No mês do rock, apresentamos aos nossos leitores algumas das maiores bandas do Southern Rock e o legado do estilo para o mundo.

Julho é considerado, oficialmente, como o mês das guitarras com distorção, solos de bateria, motocicletas e da liberdade. O motivo? Foi no dia 13 de julho de 1985 que aconteceu o megafestival LIVE AID, que marcou toda uma geração de jovens e adultos.

O festival que mudou o mundo (e a música)

Na ocasião, o festival aconteceu simultaneamente nas cidades de Londres (Inglaterra) e Filadélfia (Estados Unidos). Ainda, ocorreram algumas apresentações em Sydney (Austrália), Moscou (Rússia) e Tokio (Japão). A razão do festival foi a arrecadação de fundos para combater a fome na Etiópia.

Durante o festival aconteceram apresentações históricas de bandas como Led Zeppelin, Queen, The Who, U2, Black Sabbath, Judas Priest, David Bowie e Dire Straits, entre outras tantas apresentações que aconteceram em quatro continentes. A transmissão do LIVE AID foi a maior transmissão televisiva e por satélite da época, estimando que dois bilhões de pessoas tenham assistido o festival ao vivo.

Mas como o Rock surge como estilo musical? Que instrumentos musicais não podem faltar? O que é Southern Rock? Quais são seus maiores expoentes? Conhece a INVICTUS ROCK SONGS? Para responder estas perguntas, aumenta o som e fica plugado em nossa matéria!

O surgimento do Rock como estilo musical

O Rock enquanto estilo musical surge nos Estados Unidos, entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1950. Ele encontra suas origens em ritmos como o Blues, o Country e no Rhythm and Blues, conhecido também como R&B. Por trazer uma estética musical diferente, com guitarras mais rápidas e “barulhentas”, logo o estilo musical foi taxado como marginal. Outro fator que ajudou nessa taxação, foi o fato de surgir em locais periféricos dos Estados Unidos.

Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o DJ Alan Freed começou a tocar a mistura de Blues, Country e R&B para uma plateia multirracial (antes estes estilos eram mais ligados à comunidade negra) e foi lá que a expressão Rock and Roll surgiu para descrever essa o estilo: “to rock” significa balançar, e “to roll” é rolar. Ou seja, foi um grande balançar e rolar. Estes termos já estavam sendo usados em algumas músicas e, por soar natural e de fácil assimilação, ficou sendo utilizado e acabou marcando a história da música para sempre.
Os primeiros expoentes do Rock and Roll foram Chuck Berry, Little Richards, Jerry Lee Lewis e, pouco tempo depois, Elvis Presley.
Geralmente, uma banda de rock é composta por quatro pessoas: um guitarrista, um baixista, um baterista e um vocalista. Contudo, essas funções podem ser acumuladas ou até mesmo ter mais de um instrumento ao mesmo tempo.
A partir da década de 1960 e com a popularização do estilo, começam a surgir outros subgêneros dentro do Rock, como o Pop Rock, Heavy Metal, Rock PsicGarage, British Rock e, dentre tantos outros, aparece também um velho conhecido, nosso Southern Rock.

Como surge o Southern Rock?

O Sul dos Estados Unidos é um local diferente ao restante do país. Pela localização geográfica, contempla os estados do Centro-Sul e Sudeste, sendo: Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Lousiana, Mississippi, Tennessee, Texas e Virgínia. Algumas situações ainda englobam os Estados mais ao norte, como Kansas, Kentucky, Delaware, Maryland, Missouri e Virgínia Ocidental. A influência indígena e africana é latente na região, assim como as culturas espanhola, inglesa, irlandesa e escocesa.

Por isso, no início da década de 1960, jovens americanos oriundos da região começaram a misturar elementos característicos da sua vida e da região, contando suas histórias cotidianas que se diferenciavam com a vida em outros locais dos Estados Unidos, como Nova York, Los Angeles ou Detroit. O sotaque “sulista”, os ideais dos jovens e vida mais no meio rural, começou a ser contada e foi através da fusão entre a música country e o rock que começava a influenciar milhões de jovens ao redor do mundo.

Outro legado latente é a herança da confederação após a Guerra Civil Americana. Por isso, o Sul desenvolveu seus próprios costumes, seja na culinária, literatura ou, nesse caso, na música, que acabaram moldando a chama cultura tradicional estadunidense.

Não sendo diferente, o R&R adentrou no Sul dos Estados Unidos com força total. Seja pela criação, cultura diferenciada ou pelos ideais herdados da Guerra Civil, os estados sulistas criaram um estilo musical baseados em guitarras elétricas e vocais característicos do country.

