Conheça as origens de uma das principais instituições de segurança pública do Brasil. 

A Polícia Civil – PC, guerreiro é o sonho de trabalho de muitos homens e mulheres que nos acompanham. Afinal, ter em sua rotina o dia a dia da investigação e da adrenalina policial em cada avanço, realmente é um privilégio para quem sonha com essa jornada, certo? 

Agora, você conhece realmente a origem, história e funções desse órgão permanente e fundamental para nós, brasileiros?  

Atenção ao QTC: Senta o dedo para baixo e conheça tudo sobre a história da Polícia Civil no Brasil! 

ORIGEM DA POLÍCIA CIVIL NO BRASIL 

A história da Polícia Civil no Brasil, nasceu oficialmente ainda no tempo Imperial da nossa história (1822-1889), para fazer cumprir a lei e levar a justiça aos transgressores. 

O termo ‘’civil’’ começou a ser empregado a partir de 1866, quando o Decreto Nº 3.598 entrou em vigor separando as polícias brasileiras em militar e civil. A modificação marcou a história da polícia no Brasil, sendo válida até hoje. Além disso, você sabia que a criação dessa força civil foi inspirada nos policemen ingleses? 

Dessa forma, caro leitor, a Guarda Urbana foi instituída e seria o embrião da combativa e honrada corporação que se desenvolveria sem parar até se tornar a Polícia Civil que hoje conhecemos, com as competências investigativas e grupamentos especializados feitos para combater a criminalidade com a máxima eficiência.  

Atualmente, as Polícias Civis estaduais organizam-se com base nas suas constituições estaduais em cada estado brasileiro, somando ao todo o efetivo de 93 mil guerreiros e guerreiras, que protegem a sociedade diariamente, 24 horas por dias, nos 7 dias da semana. 

TIRADENTES: O PATRONO 

Você, com certeza, já ouviu falar de Tiradentes. Mas você sabia que além de ter sido um grande defensor da liberdade, o militar é o Patrono da Polícia Civil brasileira? 

Desde 1946, a data de 21 de abril – dia de sua trágica execução – deu espaço à celebração de sua luta heróica pela liberdade em Minas Gerais. O alferes (atual segundo-tenente do Exército Brasileiro) lutou até o fim pela emancipação de Portugal. Mesmo não sendo o líder do movimento e o mais baixo na hierarquia militar, assumiu para si a culpa injusta pagando o preço com sua vida.  

O grande Joaquim José da Silva Xavier foi condenado à forca, acusado por traição contra a rainha. A pena foi executada no Rio de Janeiro, em 1792. O lema da Inconfidência Mineira, pela qual se sacrificou, ‘’libertas quæ sera tamen’’ (Liberdade ainda que tardia), hoje está eternizado na bandeira do estado de Minas Gerais.  

Por isso, guerreiro, sua determinação e lealdade inspiram as fileiras dos que hoje vestem a farda do serviço policial e seus sacrifícios pelo bem-estar da sociedade. 

Quer saber mais detalhes sobre O Herói Brasileiro? Então recomendamos o artigo de nosso Blog dedicado ao Tiradentes. 

POLÍCIA CIVIL NO BRASIL: AS MISSÕES 

Com a Constituição Federal de 1988, a Polícia Civil ganhou novas modernizações legislativas. Sua missão está descrita no artigo 144º e ela tem as funções de:

– Preservação da ordem pública;

– Preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio;

– Funções de polícia judiciária (auxilia a justiça penal);

– Apuração de infrações penais, exceto as militares.

Além disso, as delegacias são comandadas pelos delegados de polícia de carreira, responsáveis por presidir o Inquérito Policial (investigações criminais) e gerir os trabalhos junto aos seus subordinados, que na maioria dos estados recebem os nomes de Agentes de Polícia, Papiloscopistas e Escrivães de Polícia.

Mas além das investigações, a Civil conta com seus policiais de elite, prontos pra tudo e altamente treinados. E, para garantir o cumprimento da lei em locais de risco, existem os grupamentos táticos especiais da Polícia Civil em cada estado brasileiro. Eles são os faca na caveira da Polícia Civil, além de referências no combate urbano mundial, como o CORE-RJ, TIGRE-PR e CORE-SC.

Em suma, todos são cruciais no curso dos processos criminais, fornecendo ao Juiz as provas necessárias, colhidas na investigação, para que a justiça seja feita com rigor.

Dá para compreender a vibração daqueles que conquistam a farda, não é guerreiro?

COMO SER UM POLICIAL CIVIL

Ser policial civil no Brasil exige requisitos que podem variar em cada uma das 26 polícias de cada estado, mais o Distrito Federal.  

Todos os candidatos a vestirem a farda devem ingressar por meio de concurso público, geralmente composto por teste objetivo, físico, avaliação psicológica e de saúde.  

Confira abaixo quais são os requisitos básicos de referência e preparação na sua jornada rumo à carreira policial: 

– Ser maior de 18 anos (alguns cargos podem exigir idade superior); 

– Idoneidade Moral (sem antecedentes criminais); 

– Não estar respondendo a Inquérito Policial; 

– Nível de ensino exigido (pode ser médio, superior em qualquer curso, ou em cursos específicos, conforme edital); 

– Carteira de habilitação nível B. 

*Guerreiro, leia o bizu: lembre-se sempre de ler o edital do concurso policial que você irá prestar, QSL? 

ACOMPANHAMOS VOCÊ NA SUA JORNADA! 

A INVICTUS se orgulha de fazer parte do dia a dia tanto dos guerreiros policiais civis que já estão no front, quanto daqueles que lutam diariamente na preparação para vestir essa farda com orgulho. 

Em todos os casos, estamos presentes para deixar você pronto pra tudo.  

Por isso, confira nossos últimos equipamentos e vestuários agora mesmo clicando aqui!  

Também parabenizamos a todos os guerreiros policiais civis, destemidos e leais no cumprimento de suas missões.  

Um alto brado a todos no seu dia, 21 de abril! 

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.