A customização de armas é o sonho de muitos guerreiros que sonham com a parceira perfeita em termos de funcionalidade, estética ou mesmo o tiro esportivo.

E verdade seja dita, das batalhas reais aos estandes de tiro, a personalização das armas de fogo é cada vez mais comum. Você sabe o porquê?

Conheça hoje as 4 razões para investir na customização de armas e pegue os bizus! Fogo à vontade.

O que é a customização de armas?

A customização de armas de fogo se refere a todas as modificações realizadas na arma original. Essas modificações podem ser, em geral, estéticas ou funcionais.

Armas personalizadas são utilizadas por muitos guerreiros em contextos que vão desde o tiro esportivo, com a finalidade de alta performance nas competições, até as operações especiais de forças de segurança. No último caso, a finalidade é o êxito na missão.

E os exemplos de customização de armas são vários: amaciamento do gatilho, acabamento mais sofisticado e resistente, alteração do aparelho de pontaria e muito mais.

Por que customizar a sua arma de fogo?

A resposta depende da sua finalidade.

Para os operadores de operações especiais, por exemplo, a customização de armas de fogo não é novidade. Entretanto, a sua finalidade é uma: cumprir a missão com o máximo de assertividade

Nesse sentido, muitas das modificações feitas em armas de fogo são fruto da experiência real em combate. Esses cenários de conflitos armados, naturalmente demandam melhorias específicas para garantir uma alta performance em campo. É claro que, posteriormente, a prática cairia no gosto dos civis atiradores, aficionados por armas.

Prova disso, vem de Mark Owen – veterano Navy SEALs que participou da operação Lança de Netuno, responsável por neutralizar Osama Bin Laden, relatou sua expertise herdada ao custo de árduos confrontos no Oriente Médio.

‘’ É claro que nenhuma das minhas armas tinha sido fabricada do jeito que eu as usava. Nós fazíamos modificações no gatilho e nos cabos’’.

Mark Owen e Kevin Maurer, ‘’Não há dia fácil’’

Entretanto, não só nas operações especiais dos SEALs as modificações eram comuns. Pelo contrário, demonstra o operador especial brasileiro, Eduardo Bettini, em seu livro ‘’Mamba Negra, o Combate ao Novo Cangaço’’. Isso porque, no contexto dos intensos confrontos entre os guerreiros policiais e a rede de criminosos ligada a essas organizações criminosas, o agente Bettini tinha que ter em mãos o melhor, certo?

Referindo-se ao seu armamento carinhosamente como ”Bebezão”, o guerreiro constantemente promovia adaptações como alternar entre a mira holográfica para a ”Sword” termal antes das operações.

Por outro lado, já no contexto do tiro esportivo, as modificações visando a competição são muito comuns.

Por isso, vamos abordar agora as cinco razões para customizar sua arma!

1. ESTÉTICA

Atire a primeira pedra o guerreiro que não se apaixonaria pelo seu modelo favorito de arma personalizado com aquela pintura cromada, revestimento, pintura e ranhuras diferenciadas no cabo.

Isso reflete um grande desejo dos atiradores, colecionadores e todos os amantes das armas. Afinal, customizar armas geralmente é pensado como sinônimo de sua aparência.

Por outro lado, revestimentos especiais aplicados sobre arma de fogo podem ir além da estética. Isso porque aumentam consideravelmente sua resistência à abrasão, corrosão, ação química e até aumentar sua dureza.

De fato, são algumas as opções para agradar os olhos do atirador: pinturas personalizadas, desde cores sólidas a designs mais exclusivos, e revestimentos cerâmicos com polímero são alguns exemplos.

2. MELHOR PERFORMANCE

Muitas vezes, a arma de fogo de fábrica pode causar alguns pequenos incômodos nas mãos do operador, ou mesmo, apresentar pontos de melhoria relevantes.

Afinal, cada guerreiro é único, e por melhor que seja a arma, é normal que ela sempre possa ser customizada para realmente estar em condições ideais – principalmente no contexto de competições esportivas, como o IPSC.

Por isso, no tiro esportivo em geral – embora as regras variem conforme modalidade – as principais modificações são:

Funil para recargas rápidas;
Amaciamento do gatilho;
Talas de empunhadura para alta aderência;
Travas extendidas;
Apoio de dedo da mão fraca.

3. UNICIDADE

A escassez é um fator inerente de todo ser humano. Desde os primórdios, batalhas foram travadas por seu efeito, e continuam a ser em vários campos. Mas a escassez está ligada a outra importante característica: a exclusividade.

Guerreiro, com as armas de fogo, não é diferente. Cada modificação na sua arma a torna cada vez mais única. De gravações de nomes, símbolos e significados, a unicidade da sua arma certamente é um desejo de todo atirador e colecionador.

4. USO TÁTICO

Se no uso esportivo, a arma de fábrica pode não ser ideal para o atirador, quanto mais para o operador tático, certo?

Por isso, quando se fala em armas personalizadas para o uso tático, o sucesso da missão e a sobrevivência policial são a prioridade. Dessa forma, as principais modificações se atém às funcionalidades mais adequadas ao operador, como:

Modificação do sistema de pontaria (Miras holográficas, Red Dots, etc);
Modificação do gatilho;
Substituição ou troca das talas de empunhadura;
Substituição de backstrap;
Adição de Compensadores e silenciadores.

Para todas as modificações, guerreiro, vale a pena enfatizar a necessidade de procurar armeiros e aplicadores competentes. O mesmo vale para a legislação sobre armas e as normativas que limitam ou não a sua customização de armas.

Aliás, lembre-se que podem haver limites pontuais na customização de armas de fogo, dependendo de onde o CR está registrado – Comando do Exército ou SINARM (Polícia Federal).

Treine para todos os contextos!

Seja nas competições de IPSC ou no dia a dia dos operadores táticos, a INVICTUS acompanha a sua jornada para assegurar que você está pronto pra tudo.

Confira nossos lançamentos de equipamentos táticos e seja invicto no seu treinamento.

Afinal, guerreiro, não importa o tipo de combate que você vai travar: treino difícil, significa combate fácil.

Por isso, eleve sua performance e acomode as suas armas personalizadas com o melhor em termos de durabilidade, confiança e usabilidade: de porta-carregadores, coldres e bandoleiras a tudo que for preciso.

QSL? Então siga nos acompanhando para conferir as melhores dicas na sua preparação!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.