Com uma história inspiradora para os amantes do mundo tático, apresentamos Elcio Mello Jr. como o novo embaixador INVICTUS!
Ele atua como Investigador de Polícia da Classe Especial PCSP, chefiando a Divisão de Operações Especiais do DOPE. Formado em Administração de Empresas, Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Nutrição Esportiva e Psicologia do Esporte, Elcio é Instrutor de Armamento e Tiro formado pela ANP/Polícia Federal e Instrutor de Defesa Pessoal e Condicionamento Físico da ACADEPOL/Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Casado com sua esposa que também é Perita Criminal da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Elcio respira o mundo tático 24h por dia, e sua paixão por esse universo não vem de agora.
Minibiografia
Desde os 14 anos, já havia uma vontade em se tornar um militar, pois seu avô e alguns outros parentes já atuavam na função. E então, com essa idade, quis prestar concurso para o colégio naval. Não passou, mas já era o começo e uma pequena experiência das muitas que estavam por vir.
Por outro lado, Elcio também sempre foi atleta. Aos 15 anos, foi à Europa competir em alguns campeonatos de Handebol. Teve bastante destaque no Esporte Clube Pinheiros, onde venceu alguns campeonatos paulistas e competições importantes de destaque nacional.
Mesmo mantendo uma boa carreira no esporte, Elcio sempre foi bom aluno na escola. Do colégio foi direto para a faculdade onde fez Administração de Empresas, mas no seu último ano de curso, resolveu prestar concurso para a PF. Não obteve êxito, mas também não desanimou e continuou mantendo suas atividades físicas em dia. Sendo apaixonado por defesa pessoal, se graduou em artes marciais. Fez Karatê, conseguiu faixa marrom no Judô e no Jiu-jitsu, e faixa preta em Hapkido.
Prestou concurso para a Polícia Civil enquanto estudava para a Federal e passou. Em seguida, aos 23 anos, se tornou professor da ACADEPOL.
Em 2005, passou no teste para fazer o curso da SWAT de Miami. Em 2006, foi para o Rio de Janeiro para fazer o curso do COTE-RJ, onde acabou fazendo outros 2 cursos além deste.
Em 2008, foi aos EUA participar de uma prova no SWAT Round Up, onde ficou na 10ª colocação. Em 2009, participou da Super SWAT COP e foi campeão da prova.
Do tático ao esporte
Apesar de tudo, Elcio nunca largou os esportes. Como sempre participava de competições, sempre precisou deles para preparar seu condicionamento físico.
E foi em 2010, num intercâmbio para os EUA, que conheceu o crossfit, numa prova que exigia os exercícios funcionais. Nela percebeu que o treinamento funcional estava cada vez mais vinculado com as atividades policiais e isso passou a fazer parte do seu estilo de vida até hoje.
Uma vida para se inspirar e se motivar
Em meio a muitas vitórias na sua vida, Elcio tem consciência de que nada disso foi fácil. “Nunca foi fácil, e nunca será. Também não é da noite pro dia que as coisas vão se realizando. Continuo sempre treinando, me desafiando, tentando melhorar a parte física e mental, e cada vez eu e minha família buscamos ser uma nova versão de nós mesmos. É preciso sempre seguir em frente, com a consciência de que nada vai ser fácil, mas o importante é não desistir. “
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.