Manter sempre grande foco e determinação para os treinos é fundamental, isso é fato e todos sabemos, mas nem só de exercícios a sua rotina deve ser feita, principalmente se forem, em sua maioria, de grande intensidade.
Por isso, assim como é necessário um ou dois dias de descanso para relaxar do trabalho, também é preciso tirar dias de folga dos treinos. Menos é mais quando se está lidando com o alcance do desempenho ideal.
Um bom guerreiro sabe a hora de parar para um descanso, e é essa pausa entre atividades alternada com dias de treinos pesados que faz a sua performance aumentar.
A importância dos dias de folga não deve ser negligenciada. Embora o exercício seja benéfico para a saúde mental, física e geral, o repouso é igualmente importante.
Então dê uma parada em tudo o que você tá fazendo, continue seguindo essa leitura e vem descobrir mais sobre todos os benefícios de um “day off” dos treinos.
BENEFÍCIOS DOS DIAS DE DESCANSO
Considere essa lista de opções para podem ajudar você a ver um melhor progresso e evitar lesões e esgotamento:
Promove a recuperação muscular
O exercício esgota os estoques de energia do corpo, ou glicogênio muscular. Também faz com que o tecido muscular se quebre. Por teste motivo, dar um tempo de recuperação muscular adequado permite que o corpo “conserte” esses dois problemas, reabastecendo os estoques de energia e reparando os tecidos danificados.
Além disso, os músculos armazenam carboidratos que seu corpo converte em glicogênio para funcionar em sua vida cotidiana e abastecer seu treino. À medida que treinamos, ele se esgota e seu corpo precisa de um certo tempo para reabastecer esses níveis e evitar fadiga e dor muscular.
Melhora o desempenho geral
Assim como não somos capazes de dar 100% de nós mesmos mentalmente quando estamos cansados, não podemos esperar que nosso corpo funcione 100% sem um descanso adequado. Mesmo que você consiga se esforçar, pode descobrir que seus tempos de reação são mais lentos e sua resistência é reduzida.
Diminui o risco de lesões
Se você está sobrecarregado, é mais provável que cometa erros, seja por fazer um movimento incorreto ou perder o controle do equipamento. Isso, por sua vez, aumenta o risco de lesões.
Ter um dia de descanso pode ajudá-lo a se manter mais firme e seguro durante os exercícios.
Tenha um sono de qualidade
Quando você considera todas as maneiras pelas quais seu corpo pode se recuperar do treinamento excessivo, o sono é uma das melhores e principais ferramentas de recuperação.
Se você não tiver um sono reparador, os efeitos a longo prazo serão prejudiciais à sua saúde e ao seu treinamento.
O QUE FAZER NOS DIAS DE DESCANSO? TENHA UM “DIA DA RECUPERAÇÃO”
Se você é aquele tipo de pessoa que precisa estar sempre em movimento, é possível ir à academia mesmo no dia da recuperação, mas o ideal é diminuir de 50 a 75% a intensidade do seu treino e se concentrar em exercícios aeróbicos ou alongamentos de ritmo leve.
Outra boa ideia é também usar uma sauna, banheira de hidromassagem ou, se tiver possibilidade, receber uma massagem muscular. Assim, você também utiliza de forma ativa seu “day off”.
Durante esse descanso ativo, o corpo trabalha para reparar tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos). A recuperação melhora a circulação sanguínea que ajuda na remoção de produtos residuais da degradação muscular que se acumulam como resultado do exercício. Então, o sangue fresco pode entrar para trazer nutrientes que ajudam a reparar e reconstruir os músculos.
Mas se você prefere apenas tirar um dia para relaxar totalmente, é válido também fazer o descanso passivo. E assim, o seu “dia de descanso” pode virar um “dia de lazer”.
Inserir no seu cotidiano momentos de puro relaxamento como, brincar com os filhos, passear com a família é importante e uma prática completamente saudável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em suma, o mais importante é lembrar que os dias de descanso são para relaxar e se recuperar. Seja qual for o seu nível de condicionamento físico, é necessário tirar um dia para permitir que seu corpo se recupere da tensão do treino que você sempre faz.
Ignorar a pausa pode resultar em esgotamento e até mesmo tensões ou lesões em algumas circunstâncias mais extremas.
E lembre-se: um treino adequado aliado a bons hábitos alimentares e um bom descanso vai fazer o seu desempenho melhorar exponencialmente.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.