O Comando de Operações Táticas (COT) reúne a elite das operações especiais da PF. Conheça hoje esses guerreiros que vibram lealdade e destemor!

O Comando de Operações Táticas da Polícia Federal nasceu em 1983, para combater o terrorismo internacional e performar operações especiais de alto risco.

Com mais de 3 décadas de atuação, a unidade de elite da Polícia Federal está preparada para responder 24/7, 7 dias por semana e em qualquer unidade da federação. É importante você saber, guerreiro: Quando o COT é acionado, guerreiro, é para resolver.

Atualmente, o COT já soma a média de 110 operações por ano, sendo que muitas destas operações são sigiliosas. Bora ficar por dentro de alguns detalhes desta unidade? Então senta o dedo em nosso artigo!

COT: O que é?

Retirado de Instagram

Como já mencionamos, o COT nasceu em 1983 em decorrência da necessidade de contar com uma unidade de operações especiais altamente adestrada, principalmente para combater a escalada do terrorismo no Brasil.

Mais especificamente, foi em uma Comissão do Congresso Nacional que se decidiu pela urgente necessidade do grupo especial de combate ao terrorismo, o atual COT.

Nesse sentido, sua criação veio em boa hora: 5 anos após sua criação, o COT foi chamado para cumprir a importante missão de resgatar reféns do voo VASP 375 – tomado por um terrorista decidido a lançá-lo sobre o Palácio do Planalto.

Durante a ação criminosa, o comandante Fernando Murilo havia conseguido informar secretamente sobre o sequestro do avião com 98 passageiros.

Entretanto, o preço pela sua bravura foi pago com a vida do seu colega, o copiloto Salvador Evangelista , após a torre de comando entrar em contato para confirmar a situação.

Mesmo assim, o piloto cumpriu sua missão realizando acrobacias arriscadas para desestabilizar o terrorista, Raimundo Nonato, conseguindo pousar em Goiânia, onde os caveiras da COT já cercavam a aeronave Boeing.

Após 9 horas de negociação, o terrorista concordou em deixar a aeronave com a condição de seguir seu destino em outro avião, de menor porte, levando consigo o piloto Fernando.

Mas os guerreiros do COT não permitiriam mais nenhum avanço: de dentro da aeronave, um disparo neutralizou a ameaça – que morreu pouco depois.

Esse foi um marco para o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal. Após 5 anos, a primeira turma era formada com 20 agentes, um delegado e um escrivão. Atualmente, a sede do COT permanece em Brasília, e responde diretamente à Diretoria-Executiva de Polícia Federal.

Como ser um coteano?

Retirado de Instagram

E aí guerreiro, está se preparando para conquistar seu lugar no seleto grupo de coteanos? Para integrar o Comando de Operações Táticas (COT), o guerreiro que já conquistou seu lugar nas fileiras da honrosa Polícia Federal, deve enfrentar uma rigorosa seleção antes de receber seu número e iniciar o temido curso:

Ao menos um ano de serviço efetivo na Polícia Federal;

Apresentação Médica;

Testes físicos e testes de habilidades específicas;

Entrevista

Vale ressaltar, também, que o curso pode receber guerreiros de outras forças de operações especiais das Polícias estaduais (Militar e Civil), das Forças Armadas, e até mesmo de forças especiais estrangeiras, a convite.

Após admitidos ao curso de formação com duração aproximada entre 16 e 18 semanas, os alunos são levados a locais incertos e não identificados (LINs) para receberem as instruções necessárias para sua formação.

Retirado de Instagram

Dentre os conhecimentos adquiridos no curso casca-grossa dos alunos aprovados nas etapas preliminares, estão o paraquedismo, treinamento em todos os biomas brasileiros, contraterrorismo, resgate e negociação, entre muitos outros.

Além disso, em mais de 3 décadas de serviço, os operadores táticos do COT nunca foram alvos de investigações quanto a crimes de corrupção.

Afinal, a limpidez moral acompanha os audazes guerreiros seletos, que a tem como pré-requisito fundamental.

O símbolo do Comando de Operações Táticas

Retirado de Instagram

Lealdade e destemor ilustram a mentalidade combativa de cada um desses guerreiros, e isso é evidenciado em seu símbolo.

Assim, o brasão do COT foi elaborado pelo precursor do Comando de Operações Táticas da PF, o agente Evandro Carnaval Barroso.

Em seu centro, figura o desenho da águia, animal perseverante, capaz de enfrentar tempestades para caçar com êxito – tal como os guerreiros coteanos, operadores táticos de excelência que respondem ao chamado sob quaisquer circunstâncias adversas.

Além disso, pendurado em suas garras, está o fuzil Colt M16 no calibre 5.56, ilustrando o espírito combativo de cada guerreiro que dedica sua vida a combater nas operações especiais da Polícia Federal.

Por fim, só é possível tatuar o imponente brasão do coteano após a prova de fogo, guerreiro. Esta, pode durar de um a dois anos.

TREINAMENTO DIFÍCIL, COMBATE FÁCIL

Retirado de DefesaNet

Quando não estão operando em alta performance, pode ter certeza: os guerreiros da COT estão treinando.

Isso porque, alternando entre treinamentos de tiro com todos os armamentos empregados em operações especiais, os coteanos devem estar sempre preparados para o combate em qualquer região do Brasil dentro de 3 horas.

Por isso, o Comando de Operações Táticas conta com especialistas de todas as áreas necessárias, como montanhismo, paraquedismo, CQB, operações aquáticas e aéreas, explosivos, tiro de precisão, sobrevivência na selva, entre outros.

Também são comuns os intercâmbios técnicos entre o COT e outras forças de operações especiais internacionais, como o GSG 9 alemão (que inspirou o primeiro plano de criação da unidade de elite da Polícia Federal).

Seja invicto como o COT!

Retirado de Instagram

Trazemos o DNA tático como a essência de cada equipamento, vestuário e acessório desenvolvido para emprego nas situações mais extremas.

Afinal, sabemos que os guerreiros na ponta do serviço operacional precisam destruir o impossível todos os dias.

Por isso, somos orgulhosos em equipar os honrosos policiais federais em suas rotinas operacionais, e estendemos nosso espírito #prontopratudo a todos os guerreiros que buscam com audácia o caminho das operações especiais.

Para isso, contar com a INVICTUS é estar um passo à frente na sua preparação.

Portanto, conte conosco em todas as jornadas da sua vocação!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.