Uma prática cada vez mais popular, o colecionismo de objetos militares é focado em pessoas que buscam contar histórias ou ter objetos exclusivos, dentro do mundo de equipamentos táticos e militares.

Segundo o dicionário Aurélio, o colecionismo é um substantivo masculino que possui como significado “tendência a fazer coleções”. Mas, acaso é algo tão simples assim? Existe uma definição tão simplista para algo tão profundo e importante para nós, guerreiro? Quais os segredos que diferenciam o colecionismo do simples acúmulo de equipamentos táticos? Para responder todas essas perguntas e adentrar no mundo da memorabília, continue acompanhando nossa matéria!

Os fundamentos para uma coleção

Juntar objetos é algo muito fácil. Ter uma sequência de artefatos que tem algo em comum entre si e, manter eles aleatoriamente, também. Agora, quando falamos em colecionismo, visualizamos alguém que guarda, organiza, seleciona e expõe seus itens a partir dos seus próprios interesses e tem vontade de preservar a história. Uma pessoa que se relaciona com outras e, discute sobre a importância do seu material, se torna especialista no assunto ao qual dedica o investimento de tempo e recursos financeiros.

Digamos que podemos colecionar qualquer coisa. E pense nisso de maneira literal! Tirando algumas excentricidades, a maioria das pessoas acaba ficando no mundo da numismática (coleção de moedas e cédulas), filatelia (Coleção de selos postais) e bibliofilia (livros em geral ou por algum assunto específico). Outras coleções que foram muito populares, mas que hoje estão em baixa, são cartões de telefone, imãs de geladeira, latinhas de cerveja ou carteiras de cigarro, apenas por citar algumas.

Contudo, o assunto que nos interessa e muito é a coleção de artigos militares ou táticos, que chamamos também informalmente como memorabília militar ou miltaria.

Faca Human INVICTUS, ideal para utilização na cozinha
Facas ou canivetes: elementos de cutelaria fazem parte do universo de objetos militares colecionáveis. Na foto: Faca Human INVICTUS

A origem do Colecionismo de equipamentos militares

Desde que o mundo é mundo, existem guerras e conflitos entre povos que foram evoluindo tanto na sua forma quanto ao uso de equipamentos. Simples pedras e elementos pontudos são parentes ancestrais de armas tecnológicas de nosso tempo, mas isso é uma história que vamos contar outro dia, guerreiro.

Para nós, o importante hoje é entender que foi através do repasse oral e de conhecer alguns objetos utilizados em guerras e batalhas que hoje sabemos a história, propriamente dita.

Foi graças a pessoas que se preocuparam em guardar e preservar objetos em seu tempo que, na época atual, entendemos melhor o que aconteceu no passado e podemos até ir a museus ou locais para imergir em épocas passadas.

Isso iniciou um processo de interesse por materiais desta magnitude, que acabaram por moldar a ideia de colecionar objetos que foram utilizados em grandes batalhas ou que remetem a grandes histórias bélicas.

Outros motivos para colecionar

Dentro do âmbito da memorabília, existem diversas opções de coleções, não apenas pensando em contar a história ou preservar o passado. Também é possível realizar coleções por objetos que possuem diversas funcionalidades exclusivas. Ao aumentar o número de itens de um mesmo objeto, guardar e preservar também é uma maneira de colecionar. Um exemplo é o colecionismo focado em canivetes e facas, popularmente conhecido como cutelaria.

Outra opção de coleção muito legal é quando preservamos diversos souvenirs, adquiridos ou trocados em diversas situações. Se um jogador de futebol, no final de um jogo, acaba trocando sua camiseta por um adversário em sinal de respeito e amizade, no mundo militar existe uma situação parecida. Só que, ao invés de camisetas, o elemento central é o patch.

Homem tatuado com camiseta tática
Coleção de vestuário: Você já pensou?

Ainda, é possível realizar uma coleção focada em vestuário, tendo a ideia de levar no seu loadout diário a filosofia de um estilo de vida. E quando pensamos em guerreiros e guerreiras ele é focado na essência tática, na prática de atividades outdoor e sobrevivencialismo. E quando falamos em camisetas, que passam um conceito, muitas vezes elas são edições especiais e depois saem de catálogo. Quer algo mais legal para colecionar do que isso?

