Conheça em detalhes especificidades das lanternas INVICTUS e saiba os principais atributos para ser um equipamento #ProntoPraTudo

Recentemente, guerreiro, disponibilizamos um artigo onde mencionamos itens básicos para montagem de um EDC (leia aqui). Contudo, sabemos que cada pessoa detém uma necessidade específica, customizando o seu kit diário de acordo com alguma ação cotidiana e particular.

Agora, um item praticamente comum no dia a dia de sobrevivencialistas, operadores, agentes de segurança, atletas ou entusiastas do mundo tático são, sem dúvidas, lanternas.

Por este motivo, o artigo que você está lendo vai, a partir de agora, dissecar o mundo das lanternas.

Bora iluminar as ideias? Então, adelante!

LANTERNAS: UMA HISTÓRIA DE LUTA CONTRA AS SOMBRAS

Não vamos entrar em detalhes da história da utilização da luz pelo homem, pois este também não é o motivo da matéria. Por isso, vamos pular no tempo e chegar ao final do século XIX, precisamente no ano de 1899, quando o inventor David Missel, criou a primeira lanterna que se nutria de 3 pilhas e possuía uma lâmpada incandescente. Contudo, a invenção não teve muito sucesso pois esquentava muito rápido e era muito frágil no seu manuseio.

Os processos tecnológicos foram aprimorados e as lanternas foram ficando cada vez mais populares e num preço menor. Estudos estimam que, no ano de 1922, mais de 10 milhões de pessoas já utilizavam lanternas portáteis. Hoje em dia, elas fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa e estão entre os equipamentos de EDC mais utilizados do mundo.

QUATRO COISAS IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LANTERNAS AO ESCOLHER SEU EQUIPAMENTO:

Um EDC #ProntoPraTudo, com destaque para a Lanterna Draco (compre aqui)

#1 – LANTERNAS E OS PARÂMETROS DO PADRÃO E CLASSIFICAÇÃO IP

Dentro de referido protocolo, que lanternas com qualidade e tecnologia possuem, temos a proteção contra objetos sólidos (primeiro dígito) e a proteção contra líquidos (segundo dígito).

O primeiro indica o nível de proteção contra objetos sólidos, como poeira, insetos e fios. Ele pode variar de 0 (sem proteção nenhuma) a 6 (proteção total).

Confira a tabela abaixo:

0: sem nenhuma proteção contra objetos sólidos;

1: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 50mm;

2: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 12,5mm;

3: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 2,5mm;

4: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 1mm;

5: proteção contra objetos sólidos (pode entrar poeira, mas não prejudicará o produto);

6: totalmente à prova de entrada de objetos sólidos.

Já o segundo dígito se refere à qualidade da proteção contra líquidos. Ele varia de 0, se não existir nenhuma proteção, a 8, quando o produto é considerado totalmente à prova d’água.

Um detalhe importante é que a submersão e a profundidade podem variar de acordo com as especificações de cada fabricante. Confira em detalhes:

0: sem nenhuma proteção contra a entrada de líquidos;

1: protegido contra a queda vertical de gotas d’água;

2: protegido contra a queda vertical de gotas d’água em inclinação de até 15°;

3: protegido contra borrifos d’água em qualquer direção com inclinação de até 60°;

4: protegido contra borrifos d’água em qualquer direção (admite a entrada limitada);

5: protegido contra jatos de baixa pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada);

6: protegido contra jatos de alta pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada);

7: protegido contra submersão na água (15 cm a 1m) por curtos períodos;

8: protegido contra a submersão na água (acima de 1m) por longos períodos;

IMPORTANTE: quando utilizada a letra X, significa que a lanterna não foi submetida a testes contra a entrada de objetos sólidos ou líquidos.

Ainda, é importante entender que, uma lanterna com classificação IPX8, por exemplo, oferece uma ótima proteção contra a entrada de objetos sólidos. Afinal de contas, ela possui o maior grau de vedação contra líquidos mais eficiente.

É o caso da Lanterna Resistente à Água Draco PRO 1000 Lúmens, que detém a certificação IPX8, sendo submersível por até 2 metros.

