Item essencial em qualquer vestuário, o calçado tático possui funcionalidades imprescindíveis para um operador e o cotidiano de sua intensa vida.

Guerreiro, se existe algo que pode derrubar um agente de segurança ou acabar com uma atividade outdoor, são pés destruídos ou desconfortáveis. Essa situação geralmente acontece quando utilizamos um calçado ruim ou não apropriado para realizar uma atividade. E cá entre nós, isso não pode acontecer nunca com alguém que está #ProntoPraTudo, não é mesmo?

Contudo, precisamos ser honestos: Não existe um calçado tático ideal para todos os cenários. Você utiliza um sapato social para uma ocasião, certo? Não vai sair utilizando ele numa prática outdoor. E no mundo dos calçados táticos, isso não poderia ser diferente.

Por isso, nesta matéria vamos abordar alguns assuntos que provavelmente ninguém teve coragem de te dizer. Mas a gente conta.

O INÍCIO DO CALÇADO TÁTICO

Você sabia que os primeiros calçados que se tem notícia surgiram no Egito, aproximadamente cinco mil anos antes de Cristo? Eles eram produzidos de couro animal, amarrados com fibra vegetal e restritos apenas a soberanos sumérios que habitavam a região. Não eram muito confortáveis, é verdade, mas foi o início da ideia de proporcionar conforto aos pés e melhorar o rendimento do trabalho.

Na história do calçado tático, o primeiro grande relato de uso se dá durante a Guerra Civil Americana (1861-1865), onde fica registrado o uso de uma bota alongada de couro que cobria do pé até praticamente o joelho. Esse formato comprometeu (e muito), a mobilidade dos soldados na hora da batalha. Contudo, a proteção proporcionada contra a irregularidade do terreno, o clima e as adversidades da batalha trouxeram o conceito e a funcionalidade de um calçado diferenciado, com disponibilidade tática.

AS GUERRAS MUNDIAIS E O LEGADO BÉLICO

Na primeira Guerra Mundial (1914-1918) o exército americano trouxe uma novidade: Para resolver a falta de mobilidade, foi implementado um sistema de fixação da bota através do cadarço. A mudança gerou conforto e mais praticidade. É isso mesmo, guerreiro, estava criada a bota tática.

Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), houve um avanço no design do calçado, diminuindo o cano da bota, o que proporcionou leveza e mais rapidez de movimentação para tropas e pelotões. Com o fim da guerra e o retorno de milhões de soldados para suas casas, eles levaram junto o calçado e a vontade de ter um calçado que priorizasse o conforto, mesmo que usado de maneira constante.

Fonte: David E. Scherman / The Life Picture Collection

Por isso, seja pela aplicação de tecnologia em sua fabricação ou pela sua popularização nos anos 70, os calçados táticos passaram por um processo de popularização e hoje são utilizados no mundo inteiro por operadores e guerreiros que necessitam de uma bota robusta, durável e resistente.

BOTA OU COTURNO OU O QUÊ?

Para ser simples e pragmático, guerreiro, você precisa saber que todo coturno é uma bota, mas nem toda bota é um coturno. Ou seja, os termos podem até serem sinônimos, mas são coisas diferentes.

A origem da palavra bota é francesa. Ela deriva de botte que, ainda, parece ter vindo de uma palavra antiga do Germânico, butta. O que butta significava? “sem fio, embotado e diminuído”. Já a palavra Coturno deriva do latim cothurnus, que significava “sandália com amarras até a altura do joelho”.

Apenas analisando a etimologia das palavras, dá para entender que o coturno é um tipo de bota. Já a bota pode envolver diferentes tipos de calçados e modelos, que apresentam diversas características, como disponibilidade tática.

A VERSATILIDADE DE UM CALÇADO TÁTICO

Se você costuma fazer longas atividades outdoor, onde o seu EDC é pesado e os percursos são extensos e longínquos, você precisa de um calçado robusto, mais pesado do que o normal e, assim, os joelhos e articulações do seu corpo irão sentir menos esforço e cansaço.

Já alguns operadores estão o dia inteiro, todos os dias, participando de atividades onde o calçado tático precisa fornecer conforto e proteção aos pés: é perseguição em mata ou terreno acidentado, utilizando movimentos não convencionais e muito intensos. Isso vai requerer de um calçado mais leve, porém igualmente resistente e durável. Certo? 

Agora, tem gente que vive intensamente todos os dias em diversos espaços. Numa hora está embrenhado dentro de uma perseguição, num terreno irregular e, num outro instante, já está na selva de pedra, imerso no anonimato das ruas e invisível aos olhos das “pessoas normais”. Esse guerreiro precisa de um calçado tático que proporcione robustez, discrição urbana, disponibilidade tática e, principalmente, conforto para os seus pés. Esse guerreiro precisa de um Tênis Nomade INVICTUS.

HEIN? COMO ASSIM? A INVICTUS TEM TÊNIS TÁTICO?

Guerreiro, o novo chegou! O Tênis Nomade combina o estilo e as características de um calçado tático com materiais de alta performance, proporcionando maior durabilidade e resistência, além de robustez. Tudo isso sem perder o conforto, flexibilidade e lifestyle de um tênis.

Muitas pessoas acham que um tênis não pode se comparar com uma bota. Mero engano, guerreiro! Até porque existem tênis táticos e, agora, existe o Nomade.

Por exemplo, o modelo possui um colarinho acolchoado, que conforta e protege, sem sacrificar a mobilidade do operador que o utiliza. E o cabedal? Ele é feito em CORDURA 1000® com sobreposições de Microfibra da Freudenberg®. Ou seja, material de excelência focado na proteção e na qualidade. Entendeu?

Outra preocupação, sem dúvidas, é manter a alta performance o tempo todo. É guerra, parceiro! Por isso, o Tênis NOMADE INVICTUS está munido de biqueira e calcanhar com reforços extras. Eles são construídos com borracha SBR, um material mais resistente ao envelhecimento e às mudanças de temperatura do dia a dia.

LIFESTYLE URBANO (E TÁTICO)

Além de todas as funcionalidades táticas, o NOMADE ainda possui um estilo totalmente urbano e casual, disponível em diversas cores: Preto, Marrom, Warskin Black e, agora Warskin. Sabe aquele encontro de pais que você precisa ir depois do trabalho e que não dá tempo de ir em casa se trocar? Agora você pode ir sem se preocupar com chamar a atenção. Isso é bom, não é?

É lifestyle urbano sem perder a essência. É algo novo e inovador: o Tênis Nomade INVICTUS.

Você estará andando pela cidade, participando de uma reunião no coração da selva de pedras mas, caso seja necessário, estará preparado para uma situação que requer um equipamento tático de verdade. Isso não é estar #ProntoPraTudo?

Por isso guerreiro, se você está procurando um tênis com funcionalidade tática e velado, você achou. Encare o recém-chegado e descubra o novo.

INVICTUS

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.