Itens para compor sua coleção de equipamentos militares

PATCHES

Os primeiros patches militares surgiram pela primeira vez no exército britânico. Oficiais começaram a usar um elemento bordado para destacar sua patente no front de batalha. A ideia se tornou uma maneira muito eficaz de distinguir unidades militares e o conceito logo se espalhou por diferentes exércitos.

Ao longo dos anos, a filosofia de um símbolo próprio foi cada vez mais adotada e utilizada, se tornando um verdadeiro símbolo militar. Por este motivo, os patches acabaram se tornando itens colecionáveis e muito procurados.

Patchs Colecionáveis INVICTUS juncom com uma mochila
Patches INVICTUS que retratam situações do cotidiano tático e militar

A tradição de utilização de Patches também foi adotada por Clubes de Airsoft. Em jogos, cada equipe utiliza o seu símbolo para identificação, exibindo com orgulho seu emblema. Ao final de cada batalha, é comum que os operadores realizem a troca de seus patches como mostra de amizade e respeito.

Também é muito comum patches que retratem e simbolizem situações do cotidiano tática e da vida outdoor, sendo artigos colecionáveis pois, muitas vezes, são produções limitadas e exclusivas. Um exemplo disso foi a linha de patches Biomas do Brasil – Mata Atlântica, lançada em setembro de 2020, que homenageia os biomas do país.

Cutelaria

“Todo homem gosta de facas. Ele pode até não saber disso, mas gosta!”

Jerry Fisk – cuteleiro estadounidense

Dentro dos objetos táticos, facas e canivetes despertam verdadeiras paixões e são itens muito procurados para coleções. Ao adentrar no mundo da cutelaria, muitos guerreiros aprendem a utilizar se equipamento de maneira correta conhecendo e entendendo melhor o equipamento. Por isso, uma coleção focada em elementos de cortes irá proporcionar, acima de tudo, o conhecimento necessário para saber qual faca ou canivete você deve utilizar em uma situação.

Existem coleções que focam em cutelaria histórica, trazendo elementos utilizados em guerras ou que pertenceram a diversas unidades históricas. Outras coleções, por exemplo, focam em edições especiais e trazem a exclusividade de um produto para o seu acervo.

Canivete INVICTUS e ao fundo um operador
O canivete Ktyptec Typhon é uma edição exclusiva com numeração gravada na lâmina.

Recentemente, foi realizado o lançamento de edições especiais dos canivetes Phanton e Squad, líder absolutos de vendas da linha cutelaria INVICTUS. Com numeração na lâmina, o item foi pensado especialmente para colecionadores e apreciadores de canivetes robustos e com abertura Spring Assisted.

Uma coisa é certa, guerreiro: Todo homem precisa de uma faca ou canivete para chamar de seu.

Concept

Na INVICTUS, guerreiro, camiseta é uma coisa tão importante que chamamos ela de CONCEPT, ou seja, de uma camiseta conceito: um elemento do vestuário que demonstra e idealiza uma filosofia de vida.

Essa identificação de valores e atitudes fizeram que, nossas CONCEPT, se tornem itens colecionáveis e muito procurados, principalmente as camisetas que não estão mais disponíveis para compra em nossa loja virtual.

homem tatuado olhando o relógio no meio da natureza
A Camiseta Concept Blackjack foi um modelo lançado em 2019 e, atualmente, é um item muito procurado por colecionadores e apreciadores da marca.

Como conseguir estes itens? Ah guerreiro, é uma tarefa cada vez árdua e difícil. Quem tem, não quer vender ou trocar por nada! Por isso, é importante sempre ficar observando nas redes sociais e fóruns de discussão sobre o mundo tático se aparece alguma oportunidade de aumentar sua coleção.

Homem vendo um alvo móvel junto num clube de tiro indoor
@zabaattack com um clássico da Invictus: Concept Club.

Vamos começar?

Como você percebeu, a INVICTUS possui itens muito legais e interessantes para ampliar ou iniciar sua coleção. E se você está pensando em começar uma coleção, comece hoje mesmo! Não perca tempo! Atualmente, as redes sociais são canais que ajudam a reunir os amantes da memorabília militar e tática. Não deixe para depois e adentre já neste mundo maravilhoso e apaixonante.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.