No Dia da Mulher, a Invictus apresenta a história de mulheres que são referência no Mundo Tático e que inspiram milhares de pessoas através das redes sociais.

Bravura. Resiliência. Grandeza. Persistência. Coragem. A INVICTUS sabe que cada vez mais guerreiras enfrentam o desafio de estar na linha de frente. E de todas as missões, ser mulher talvez seja a mais desafiadora. Mas também existe certeza que nenhuma GUERREIRA INVICTA foge da batalha.

A cada dia que se passa, elas conquistam mais espaços, deixando claro que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no mundo tático.

Por este motivo é que, no dia de hoje, queremos contar a história de três mulheres que são referência no mundo tático e que possuem uma narrativa que merece ser compartilhada. São elas: Edilaine Mansueto, Juliana Lopes e Liz Tristão.

Edilaine Mansueto

Instagram: www.instagram.com/edilainemansueto 

Mora em: Campo Grande – Mato Grosso do Sul

Ela é Subtenente da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul – PMMS, Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Penal, Direito Processual Penal, Gerenciamento de Crises, Gestão em Segurança Pública, Administração do Sistema Penitenciário e Segurança de Autoridades. Edilaine também compôs a Equipe de Segurança do Governo do Mato Grosso do Sul em diversas gestões. Atualmente ela trabalha no 1º Batalhão de Polícia Militar, que é responsável pela área central da Capital e desempenha a função de Subcomandante da Força Tática.

INVICTUS – Qual o maior desafio que já enfrentou nesse meio?

EDILAINE – Conquistar respeito dos meus pares, subordinados e superiores. Nós mulheres, vistas como sexo frágil, muitas vezes somos subjugadas, até que provemos, através de muito esforço, dedicação e profissionalismo, que somos tão capaz quanto qualquer profissional do sexo masculino. Hoje posso dizer isto com propriedade, sou prova que conquistamos espaços e diminuímos o preconceito, fazendo e não só falando.

O que te motiva dentro do mundo tático?

Amar o que se propõe fazer. Temos de ser felizes desempenhando nossas missões, pois a vida passa depressa demais.

Para você, o que é LIBERDADE?

É poder ir e vir de modo a se orgulhar do que fez e do que faz. É ter brilho no olhar e coração vibrando, sabendo que estamos deixando um bom legado.

Qual o incentivo que você dá para as mulheres que querem iniciar neste mundo?

Jamais desistir do que almejamos. Porém, de nada adianta sonhar e não se dedicar para que este sonho se concretize. Nem sempre estaremos motivados, mas se formos disciplinados e buscar fazer nossa parte, com dedicação e afinco, com certeza, colheremos bons frutos.

Juliana Lopes

– Instagram: www.instagram.com/sresralopess

– Cidade: Florianópolis/SC

Juliana Schutz Cipriano Lopes da Silva tem 38 anos muito bem vividos. Ela é Capitão da Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC, casada com o amor da minha vida, o 3º Sargento PM Alexandre Lopes da Silva e está há 11 anos na Instituição. Atualmente ela desenvolve suas atividades no Setor de Empenhos da Diretoria de Logística e Finanças da PMSC.

INVICTUS – Como você iniciou no mundo tático?

Juliana – A minha entrada no Mundo Tático foi por conta de minha profissão, pois faço parte da Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC. Ao pertencer ao mundo militar, tive contato com um mundo onde há muita disciplina e métodos específicos para fazer as coisas. É uma questão de sobrevivência mesmo. E relacionado com nossa vida, tudo tem técnica, não podemos ficar a mercê de nosso instinto. É tudo uma questão de treinamento, tática e método.

Quais suas principais influências de vida?

As minhas principais influências são as guerreiras que conheci nas Escolas da PMSC, dentre as quais destaco a Sargento Adroalda, que foi a primeira mulher da linha de Frente do BOPE em Santa Catarina. Outra influência muito importante pra mim foi a Sargento Raquel, que atualmente está na reserva e que atuou ativamente em diversos pelotões táticos, incluindo a Força Nacional. Também não posso deixar de citar a Coronel Andreia, que foi a primeira mulher aqui no Estado a possuir o Curso de Táticas Policiais. 

