Conheça os efeitos que o preparo físico tem sobre as habilidades de tiro e aprenda como maximizar seu potencial na hora da ação.

Que o preparo físico é fundamental na vida de todos os guerreiros nós já sabemos, mas você sabe o quanto ele interfere em nossas habilidades de tiro? A resposta é: bastante. Nosso nível de condicionamento determina como nosso corpo reage em meio a atividades que exijam esforço elevado e as alterações decorrentes dessa reação podem comprometer nossas habilidades motoras.

Por isso, tão importante quanto as sessões no clube tiro, são as horas investidas em treinamentos físicos que te habituem a frequências cardíacas elevadas e aos efeitos da exaustão, para garantir que até mesmo nas situações mais extremas você se apresente como um verdadeiro guerreiro #ProntoPraTudo.

O fator CARDÍACO

À medida em que fazemos esforço físico, recrutamos diversos músculos do nosso corpo para exercer a função específica necessária. Para que esses músculos performem da maneira desejada, o sangue é bombeado mais rápido pelo coração para que ele flua satisfatoriamente por todo o corpo, aumentando o volume disponível para os músculos e garantindo seu pleno funcionamento diante do estresse presente.

Apesar desse bombeamento mais forte e rápido ser positivo para a irrigação sanguínea dos músculos, ele pode ter efeitos negativos para as nossas habilidades motoras. Um ritmo cardíaco elevado diminui a nossa destreza, interferindo na precisão de nossos movimentos e na nossa estabilidade.

Guerreiro, nem precisamos pensar muito para saber como isso pode prejudicar nossas habilidades de tiro, não é? Essa queda de destreza e estabilidade tem efeitos sobre a nossa empunhadura e tornam a nossa mira menos confiável, uma vez que mantê-la firmemente sobre o alvo com precisão se torna mais desafiador.

A interferência em nossas habilidades motoras também afeta negativamente em movimentos comuns e necessários no tiro, como as habilidades de recarga e resolução de panes mecânicas no equipamento.

O FATOR RESPIRATÓRIO

Guerreiro, todos esses sintomas mencionados podem ser mitigados com alguns passos simples, mas que devem ser levados a sério para garantir que suas habilidades de tiro se mantenham firmes mesmo em situações extremas. O fator principal é o desenvolvimento de um bom condicionamento cardiovascular e pulmonar, para evitar que nosso desempenho despenque assim que as coisas começarem a ficar difíceis.

Para alcançar isso, se exercitar regularmente é indispensável, caso você esteja se perguntando como pode começar, leia nosso artigo do Blog sobre como montar seu próprio treino. Uma vez que tenha um plano de treino definido, mantenha uma consistência para ir progredindo gradativamente, melhorando seu condicionamento físico e ampliando seu desempenho cardiopulmonar.

É importante mesclar treinos de resistência com treinos aeróbicos para acostumar o seu corpo a diversos estímulos distintos, assim, independente de qual seja a situação de esforço em que você se encontre, seu corpo responderá à altura sem prejudicar suas habilidades de tiro. Combinar seu treino físico com treinos de tiro é o próximo passo, busque montar exercícios onde após algumas repetições de um movimento físico (como flexões, burpees ou corridas curtas, porém explosivas) você tenha de empunhar sua arma e efetuar disparos com precisão. É interessante também praticar movimentos como recarga, resolução de panes, transição entre arma longa e curta e outras habilidades após uma série de exercícios, para se habituar a performar essas ações com ritmo cardiopulmonar elevado.

A consistência no treino físico vai condicionar seu corpo a reagir de forma mais amena aos efeitos cardiopulmonares do esforço, a constância no treino de tiro vai entranhar os movimentos basilares na sua memória muscular. Essa combinação de esforço e disciplina vão te garantir a plena performance no momento em que você mais precisar.

Ressaltamos que sempre antes de iniciar qualquer programa de treinamento novo, especialmente envolvendo armas de fogo, é fundamental, por motivos de segurança, certificar-se de que seu médico e instrutor o liberaram para essa prática. Quando estamos em estado de exaustão, com as habilidades motoras comprometidas, estamos mais suscetíveis a cometer erros, o que aumenta a possibilidade de acidentes.

E aí, guerreiro, agora que você já sabe qual a importância do bom preparo físico para o alto desempenho no tiro, não precisa de mais motivos para começar a treinar, não é?

Então aproveite para conhecer a Linha ACTION, a linha de treinamento masculina da INVICTUS, desenvolvida especialmente para os guerreiros #ProntoPraTudo que destroem o impossível e vencem a si mesmos em cada treino. São peças confortáveis e práticas, que se destacam por sua funcionalidade tática, tecidos com alta respirabilidade, leveza e design discreto.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.