Em continuidade à nossa sequência especial de conteúdos sobre os guerreiros vikings, a inspiração de nossa campanha de inverno, hoje falaremos sobre as curiosidades sobre os Vikings que muitos ainda desconhecem!

Ouça o chamado de Odin e continue essa jornada de aprendizado sobre o bravo povo guerreiro que entrou para história com inegável destemor em batalha.

Navegue mar adentro!

por dentro da história

A origem da palavra Viking para se referir aos povos que habitavam o norte europeu ou Escandinávia (região formada pelos atuais países da Dinamarca, Suécia e Noruega) é incerta.

Especula-se que a origem esteja atrelada a uma crucial função desses guerreiros, a exploração marítima. Derivada do nórdico antigo, a palavra ‘’víkingr’’ possivelmente designava aqueles que dominavam todas as ações relacionadas ao ‘’vik’’, ou porto.

Assim, sua bravura em combate era tremenda, e marcou sua glória na história como um povo capaz de desafiar grandes e bem estabelecidos exércitos na Europa, além de notável excelência na navegação.

Guerreiro, conheça agora 5 curiosidades sobre os vikings!

#1 – Eles não usavam elmos com chifres

Diferentemente da maioria dos filmes, animações e quadrinhos que retratam o povo Viking, na verdade, eles não usavam elmos com chifres. Já sabia dessa, combate?

Esse mito provavelmente foi construído ao longo do século 19 por pintores que se inspiraram em descrições imprecisas dos guerreiros vikings.

Essas descrições, registradas em escritos pelos antigos gregos e romanos, embasou a lenda que foi replicada até os nossos dias. Também é provável que essa representação tenha tido o objetivo de demonizar esse povo dito pagão pelos cristãos da época.

Mas guerreiro, na verdade, o único autêntico elmo viking achado em boas condições, é o lendário Gjermundbu nome dado ao elmo viking achado na Noruega por acidente, em 1943 na fazenda Gjermundbu (nome em norueguês depois atribuído ao lendário achado).

#2 – Especialistas em combates marítimos

Os Vikings foram notáveis pela expertise em rápidas e eficientes invasões por mar. E isso não era à toa, guerreiro.

Eles eram excelentes construtores de longos barcos, especialmente construídos para o combate e navegação de alta performance, esculpidos em formatos de dragões, com profundas quilhas capazes de comportar 60 guerreiros.

Por isso, até os dias de hoje, os Vikings são associados a esses imponentes navios de guerra, capazes de atracar e evadir com a mesma rapidez que suas pilhagens e combates.

#3 – Guerreiros desde cedo

Desde a infância, o treinamento viking era introduzido. As crianças, supervisionadas por adultos, combatiam com espadas e outras armas de madeira, incentivadas desde cedo a combater.

Quando adolescentes, os jovens guerreiros acompanhavam os pais nas expedições de pilhagem a outros países. Era a oportunidade de mostrar bravura e vigor combativo – que poderia ser recompensado na volta para terra natal.

Realmente, o treinamento dos guerreiros vikings era de berço.

#4 – Lutavam até a morte

Morrer em combate? O sonho de qualquer guerreiro viking.

Isso porque, na religião nórdica, a morte em combate significava glória. A recompensa? O viking morto em combate era levado pelas valquírias (entidades femininas) ao paraíso, em Asgard, no salão do deus da guerra Odin, chamado Valhalla.

Assim nasciam os Einherjar, os guerreiros escolhidos por Odin para combater no Ragnarok (o fim do mundo para os vikings).

Dessa maneira, o destemor inigualável desses guerreiros lhes garantia sucessivas vitórias nas investidas contra os francos e britânicos.

Alguns desses vikings eram especialmente furiosos em combate. Eles eram conhecidos como Berserkers, guerreiros extremamente letais e destemidos: jogando ao chão suas cotas de malha e túnicas, eles combatiam nus.

#5 – Chegaram à América antes que Cristóvão Colombo

500 anos antes de Cristóvão Colombo colocar os pés na América do Norte, os Vikings já construíam as fundações de suas casas no Canadá. Impressionante, não é?

Isso foi comprovado por meio da datação por radiocarbono utilizada pelos cientistas, capaz de prever com precisão o momento histórico em questão (1021).

Além disso, as sagas nórdicas narram, nesse mesmo período, a história da descoberta e estabelecimento de Vikings liderados por Leif Erikson.

Também conhecido como Leif, o sortudo, ele foi um grande navegador guerreiro, e chegou na ilha canadense de Terra Nova – que chamaram de Vinland (Terra do Vinho) já que a região dispunha de muitas uvas.

Combata como um Viking!

Junte-se ao Reino Eterno de Valhalla e materialize a bravura dos guerreiros vikings na pele.

Conheça nossa linha de equipamentos e vestuários inspirada nos lendários Vikings e combata #prontopratudo no inverno, armado com a melhor tecnologia INVICTUS.

O salão de Odin aguarda você.

Continue acompanhando nossos conteúdos para conhecer cada vez mais sobre os grandes Vikings.

Até VALHALLA, guerreiro!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.