Don’t tread on me é uma das frases mais repercutidas entre os guerreiros que sabem que a Liberdade não é de graça. No entanto, você já se perguntou o que está por trás dessas palavras, guerreiro?
Hoje é dia de descobrir tudo sobre a frase, estampada na histórica Bandeira de Gadsden, que remonta a tempos em que a Liberdade era paga com sangue.
Dúvidas? Prossiga!
A história da Bandeira de Gadsden
A história da Bandeira de Gadsden tem uma relação direta com a fundação dos Estados Unidos da América e sua luta contra a coroa inglesa – que cobrava altíssimos e abusivos impostos das 13 colônias, instituindo em 1773 a gota d’água, a Lei do Chá.
Sem representatividade parlamentar e, revoltados pela limitação absurda do livre comércio e as Liberdades fundamentais que queriam, representantes das 13 colônias decidiram que a única alternativa à falha política, era a Guerra.
Foi assim que em 4 de julho de 1776, o Segundo Congresso Continental da Filadélfia declarou a Independência dos Estados Unidos, escrita por Thomas Jefferson. A Guerra da Independência se iniciou neste mesmo período, e marcou 5 anos de combates intensos entre norte-americanos e ingleses.
Nesse contexto é que vivia Christopher Gadsden, nascido em 1724 na Carolina do Sul. Mesmo tendo lutado pela Coroa Inglesa, o guerreiro reconheceu a grande importância da Liberdade: após o Primeiro Congresso Continental (o primeiro esboço de reação contra os ingleses), ele voltou ao seu estado e arquitetou um grupo de resistência, os Sons of Liberty.
Christopher Gadsden, então à frente como general durante a Guerra da Independência dos EUA, inspirou-se no antigo cartoon político de Benjamin Franklin (pai fundador dos EUA) que criticava a desunião entre as 13 colônias à época de outros conflitos.
Sua ideia ganhou incrível notoriedade e, em 1775 a Marinha Colonial, vigorosa em combate, hasteou pela primeira vez um símbolo de Liberdade que venceria os séculos.
Esse símbolo é muito forte, guerreiro! Devido à sua história, chegou até mesmo a ser utilizado pela bandeira dos fuzileiros navais norte-americanos ao longo da década de 70, até se transformar.
Contudo, focamos no contexto histórico e ainda não respondemos a pergunta, então lá vai:
O que significa a Bandeira de Gadsden?
A Bandeira de Gadsden simboliza o estado de revolta das 13 colônias à época da Revolução Americana. Os dizeres ‘’Don’t Tread On Me’’, em português, ‘’Não Pise Em Mim’’, trouxe consigo um claro aviso à Coroa Inglesa: “iremos reagir!”
Mas a Cascavel – animal peçonhento utilizado em sua Bandeira, também não está ali à toa. Na verdade, antes da famosa águia-de-cabeça-branca, a Serpente era o principal símbolo dos EUA.
A serpente ‘’Crotalus horridus’’, comum em todo o país, é altamente venenosa e possui um instinto defensivo que se reflete na simbologia da Bandeira de Gadsden: ele só ataca se provocada.
Além disso, guerreiro, fazendo alusão à antiga Serpente desenhada por Benjamin Franklin, que representava a desunião entre as 13 colônias na luta, Gadsden agora representava a unidade de todos na luta pela Liberdade.
Porte de armas nos EUA
A formação política dos Estados Unidos da América foi conturbada, e o preço da Liberdade e da paz futura custou o sangue de muitos combatentes.
Entretanto, foi durante a Guerra da Independência que os norte-americanos entenderam a importância da posse e porte de arma de fogo para a garantia da sobrevivência do Estado de Direito e de sua população contra a tirania interna ou externa.
Guerreiro, a Liberdade de portar e manter armas é tão importante para eles que foi assegurada na sua primeira constituição, promulgada em 1791 com a até hoje vigente Segunda Emenda à Constituição.
Proclame a Liberdade com a INVICTUS
Quando tudo está desmoronando e a Liberdade parece ameaçada, acreditamos que vencer é uma questão de preparo.
Por isso, na INVICTUS, apoiamos iniciativas de defesa e promoção da sua, da nossa e da Liberdade individual de todos os guerreiros.
Então proclame sua crença como um guerreiro #ProntoPraTudo através da Linha Freedom.
“A liberdade absoluta está acima de qualquer valor e ideal. E batalha por ela é mais do que uma vontade: é uma doutrina.
É por essa liberdade que estamos determinados a lutar. Essa é a ideia que defendemos com todas as nossas forças. São os ventos libertários que sopram em nossos pensamentos de maneira ressoante que inspiram a Linha FREEDOM, a coleção que representa a defesa dos direitos individuais.”
‘’O preço da Liberdade é a eterna vigilância’’.
John Philpot Curran
Permaneçamos vigilantes! LIBERDADE!
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.