Se há algo que pode confundir quem está começando a se interessar pelo mundo da auto-responsabilidade são os termos usados para as diferentes práticas!

Preparação, bushcraft e sobrevivência podem parecer intuitivos, mas como não temos um dicionário formalizado com cada significado é natural que alguma confusão ou dúvida surja sobre quais atividades e visões se adequam para cada termo… Mas vamos resolver isso hoje!

Uma pequena ressalva antes de começarmos: Esta é uma visão da definição de tais termos e outros guerreiros podem ter discordâncias sobre o assunto. É um tema delicado e bastante profundo, então sempre haverão diferentes opiniões e posicionamentos. Contudo, a proposta aqui é iniciar a discussão, trazendo a essência do assunto proposto.

Aqui vão algumas linhas para definir o que cada prática aborda:

SOBREVIVÊNCIA

É a prática de técnicas de sobrevivência que podem deixar você mais preparado para situações de emergência. Aquele que visa treinar para ter maiores chances de se manter vivo em uma região isolada até o resgate chegar pode ser considerado um “sobrevivente”. Aqui, o foco é eficiência! As técnicas visam usar o que há disponível em volta e não há apego a regras… O que funcionar melhor, será usado! Se o sobrevivente puder usar gasolina para acender o fogo, ele o fará. O foco é manter-se vivo da forma que for mais prática e viável.

BUSHCRAFT

O termo que em uma tradução aproximada para o português significa “criar a partir do mato” possui uma abordagem voltada à reconexão do homem com a natureza por meio de técnicas primitivas executadas em um ambiente selvagem. Os Bushcrafters gostam de praticar técnicas usadas por milênios e que derivam dos índios e povos antigos. O foco é, antes de mais nada, tentar construir estruturas e criar habilidades que permitam que o praticante desta filosofia possa viver no mato, se assim desejar.

PREPARAÇÃO

Esta é a conduta adotada por aqueles que não querem passar por situações inesperadas sem ferramentas e recursos certos. O preparador é, antes de mais nada, um prevenido! O objetivo é estocar comida, ferramentas e todos os recursos necessários para garantir a segurança de sua família. Aqui vários termos entram em conjunto, alguns que você talvez já conheça como Everyday Carry, mochilas de fuga e semelhantes. O objetivo desta prática é não ser pego pelas dificuldades que a vida joga para a gente sem estar preparado.

Diferenças sutis, mas que impactam na visão de mundo!

Em um primeiro olhar é natural colocarmos todas as práticas no mesmo patamar, mas basta uma análise um pouco mais aprofundada para observarmos que há diferenças de atividades, foco e até mesmo visão de mundo entre elas.

Cada um tem propósitos diferentes na prática, apesar de todos falarem de certa forma sobre “manter-se vivo”! Dizer que todos são iguais seria dizer que jogadores de basquete e futebol fazem a mesma coisa.

E qual é a melhor?

Essa pergunta simplesmente não se aplica. A melhor prática é aquela que faz mais sentido para você! Além disso, ainda há uma grande chance de começar sendo um sobrevivente e em breve se apaixonar por técnicas primitivas, ou simplesmente sentir necessidade de preparar melhor sua casa. Tudo está conectado, então é difícil ver tais práticas como uma competição.

E onde fica o Sobrevivencialismo nisso?

Normalmente é uma pergunta muito frequente entre os leitores que acompanham nosso blog. Será que praticar técnicas de sobrevivência ou se preparar é o mesmo que ser um sobrevivencialista? A resposta é… Sim!

O Sobrevivencialismo é um estilo de vida com abrangência enorme, e que tem como objetivo principal a busca pela autossuficiência e a manutenção e aprimoramento da vida de quem se interessa por esse mundo. Existem inúmeros bushcrafters, preparadores e sobreviventes que se denominam como parte deste movimento!

Conclusão

Algo é muito, mas muito imprescindível, guerreiro: Desapegue de termos e vá fazer o que você gosta, sem ficar preocupado com rótulos! Se você sente que quer ir ao mato e acampar, prepare-se e vá! Se sente que precisa trabalhar mais sua habilidade de conservação de alimentos, estoque!

Não esqueça o que sempre está presente em nosso manifesto: SOBREVIVE QUEM SE PREPARA.

Faça o que você sentir vontade e que lhe trará mais segurança para situações extremas, onde nosso limite físico e mental é posto à prova. Antes de sobreviventes, bushcrafters, preparadores e sobrevivencialistas somos humanos em constante crescimento e aprendizagem.

O importante, guerreiro, é o primeiro passo. Boa sorte na sua caminhada, independente de qual caminho pegar!

ESTE CONTEÚDO FOI DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM O BLOG SOBREVIVENCIALISMO.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.