para Matar é como uma bomba prestes a explodir em nossos olhos, tamanha a carga dramática desenvolvida por Kubrick. Pode não ser o tema mais original dentro de um filme bélico, mas consegue ser extremamente transgressor e extrapolar sua temática. Vale a pena você conferir!

Onde assistir?

Nascido Para Matar está disponível para locação no Youtube (clique aqui).

BASTARDOS INGLÓRIOS (2009)

“Você deve ter ouvido que nós não estamos no negócio de tomar prisioneiros, nós estamos no negócio de matar nazistas. E cara, o negócio vai muito bem.”

O filme dirigido por Quentin Tarantino é nosso representante da Segunda Guerra Mundial. Na história, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o responsável em juntar um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães, que dominavam a França: matar o maior número de soldados alemães.

Em paralelo, uma jovem francesa assiste à execução dos seus pais e promete se vingar. Anos depois, ela começa a trabalhar como operadora de cinema e surge a oportunidade de viabilizar sua vingança contra o alto escalão do exército alemão.

Por que o filme está na lista?

Porque tudo o que Tarantino dirige é bom. O filme foge dos padrões estéticos de filmes tradicionais, transcendo uma intensidade narrativa de tirar o fôlego. Ainda, cenas icônicas e diálogos profundos fazem que os 150 minutos que filme tem passem num piscar de olhos.

Onde assistir?

Bastardos Inglórios está disponível na Netflix (clique aqui).

1917 (2019)

Um filme de 2019 na lista? Sim, ele é o representante que separamos aqui, para retratar a Primeira Guerra Mundial. O filme é dirigido por Sam Mendes e conta uma história real, contada ao diretor pelo seu avô paterno.

O filme conta a narrativa de dois jovens soldados ingleses que, no decorrer da Primeira Guerra, precisam transmitir pessoalmente uma mensagem a seus compatriotas em meio a retirada a Linha Hindenburg, durante a Operação Alberich, em 1917.

Por que o filme está na lista?

Porque foi feito todo em plano sequência, guerreiro. Ou seja, um take único em que a ação se desenvolve de forma fluida, sem cortes. Recebeu 10 indicações ao 92º Oscar, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, tendo levado três estatuetas.

Ainda, ele foi sucesso de crítica e de bilheteria, sendo um dos filmes mais aclamados do ano de 2019.

Onde assistir?

Ele está disponível no Telecine Play (clique aqui).

O que achou de nossa primeira listagem, guerreiro?[FP1]  Sem dúvida separamos cinco dos maiores clássicos do cinema. Qual destes é seu favorito? Deixe aqui nos comentários e fique ligado: em breve sai a segunda parte da nossa lista para você aproveitar.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.