Estas mulheres foram muito inspiradoras pra mim, pois dedicaram boa parte da vida delas ao serviço operacional, ficando na linha de frente e em pelotões especializados e específicos de nossa Instituição.

Como você imagina a participação das mulheres no mundo tático daqui a 5 anos?

Eu acho que daqui a cinco anos, estaremos todas inseridas no mundo tático.Hoje em dia, as Instituições policiais militares estão agregando muitas mulheres. Quando não há restrições, como no caso da Polícia Civil, percebemos uma inclusão muito maior de mulheres em relação aos homens. A mulherada está arrebentando! 

Estamos buscando cada vez mais nos especializar e estamos mostrando muito talento para isso.

Contudo, algumas Instituições ainda estão restritivas quanto a aceitação de mulheres. Mas isso está mudando. Aqui em Santa Catarina, por exemplo, há um volume muito grande de mulheres realizando curso de Praças e de Oficiais. Então, a relação da mulher com o mundo tático já é uma questão de necessidade. E as redes sociais proporcionam uma visibilidade maior.

Como uma mulher pode realizar os primeiros passos no mundo tático?

Assim como qualquer coisa na vida, primeiro é preciso ter muita humildade e aceitar as orientações que são repassadas inicialmente. Também não se pode subestimar nenhum conhecimento que chega até nós, mesmo às vezes parecendo algo absurdo. Afinal de contas, estamos falando de nossa sobrevivência.

Outros fatores importantes são ter muita força de vontade e preparo físico e emocional. Não é necessário virar uma atleta, mas saúde física e emocional são imprescindíveis para a execução de qualquer serviço da profissão. 

Outro coisa muito importante é se manter sempre treinando, estar sempre buscando o conhecimento e novas técnicas e aprimorando os conhecimentos e habilidades já adquiridas.

Liz Tristão

Instagram: https://www.instagram.com/liztristao

Cidade: São Paulo / SP

Instrutora de Armamento e Tiro e Atiradora Desportiva, é roteirista e diretora criativa do Canal do YouTube LADO R, no qual apresenta, juntamente com seu marido, Antonio Roseira, temas relativos a Tiro Esportivo e Defensivo, Recarga de Munições, Comportamento Defensivo, Lâminas, Sobrevivência e Aventura.

INVICTUS – O que te inspira nesse mundo tático?

LIZ – A inspiração vem das adversidades. É preciso estar preparado para cada desafio da vida. Por isso, gosto de me pôr à prova em aventuras e competições. Gosto de superar meus medos, de lidar com altas doses de adrenalina. Assim, me sinto mais preparada para as disputas do dia a dia.

Você acredita que mais mulheres estão se interessando por este mundo?

Com certeza! Vemos cada vez mais mulheres interessadas no mundo tático. Nas instruções de sobrevivência e tiro o número está cada vez maior. Isso me alegra muito! Quando comecei, era raro ter uma colega dividindo o treinamento. Atualmente, é bem mais comum dividir a turma com outras mulheres e isso é excelente, pois podemos compartilhar experiências e, assim, evoluímos mais.

Qual o papel da mulher no meio tático?

Mostrar que não é necessário ser masculina ou tentar ocupar o local do homem no meio tático. Conseguimos ser femininas e ainda nos colocarmos à prova, desafiando os nossos próprios limites. Assim, sabemos que sempre conseguimos ir além do que imaginávamos; que somos capazes de fazer cada vez mais e melhor.

Qual o incentivo que você dá para as mulheres que querem iniciar neste mundo?

Que não tenham medo de experimentar! Que testem diversas atividades e práticas para descobrir qual gosta mais, em qual se sentem bem. Com certeza existe uma área tática em que você vai ter afinidade. Que busquem informação de qualidade sobre os assuntos em que desejam se aprimorar e que se desafiem.

A INVICTUS deixa aqui um agradecimento mais do que especial à Edilaine, Juliana e Liz, pela predisposição em contar suas histórias! Nosso muito obrigado e Feliz dia da Mulher, guerreiras!

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.