A filosofia e conceito Gray Man, também pode (e deve) contemplar técnicas específicas para mulheres, o denominado Gray Woman
O mundo tático está cada vez mais feminino. São cada vez mais mulheres inseridas no mundo operacional, realizando operações e pertencendo a forças especiais, enaltecendo diversas corporações Brasil afora.
E uma destas mulheres, exemplo para muitos profissionais de segurança pública, é a Edilaine Mansueto. Casca-grossa como poucas, ela é Subtenente da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, instrutora de tiro e uma mulher que está mostrando, através das redes sociais, que não existem barreiras para quem se propõe a destruir o impossível, todos os dias.
Pela sua experiência de vida e profissional, solicitamos que ela respondesse algumas perguntas sobre a filosofia Gray Woman (não conhece? Então leia o artigo GRAY MAN: QUEM NÃO É PERCEBIDO, NUNCA SERÁ LEMBRADO). Quer conferir o resultado? Então acompanhe o artigo a seguir.
INVICTUS: por que é importante ser uma Gray Woman?
Edilaine: como vivemos em uma sociedade patriarcal, a figura feminina é vista por muitos como sexo frágil: submissa, delicada e indefesa. Isto faz com que ela se torne um “alvo” mais fácil para o possível agressor. Buscar preparos físicos e técnicos para aumentar a sensação de segurança das mulheres já é uma realidade cada vez mais presente. Saber a hora de agir, reagir e muitas vezes até assumir uma postura de invisibilidade, ocultando sua preparação para fugir de uma situação de crise, ou manter-se viva, também é fundamental.
Como uma mulher pode se tornar invisível na multidão?
Estar preparada para tudo seria o cenário perfeito, porém se você for plotada antes de ter a janela de oportunidade para agir ou reagir, com certeza cometerá uma falha gravíssima, que inclusive pode custar-lhe a VIDA. Por isto tal teoria conhecida como GRAY WOMAN (GRAY MAN) se faz fundamental.
Para passar desapercebida tem de se levar em consideração alguns detalhes, como por exemplo: trajes, objetos que possam chamar muita atenção e até mesmo sua postura, a linguagem corporal também diz muito sobre nós. Sendo assim a discrição é o melhor caminho.
Em seu EDC tático velado, o que não pode faltar?
Velar um kit de defesa para mulheres nem sempre é uma tarefa fácil, vestimentas adequadas e tamanhos de materiais fazem total diferença. Um Multitool, pelo fato de se ter várias ferramentas em uma e uma boa lanterna, são itens que podem ser portados de modo discreto e serem utilizados em diversas situações. Recomendo.
Quais suas dicas para se comportar de forma neutra?
Camuflagem. Agir de modo inteligente e na hora certa, estar preparada não necessariamente quer dizer que você dever responder a tudo imediatamente. Manter a neutralidade, por isto também a comparação com a cor cinza, é fundamental.
Qual a melhor maneira de treinar o corpo e a mente para lidar com situações que requerem habilidades de Gray Woman?
Não permanecer na zona de conforto, deixando de buscar conhecimentos, em todos os sentidos. Sair da “visão de túnel”.
Qual sua dica para que uma mulher possa ser Gray Woman?
Vou deixar uma frase que eu gosto muito, serve de estímulo para outra mim e para outras pessoas: ousadia para correr riscos, sabedoria para escolher quais.
Se puder deixar um recado final sobre o assunto para as guerreiras da INVICTUS, qual seria?
Prepara-se para o pior cenário, busque desenvolver habilidade, treine físico, técnicas e intelecto. Estar pronta pra tudo. Melhor tê-las e não precisar usá-las a necessitar e não saber o que fazer, expondo a si ou a terceiros. Lembre-se, em matéria de sobrevivencialismo a meta é manter-se viva. Esteja preparada guerreira!
Depois destas palavras do subtenente, a qual agradecemos com honra máxima, temos uma novidade irada para comunicar para nossas guerreiras. Saiba mais:
LINHA SKADI: VESTUÁRIO FOCADO NO USO TÁTICO
É pensando na alta performance de operadoras e agentes de segurança, que precisam de um loadout funcional, confortável e versátil não só durante a jornada de trabalho, mas sim na sua rotina diária inteira, que a Linha Skadi foi criada.
Recentemente foram lançadas as primeiras duas peças: uma calça jeans e uma calça legging. Bora conhecer um pouco mais sobre cada uma:
CALÇA LEGGING – LINHA SKADI
No cotidiano de uma operadora, uma guerreira casca-grossa, conforto é algum que não se negocia. Uma rotina padrão é composta de uma árdua jornada profissional, envolvendo muitas vezes treinos, deslocamentos, incursões e viagens, por citar apenas algumas obrigações.
Por isso, para encarar todas essas obrigações, surge a opção da Calça Legging – Linha Skadi. Ela possui um design exclusivo, criada para o uso tático, pois é composta de diversos diferenciais que a deixam #ProntaPraTudo.
Conheça seus diferenciais:
Confeccionada em Hyper 84% poliamida e 16% elastano, com efeito blackout, o que viabiliza zero transparência do tecido.
Possui cós anatômico com elástico e passantes para acoplar cinto e coldre.
A Legging conta com 2 bolsos nas laterais enviesados e estampa em gel.
Dispõe de costuras triplas nas áreas de maior atrito, além de passadores reforçados e recorte anatômico no joelho com dupla camada de tecido.
Design exclusivo criado para uso tático.
CALÇA JEANS – LINHA SKADI
O que era bom, ficou ainda melhor. A Calça Jeans – Linha Skadi, é uma calça lifestyle que foca no cotidiano de operadoras que precisam de um loadout velado. Afinal de contas, uma guerreira precisa estar #ProntaPraTudo 24 horas por dia, durante os sete dias da semana com conforto e com um vestuário que, se for necessário, vai responder à altura das situações, missões ou desafios a enfrentar.
Ela é confeccionada em tecido Jeans, tendo em sua composição, 72,5% Algodão, 24% Poliéster e 3,5% Elastano. Quer saber mais sobre ela? Então tá aqui:
Possui 7 bolsos estratégicos, sendo 2 bolsos traseiros táticos velados com costuras triplas e sistema de encaixe para carregadores, sendo que seus bolsos frontais contam com reforço em CORDURA® 1000 resinado.
A calça conta com costuras triplas nas áreas de maior atrito e dispõe de passadores reforçados.
Modelagem Super Skinny.
Seu botão e rebite personalizados, num lifestyle único.
CONCLUSÕES SOBRE A FILOSOFIA GRAY WOMAN
Você conheceu um pouco mais sobre o Universo Gray Woman com uma das guerreiras mais importantes e relevantes do Brasil, como a subtenente Edilaine Mansueto. Ainda, ela repassou dicas específicas para mulheres que procuram se aprimorar nesse conceito e filosofia, ainda escasso de informações específicas.
Esperamos que estas informações causem uma reflexão, proporcionem uma nova mentalidade. De quebra, você ainda ficou sabendo das novidades que preparamos para o mercado tático feminino: produtos inovadores que prezam pelo conforto, versatilidade e segurança para quem procura estar, sempre #ProntoPraTudo.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.