#2 – MUITO MAIS QUE UMA LUZ PORTÁTIL

Engana-se quem pensa que lanternas são apenas “fontes de luz portáteis”.

Seus usos abrangem missões que vão de resgates e salvamentos em catástrofes, a deslocamentos, sinalização, buscas, situações de combate e averiguações de ameaças.

Ou também apenas iluminar algo no escuro, seja em casa, numa estrada ou numa trilha.

Por isso, ao colecionarem tanta versatilidade, as lanternas possuem variedades de estilos com funções adequadas para cada tipo de necessidade.

Assim, quando falamos numa lanterna tática, ela apresenta alguma disponibilidade específica para operadores ou agentes de segurança, que podem variar desde modos de operação (luz velada ou estrobo, por exemplo), até maior duração de sua bateria.

A regra é simples: você precisa entender qual sua necessidade e utilizar um equipamento que atenda suas demandas.

#3 – LUMENS: A POTÊNCIA DA LUZ

A potência de luminosidade das lanternas é medida em lumens, guerreiro. Mas isso não significa que uma lanterna de 300 lumens seja necessariamente superior a uma de 200. Cada equipamento carrega em seu modelo a excelência de suas funções ou especialidades.

Um mito bastante conhecido no meio das lanternas diz respeito a fabricantes duvidosos que oferecem equipamentos com 10 mil, 50 mil e até 400 mil lumens e preços irrisórios.

Isso é impossível e é uma grande mentira.

Imagine que a intensidade de luz medida num dia ensolarado varia entre 35 e 100 mil lumens, seguindo essa “lógica” uma lanterna de “400 mil lumens” equivaleriam a absurdos quatro sóis num equipamento. E tu não vai achar isso no Mercado Livre.

Lanternas superpotentes existem sim, mas possuem produção limitada, altíssimo custo e são destinadas para uso em situações de explorações em cavernas, por exemplo. E mesmo assim, essas lanternas possuem taxas muito inferiores aos 400 mil lumens prometidos por marcas sem respaldo.

#4 – LANTERNAS, SEUS LED’S E REFLETORES

Os LED’s escolhidos pela INVICTUS são fabricados pela renomada norte americana Cree INC. São duas famílias divididas em modelos XPE e XML, incluindo o XML U2, apontado atualmente como o melhor do mercado.

Ambos oferecem custo-benefício atraente e maior eficiência energética.

Bons refletores também auxiliam na qualidade e difusão da luminosidade. Alguns tipos chegam a potencializar LED’s com menor quantidade de lumens. É a característica do refletor “orange peel”, que leva este nome por apresentar uma textura de “casca de laranja”.

DESARME A ESCURIDÃO COM AS LANTERNAS INVICTUS

Dentro da ampla gama de lanternas disponíveis no portfolio #ProntoPraTudo, destacam-se as lanternas táticas que, como já foi mencionado, possuem características específicas para uso operacional. E nestes casos podemos mencionar novamente a Lanterna Draco e a Lanterna Blitz, que são submergíveis em até 2 metros.

Também podemos mencionar a Lanterna Tática Solaris 2000 Lúmens que, como o nome já indica, possui a maior luminosidade em lanternas INVICTUS.

Outra lanterna muito utilizada no cotidiano e, principalmente, na prática outdoor, são os modelos “Head Lamp” que, como o nome indica, são lanternas de cabeça que deixam as mãos livres para as mais diversas situações. Está procurando um modelo destes? Então Lanterna de Cabeça Pulsar é nossa indicação. Ela possui capacidade luminosa de 800 lúmens, 2 leds e carregamento através de USB.

Na procura de leveza, versatilidade e resistência à água? Então conheça a Lanterna INVICTUS Attack R3 que, com 140 lúmens Design supercompacto, em alumínio aeroespacial e classificação IPX6, se apresenta como um ótimo equipamento para seu EDC, tanto como uma lanterna principal ou secundária.

Conheça a ampla gama de lanternas INVICTUS clicando aqui. Escolha o modelo que mais se adapta ao seu EDC e Bora Destruir o impossível, guerreiro!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.