Você pode gastar milhares de reais para comprar o melhor equipamento tático do mundo, mas se não tomar alguns cuidados na conservação dos seus produtos não garantirá a durabilidade das suas roupas e acessórios.

A longevidade dos seus itens táticos depende muito da forma como você cuida deles. E verdade seja dita: não são poucas as pessoas que têm preguiça quando o assunto é limpar o equipamento após o uso e seguir as instruções do fabricante na hora de higienizar os produtos. Se identificou?

Ainda, no atual momento que estamos vivendo, com o Coronavírus correndo solto, é muito importante ter uma atenção especial com a higienização de equipamentos de uso pessoal. Itens como canivetes, talheres ou equipamentos de hidratação precisam de uma atenção especial. Afinal de contas, o Sars-CoV-2, vírus causador da COVID-19, pode ser transmitido também pelo contato com superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Pois não caia nessa armadilha! Quem tem que estar sempre #ProntoPraTudo não pode correr o risco de o equipamento tático falhar por falta de cuidado e conservação, não é? Mas pode ficar tranquilo. Nós podemos evitar problemas durante uma missão! Por isso, preparamos um guia completo para você cuidar, conservar e higienizar o seu equipamento tático! Confira:

Fotos-tratadas-4

Por que é preciso ter atenção à manutenção do equipamento tático?

Qualquer vestuário ou acessório de uso tático precisa cumprir funções específicas. Uma calça tática precisa ser flexível e reduzir a exposição do operador enquanto uma mochila tem que oferecer robustez e conforto ao mesmo tempo, por exemplo. Com isso em mente é fácil entender que para ser considerado tático o equipamento deve apoiar o operador na execução de suas funções, seja durante uma operação policial ou enquanto pratica uma atividade outdoor.

Apesar do papel central que o equipamento tático desempenha, muitos guerreiros são descuidados em relação a suas roupas táticas e acessórios. Há alguns operadores, aliás, que usam o equipamento e não se preocupam nem mesmo em limpá-lo antes de guardar. Essa negligência não só reduz a vida útil de itens como botas e mochilas, como compromete até a segurança na próxima missão. Veja alguns motivos!

Em tempos atuais, o equipamento é mais do que pessoal

Como todos sabemos, no atual tempo que estamos vivendo, precisamos ter cuidados redobrados, guerreiro. É imprescindível que o equipamento pessoal seja, de fato, pessoal.

Estudos apontam um alto índice de contágio através do compartilhamento de objetos de uso pessoal. Por isso, é essencial que itens como os Talheres Normandia e canecas térmicas não sejam compartilhados. Afinal de contas, a boca, nariz e olhos são as principais vias de entrada do vírus no corpo.

Caso seja necessário o compartilhamento destes materiais, a higienização do item é indispensável: utilize sempre água corrente e sabonete neutro, antes e depois de compartilhar o item. Também, evite utilizar álcool 70, seja em gel ou líquido. Quando usado de maneira constante, pode deixar manchas na superfície dos produtos.

Como é impossível verificar se o material compartilhado está infectado, devemos trabalhar com um rígido protocolo de higienização, como se todos os objetos estivessem contaminados. Assim, diminuímos o risco de pegar a doença ou de espalhar o vírus.

Uso em condições adversas

Areia, lama, chuva, poeira, poluição. Não são poucos os elementos aos quais você expõe seu equipamento tático. Ao longo do tempo, o uso intenso de roupas e acessórios certamente cobra o seu preço, afetando a estrutura dos itens e levando a rasgos, desbotamentos e rachaduras.

Exposição ao sal

Elementos naturais, como lama e água, podem afetar seu equipamento tático. No entanto, o dano é ainda maior no caso de exposição ao sal. Extremamente corrosiva, a substância pode danificar de forma irreparável seus produtos de uso tático. E não pense que você precisa mergulhar no mar para estragar seu vestuário: a exposição ao sal pode ser mais frequente do que você pensa. Seu próprio suor contém a substância, por exemplo.

Além de danificar o equipamento tático, outra consequência nada agradável do suor é o odor que fica em roupas e acessórios. Ou seja, cuidar bem do seu kit tático também é questão de higiene.