É por isso que citamos alguns expoentes do estilo que você, guerreiro, precisa conhecer (e ouvir). Veja nossa lista abaixo:

1. Lynyrd Skynyrd

Banda Lynyrd Skynyrd

O Lynyrd Skynyrd é uma banda americana de Southern Rock, que iniciou sua caminhada na música em 1964, na cidade de Jacksonville, na Florida. Seu álbum de estreia, sob o hilário nome de ’Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd (pronuncia-se LINER SKYNERD), catapultou a banda ao sucesso imediato no ano de 1973. Hits como Free Bird, Simple Man e Sweet Home Alabama marcaram gerações inteiras.

Em 1977, a banda sofreu um acidente aéreo onde vários tripulantes morreram, incluindo o guitarrista Steve Gaines, o manager Dean Kilpatrick e o vocalista e principal compositor Ronnie Van Zant. A banda encerra os trabalhos e retorna somente em 1987, com Johnny Van Zant, irmão do Ronnie, como vocalista principal.

Durante toda a carreira da banda, foram lançados 13 álbuns de estúdio, 7 álbuns ao vivo, 5 álbuns vídeo, 23 coletâneas e 30 singles oficiais, vendendo mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo.

Se eu partisse amanhã

Você ainda se lembraria de mim?

Pois eu devo seguir viagem, agora

Pois há muitos lugares que eu preciso ver.

Lynyrd Skynyrd – Free Bird

2. Creedence Clearwater Revival

Banda Creedence Clearwater Revival.

Surgidos na California, a banda dos irmão John e Tom Fogerty é uma das principais expoentes do Southern Rock. A banda surge no final de 1967, já com este nome, trazendo um rock n’roll com pegada sulista. O vocal característico do John e as guitarras viscerais marcaram para sempre a história da música mundial.

Ao longo da carreira, lançaram 7 álbuns de estúdio e conquistaram um total de 9 discos de ouro e 7 de platina, rendendo mais de 26 milhões de discos vendidos apenas nos EUA. O grupo se separou em 1972. Fortunate Son, Down On The Corner, Have You Ever Seen The Rain e Proud Mary se destacaram entre os maiores sucessos da banda.

3- ZZ Top

Banda ZZ Top

O equilíbrio perfeito entre Rock’n’roll e Blues: é assim que os músicos do ZZ Top se apresentam. Oriundos do Texas, a banda é composta por Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria). Além de músicas moldadas no estilo sulista, a banda quase sempre se apresenta nos shows usando óculos escuros, botas de motociclista pretas e correntes no pescoço com abridores de lata de cerveja. Ainda, Gibbons e Hill vestem roupas pretas semelhantes e chapéus pretos, além de suas características barbas compridas.

Em 50 anos de carreira, a banda já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, incluindo 25 milhões de álbuns só nos Estados Unidos. A banda teve 8 hits no Top 40 na Billboard Hot 100 e 6 hits em primeiro lugar no Mainstream Rock. Além disso, o ZZ Top foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2004.

4- The Allman Brothers Band

Do coração do estado americano da Georgia para o mundo. O grupo foi formado em 1969 e é considerado por muitos como o principal arquiteto do Rock sulista americano. O sexteto, composto pelos irmãos Allman, conquistou 11 discos de ouro e 5 de prata, entre 1971 e 2005.

O destaque da banda fica por conta do guitarrista e fundador Duane Allman, eleito pela revista Rolling Stones como o 9º melhor guitarrista de todos os tempos (2003). Hinos como Midnight Rider, Blue Sky, Trouble no More e Ramblin’Man foram eternizadas nos riffs e na voz dos Allman Brothers.

5- The Charlie Daniels Band

The Charlie Daniels Band

O músico estadunidense foi uma lenda da música americana. Seja sozinho ou com sua banda que levava o seu nome, o artista nascido na Carolina do Norte começou nos anos 1950. Em 1973 ele alcançou a nona posição na Billboard Top 100, com a música “Uneasy Rider”.

Com 50 anos de estrada, o expoente do Southern Rock foi um assíduo defensor da liberdade e do estilo de vida americano. Entre singles e álbuns de estúdio, Daniels produziu mais de 300 canções, destacando as músicas The Devil Went Down to Georgia, Long Haired Country Boy e Uneasy Rider.

EXTRA: INVICTUS ROCK SONGS

Aproveitando o mês do Rock, lançamos nosso perfil oficial no Spotify, guerreiro! Já temos disponível uma playlist editorial, com mais de 7 horas de Rock, Heavy Metal e Southern Rock.

Curtiu? Então nos siga, aguarde novidades e keep long to Rock ‘n Roll life, warrior!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.