Sua mãe já deve ter dito para você, guerreiro: beba água. E errada ela não estava: A hidratação é imprescindível para o bem-estar do seu corpo e de sua mente.

Para superar desafios, seja numa prática de atividade outdoor ou numa missão, precisamos ir além. Não basta apenas ter um bom equipamento, dominar técnicas, processos ou ter habilidades adquiridas através de árduos treinamentos. É preciso que haja um equilíbrio físico e emocional forte, que proporcione a energia certa, seja para a ação desenvolvida por um músculo ou para ter a reação certa em uma milésima de segundo.

Assim como buscamos a perfeição em nossos equipamentos, montando nosso EDC da melhor maneira possível, também é imprescindível pensar da mesma maneira em relação ao nosso corpo e sua produtividade.

A máquina não pode parar por falta de combustível

Se nosso corpo trabalha como uma máquina, com certeza, a água é o seu principal combustível. É graças a uma hidratação adequada que nosso corpo trabalha de maneira eficiente, mantendo o rendimento produtivo.

Outro fator muito importante é não esperar pela sede. Sabe o porquê? Porque a sede significa o primeiro estágio da desidratação. Você não é o tipo de pessoa que espera acabar a gasolina para abastecer o seu veículo, certo? O mesmo procedimento precisa ser aplicado ao consumo de água e hidratação do corpo.

A máquina não pode parar, certo guerreiro? (fonte: @lukas.fernandes)

Quanto precisamos para encher o tanque?

De acordo com informações obtidas no Blog do Ministério da Saúde, a necessidade de água varia de acordo com a idade, peso, atividade física realizada e até mesmo o clima e temperatura do ambiente.

Em atividades outdoor de alto rendimento, uma pessoa pode chegar a consumir de quatro a cinco litros de água durante o dia para manter a hidratação correta. Já pessoas sedentárias, no seu dia a dia, precisam consumir de dois a três litros a cada 24 horas.

Aditivos que ajudam, mas não substituem

É importante entender que o consumo de água não pode ser substituído, mas existem alimentos e outras bebidas que ajudam a manter o corpo hidratado e trabalhando de maneira correta e efetiva.

Alimentos naturais, como frutas e grãos, eles possuem uma quanta maior de água em sua composição, o que ajuda a manter o organismo em seu nível de hidratação correta. Alimentos industrializados como bolachas, biscoitos, ou congelados, por exemplo, possuem na sua composição menos água, justamente para durar mais tempo fora de suas condições ideias ou refrigerados.

Por isso, é muito importante que em grandes práticas outdoor como escaladas, trekking, mountain bike ou outras atividades de alto rendimento, isso seja levado em conta e em consideração.  

Isotônicos também são interessantes pois, além de ajudar a manter a hidratação antes e depois de grandes esforços, ajuda a repor os sais minerais perdidos pelo suor.

Refis, mochilas, garrafas e muita hidratação

Como já ficou evidente, na rotina de um guerreiro, a hidratação é algo muito importante e necessário. É por isso que a INVICTUS tem uma linha de Mochilas de Hidratação, Refis e Garrafas para que você possa desenvolver missões ou atividades outdoor de maneira eficiente.

Por exemplo, para pessoas que precisam de um equipamento robusto para ações de combate tático ou outdoor, a INVICTUS possui a Mochila de Hidratação Hydros. Disponível em diversas cores, ela possui reservatório para dois litros, além de mangueira de um metro e válvula antirrespingo.  

Por falar em refil, atualmente há 3 modelos disponíveis: Advanced, Viper e o Refil de Hidratação Energy, indicado para atividades longas e mais extremas.

Dotado de dois reservatórios integrados, ele foi idealizado para usuários que necessitam, além de água, ingerir isotônicos e repositores energéticos. Com capacidade de até três litros, ele possui um sistema de válvulas que permite escolher o líquido de um compartimento ou até mesmo misturar os mesmos.

Garrafa Térmica Warrior Invictus e um braço tatuado
Garrafa Térmica Warrior possui capacidade de 950ml

Ainda, a INVICTUS disponibiliza para seus guerreiros e guerreias uma ampla linha de garrafas térmicas, que conservam líquidos gelados por até 24 horas e os quentes por até 12 horas, tudo isso em virtude do isolamento térmico por vácuo. O modelo de Garrafa Térmica Sonic possui diversas opções de cores, com a capacidade de armazenamento de 500 ml. Já a Garrafa Térmica Warrior, possui capacidade para 950 ml, deixando o seu EDC mais robusto, porém com maior capacidade de armazenamento de líquidos.

E aí? Tem se hidratado de maneira correta? Prefere carregar uma mochila de hidratação ou garrafa térmica? Conte para nós aqui nos comentários e não esqueça: a hidratação correta do corpo é um requisito fundamental para alcançar o sucesso e estar sempre #ProntoPraTudo.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.