Agora que você já sabe por que é tão importante cuidar bem do seu equipamento tático para, assim, preservar suas características e funcionalidades, veja algumas dicas básicas que ajudarão nessa tarefa mesmo com o dia a dia corrido.

Fotos-tratadas-3

Manutenção do equipamento tático

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tenha atenção ao tecido aderente

Manter o tecido aderente de itens como mochilas e jaquetas sempre limpos e sem fios presos é essencial para garantir seu bom funcionamento. Esse cuidado também é importante no caso de peças com patches. Você não quer perder nenhum dos seus por conta de um tecido aderente mal-conservado, certo?

Remova lama e manchas de sujeira

Se seu equipamento tático estiver com manchas ou lama seca limpe antes de guardar. A melhor forma de fazer isso é com o uso de uma escova macia. Outra maneira de tirar a sujeira é com um pano embebido em mistura de água com sabão neutro. Depois que remover as manchas, tire o excesso de sabão com um pano molhado.

Faça um limpeza profunda, caso o equipamento esteja muito sujo

Caso o pano úmido não resolva, será preciso investir em uma limpeza mais profunda para itens de uso mais pesado, como mochilas. Para limpar profundamente o acessório basta mergulhar em água fria ou morna com sabão suave.

O enxágue deve ser feito cuidadosamente com água fria para, assim, retirar os resíduos de sabão. Nunca lave sua mochila na máquina de lavar! Isso pode estragar não só o tecido como os prendedores.

Siga instruções

Seguir as instruções do fabricante da sua peça tática é cuidado imprescindível para manter a integridade do produto e garantir sua longevidade.

Muitas peças de vestuário, como jaquetas táticas, por exemplo, só podem ser lavadas à mão, sem utilizar alvejante. Processos de lavagem à seco e uso de secadora também são vetados, dependendo da peça.

Leia sempre a etiqueta que acompanha o produto e tenha atenção redobrada a temperaturas. Se as recomendações dizem que determinado item de vestuário só pode ser passado com ferro à temperatura máxima de 110ºc respeite!

O seu canivete precisa de cuidados especiais

É muito importante que o seu item de cutelaria esteja sempre preparado para a utilização. Isso evita, por exemplo, acidentes que podem acontecer numa situação que o equipamento não pode falhar. Por isso, ter seu canivete ou faca afiada é muito importante. Caso tenha dúvidas quanto a como afiar, temos uma matéria bem interessante em nosso site que apresenta 4 dicas importantes sobre esta arte.

Ao compartilhar o uso com outra pessoa, é importante que você higienize da maneira correta: lave com água corrente e sempre utilize sabão neutro.

Nunca, em hipótese nenhuma, utilize esponjas abrasivas, pois elas podem reduzir o fio do seu canivete e faca.

Se o seu canivete ou faca ficam sujos de lama, é importante retirar a lama assim que possível. No caso de não possuir água no local, limpe a lâmina com um pano ou tecido antes de guardar e viabilize a limpeza da mesma com água e sabão neutro assim que possível.

Tenha atenção especial às suas botas

Item essencial para qualquer guerreiro, as botas exigem cuidado extra para se manterem sempre em excelente estado de conservação e nunca terem seu desempenho comprometido em uma missão. Entre os cuidados para manter a integridade do produto mesmo com uso constante estão:

•Lave apenas com água, sem usar sabão;

•Deixar secar à sombra, em local com ventilação;

•Caso a bota seja de couro, trate o material de forma periódica, com os produtos adequados;

•Após usar sua bota, retire a palmilha e coloque para arejar. Além de evitar odores isso também facilita a secagem da bota.

Fotos-tratadas-2

Conservar seu equipamento tático é essencial para o sucesso das missões e, também, para não gastar mais do que o necessário com a reposição de produtos de vestuário e acessórios.

Além de manter suas peças sempre bem-cuidadas, garanta a aquisição de itens de qualidade, feitos com material de primeira linha. Quem tem sempre que estar pronto para tudo precisa de roupas e acessórios confiáveis.

E você, guerreiro, como cuida do seu equipamento tático? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários!

Invictus

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.